Jornalistas do Tempo

Desenvolvida por: Estefa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Meios de Comunicação e sua Evolução

Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano se tornarão 'Jornalistas do Tempo'. Eles escolherão um meio de comunicação de uma época específica e criarão uma 'edição especial' de jornal ou revista abordando as características desse período. Utilizando multimídia, desenhos, recortes ou materiais impressos, os alunos explorarão a evolução dos meios de comunicação e como cada desenvolvimento tecnológico impactou a sociedade ao longo do tempo. No encerramento, cada grupo apresentará sua produção à turma, promovendo uma reflexão coletiva sobre como a comunicação afeta diferentes camadas sociais, incentivando ainda mais o entendimento das transformações culturais e tecnológicas ocorridas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem estimular o interesse dos alunos pela história dos meios de comunicação e sua evolução, e promover a pesquisa e a análise crítica dos impactos sociais de cada era de comunicação. Os alunos serão incentivados a aproximar-se das mudanças culturais e tecnológicas, facilitando uma compreensão mais rica de como as comunicações moldam e são moldadas pela sociedade. Esta atividade também visa o desenvolvimento de habilidades colaborativas e criativas, essenciais para o projeto em grupo e a apresentação de conteúdos.

  • Explorar a evolução dos meios de comunicação.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Fomentar a análise crítica de impactos sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI08: Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda os diferentes meios de comunicação ao longo da história, incluindo a cultura oral, a imprensa escrita, o rádio, a televisão, o cinema, a internet e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Cada aluno terá a oportunidade de contextualizar a sociedade de cada época e compreender como essa transformou-se em resposta aos avanços nos meios de comunicação. O resultado final incluirá não só a confecção de materiais de jornalismo, mas também a elaboração crítica das mudanças sociais ocorridas com a popularização de cada meio.

  • História dos meios de comunicação.
  • Transformações culturais e tecnológicas.
  • Impacto social de diferentes períodos.

Metodologia

A metodologia aplicada baseia-se em atividades práticas e colaborativas, incentivando a pesquisa, a construção de conhecimento e a publicação criativa. Usando uma matriz de trabalho em grupo, os alunos assumirão responsabilidades atribuídas dentro do grupo para investigar e retratar um meio de comunicação específico. A atividade culminará em apresentações de trabalhos, servindo como fórum de discussão crítica e análise das evoluções históricas e tecnológicas.

  • Atividades práticas e investigativas.
  • Trabalho colaborativo em grupo.
  • Apresentações e discussões em aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será abarcado em uma única aula de 60 minutos, onde a introdução do tema, a execução da pesquisa e a produção da 'edição especial' ocorrerão. A aula integra o tempo para a pesquisa, a preparação dos materiais e as apresentações, mantendo uma sincronia que promove o engajamento constante dos alunos através de etapas produtivas e bem definidas para alcançar os objetivos propostos.

  • Aula 1: Introdução, pesquisa, produção e apresentações.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma contínua, considerando o envolvimento, a colaboração no grupo, a criatividade na produção da 'edição especial' e a apresentação final. Exemplos de critérios incluem a originalidade dos conteúdos apresentados, a clareza das ideias na apresentação e a capacidade de articularem as mudanças tecnológicas aos seus impactos sociais. A avaliação formativa durante o processo faz-se crucial para fornecer feedback oportuno, permitindo ajustes na execução antes da apresentação final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais diversos que possibilitam a criatividade dos alunos na produção de suas edições especiais. Incentiva-se o uso de uma variedade de mídias e formatos para criar um ambiente de aprendizado rico, apoiando a diversidade de estilos de aprendizagem e as preferências de expressão dos alunos.

  • Papel, canetas e materiais artísticos.
  • Acesso à Internet para pesquisas.
  • Computadores ou tablets para produções multimídia.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo