Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano se tornarão 'Jornalistas do Tempo'. Eles escolherão um meio de comunicação de uma época específica e criarão uma 'edição especial' de jornal ou revista abordando as características desse período. Utilizando multimídia, desenhos, recortes ou materiais impressos, os alunos explorarão a evolução dos meios de comunicação e como cada desenvolvimento tecnológico impactou a sociedade ao longo do tempo. No encerramento, cada grupo apresentará sua produção à turma, promovendo uma reflexão coletiva sobre como a comunicação afeta diferentes camadas sociais, incentivando ainda mais o entendimento das transformações culturais e tecnológicas ocorridas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem estimular o interesse dos alunos pela história dos meios de comunicação e sua evolução, e promover a pesquisa e a análise crítica dos impactos sociais de cada era de comunicação. Os alunos serão incentivados a aproximar-se das mudanças culturais e tecnológicas, facilitando uma compreensão mais rica de como as comunicações moldam e são moldadas pela sociedade. Esta atividade também visa o desenvolvimento de habilidades colaborativas e criativas, essenciais para o projeto em grupo e a apresentação de conteúdos.
O conteúdo programático aborda os diferentes meios de comunicação ao longo da história, incluindo a cultura oral, a imprensa escrita, o rádio, a televisão, o cinema, a internet e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Cada aluno terá a oportunidade de contextualizar a sociedade de cada época e compreender como essa transformou-se em resposta aos avanços nos meios de comunicação. O resultado final incluirá não só a confecção de materiais de jornalismo, mas também a elaboração crítica das mudanças sociais ocorridas com a popularização de cada meio.
A metodologia aplicada baseia-se em atividades práticas e colaborativas, incentivando a pesquisa, a construção de conhecimento e a publicação criativa. Usando uma matriz de trabalho em grupo, os alunos assumirão responsabilidades atribuídas dentro do grupo para investigar e retratar um meio de comunicação específico. A atividade culminará em apresentações de trabalhos, servindo como fórum de discussão crítica e análise das evoluções históricas e tecnológicas.
O cronograma da atividade será abarcado em uma única aula de 60 minutos, onde a introdução do tema, a execução da pesquisa e a produção da 'edição especial' ocorrerão. A aula integra o tempo para a pesquisa, a preparação dos materiais e as apresentações, mantendo uma sincronia que promove o engajamento constante dos alunos através de etapas produtivas e bem definidas para alcançar os objetivos propostos.
Os alunos serão avaliados de forma contínua, considerando o envolvimento, a colaboração no grupo, a criatividade na produção da 'edição especial' e a apresentação final. Exemplos de critérios incluem a originalidade dos conteúdos apresentados, a clareza das ideias na apresentação e a capacidade de articularem as mudanças tecnológicas aos seus impactos sociais. A avaliação formativa durante o processo faz-se crucial para fornecer feedback oportuno, permitindo ajustes na execução antes da apresentação final.
Os recursos para esta atividade incluem materiais diversos que possibilitam a criatividade dos alunos na produção de suas edições especiais. Incentiva-se o uso de uma variedade de mídias e formatos para criar um ambiente de aprendizado rico, apoiando a diversidade de estilos de aprendizagem e as preferências de expressão dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula