Exploradores do Tempo: Viagem pela História de Santa Maria

Desenvolvida por: Eloina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: História de Santa Maria, RS

Nesta atividade, os alunos embarcarão em uma jornada no tempo para descobrir a rica história de Santa Maria. Divididos em grupos, cada um será responsável por explorar diferentes períodos históricos e apresentar suas descobertas em uma roda de debate. Utilizando mapas e recursos digitais, eles poderão comparar o crescimento e as mudanças do município ao longo dos anos. Os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação ao participarem ativamente com seus colegas, aprendendo a valorizar a história local e a importância de preservar a herança cultural. Além disso, a atividade tem como objetivo estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história da sua cidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem dessa atividade é permitir que os alunos compreendam e valorizem a história local de Santa Maria, promovendo o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e argumentação. A atividade também busca encorajar a utilização de métodos de investigação históricos para explorar a evolução física e cultural do município, desenvolvendo o senso crítico e a capacidade de síntese dos estudantes ao apresentarem suas descobertas para os colegas.

  • Compreender a importância da história local.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa histórica.
  • Praticar a apresentação e argumentação em grupo.
  • Valorizar e preservar a herança cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI06: Identificar e descrever os processos de ocupação do território brasileiro e os impactos deste processo sobre os povos indígenas e escravizados.
  • EF04HI07: Reconhecer a importância da memória e do patrimônio histórico e cultural para a formação da identidade de uma comunidade ou região.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na investigação histórica dos diferentes períodos da evolução de Santa Maria, desde a sua fundação até os dias atuais. Os alunos serão incentivados a explorar aspectos como a geografia, a demografia, a economia e a vida cultural da cidade em cada período estudado. A análise dos mapas históricos auxiliará os estudantes a visualizarem o crescimento do município, enquanto o uso de recursos digitais complementará o entendimento de como as tecnologias podem ser aplicadas no estudo da história.

  • Exploração dos períodos históricos de Santa Maria.
  • Análise da geografia, demografia e economia da cidade.
  • Estudo de mapas históricos e uso de recursos digitais.

Metodologia

A atividade será organizada em grupos colaborativos, adotando a metodologia de aprendizagem baseada em projetos e problemas. Esta abordagem ativa permite que os alunos sejam protagonistas de seu próprio aprendizado enquanto investigam e resolvem desafios históricos, desenvolvendo assim suas habilidades de pesquisa, cooperação e comunicação. A roda de debate propicia um ambiente onde os alunos exercitam suas habilidades argumentativas e o pensamento crítico, ao compartilhar e discutir suas descobertas com os colegas.

  • Aprendizagem baseada em projetos e problemas.
  • Trabalho em grupos colaborativos.
  • Roda de debate para apresentação de descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de uma aula de 60 minutos. Nesta aula, os alunos terão tempo para se organizar em grupos e realizar a pesquisa sobre seus respectivos períodos históricos, com orientação do professor. A roda de debate será o momento de culminância da atividade, onde cada grupo apresentará suas descobertas e participará de uma discussão orientada, explorando as questões levantadas durante a pesquisa.

  • Aula 1: Pesquisa em grupos, organização da apresentação e roda de debate sobre a história de Santa Maria.
  • Momento 1: Introdução e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema da história de Santa Maria aos alunos. Explique brevemente a importância de explorar a história local. Forme grupos de quatro a cinco estudantes, garantindo diversidade em cada grupo para estimular trocas ricas de ideias. Oriente os alunos a se organizarem e designem um líder para cada grupo, que irá coordenar as atividades.

    Momento 2: Pesquisa em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie guiando os alunos a utilizarem os materiais de referência e dispositivos digitais fornecidos para conduzir suas pesquisas sobre diferentes períodos históricos de Santa Maria. Encorage perguntas e auxilie na busca de informações, destacando a análise de mapas históricos e dados demográficos. É importante que os alunos registrem suas descobertas em anotações para facilitar a apresentação posterior. Passe pelos grupos, questionando suas descobertas e oferecendo orientação para assegurar que estão no caminho certo.

    Momento 3: Organização da Apresentação (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que cada grupo organize as informações coletadas e discuta a melhor forma de apresentar suas descobertas aos colegas. Sugira que elaborem cartazes ou apresentações digitais, conforme os recursos disponíveis, e que definam quem será responsável por cada parte da apresentação. Observe se todos estão contribuindo e ofereça apoio aos que precisarem de ajuda para estruturar suas ideias de forma clara. Estimule a prática de boas habilidades de comunicação.

    Momento 4: Roda de Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Durante a roda de debate, cada grupo terá cinco minutos para apresentar suas descobertas. Incentive os alunos a fazer perguntas e debater as informações apresentadas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso. Avalie as apresentações com base na clareza, coerência das informações e a capacidade de argumentação. Ofereça feedback formativo de maneira encorajadora, sugerindo melhorias para futuras apresentações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mesmo que não haja alunos com necessidades específicas nesta turma, considere estratégias de inclusão simples que possam beneficiar a todos. Permita que os grupos usem diferentes formas de apresentação, como exibir imagens ou usar mapas físicos, para incluir alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Ofereça pausas curtas durante a pesquisa para que todos possam reorientar suas energias e permita que alunos mais tímidos participem na criação de materiais visuais. Se possível, utilize recursos de ampliação de texto e áudio para aqueles que possam ter dificuldades em leitura ou audição. Lembre-se de que a paciência e a motivação são fundamentais para tornar a aula acessível e proveitosa para todos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma integral e contínua. O objetivo é avaliar a compreensão dos alunos sobre os temas explorados, bem como suas habilidades de pesquisa, cooperação e apresentação. Os critérios incluem a qualidade das informações apresentadas, a clareza e organização da apresentação, e a capacidade de interagir e argumentar no debate. Como exemplo, o professor pode avaliar os alunos através de rubricas detalhadas, fornecendo feedback formativo sobre os pontos fortes e áreas a desenvolver, garantindo o apoio ao aprendizado dos alunos e promovendo melhorias contínuas.

  • Avaliação das habilidades de pesquisa e apresentação.
  • Feedback formativo para promover melhorias contínuas.
  • Uso de rubricas para detalhar critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer diversos recursos para garantir uma experiência de aprendizagem rica e engajante para os alunos. Os mapas históricos de Santa Maria são fundamentais para apoiar a compreensão visual da evolução do município. Recursos digitais, como dispositivos e programas educativos, facilitarão a pesquisa e a apresentação das descobertas dos estudantes. Além disso, o professor deverá disponibilizar materiais de referência sobre a história local e outras ferramentas colaborativas para suporte na elaboração das apresentações.

  • Mapas históricos de Santa Maria.
  • Dispositivos e programas digitais para pesquisa.
  • Materiais de referência sobre a história local.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da sobrecarga do professor e, por isto, propomos estratégias práticas para garantir a inclusão e acessibilidade na atividade. É fundamental que todos os alunos participem de forma equitativa e significativa. Assim, recomendamos o uso de recursos digitais com interface amigável, para facilitar o acesso às informações e à elaboração das apresentações. A adaptação das atividades práticas e metodologias para contemplar diferentes estilos de aprendizado e momentos de dificuldades individuais será importante, garantindo que cada aluno possa contribuir de acordo com suas capacidades e desenvolver suas habilidades. Além disso, o ambiente de sala de aula deve ser acolhedor, promovendo interações positivas entre os alunos e o professor.

  • Uso de recursos digitais de fácil acesso.
  • Adaptação das atividades para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Ambiente acolhedor e interações positivas.

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