História da Bandeira em Quadrinhos

Desenvolvida por: Kaciane (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Evolução histórica da bandeira nacional brasileira

Na atividade 'História da Bandeira em Quadrinhos', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental irão desenvolver uma narrativa visual que descreve a evolução da bandeira nacional brasileira. Esta atividade prática tem como objetivo engajar os alunos na investigação e compreensão das mudanças históricas ao longo do tempo, incentivando uma análise crítica sobre os simbolismos presentes em cada versão. Ao serem divididos em grupos, os alunos terão autonomia para pesquisar, selecionar e ilustrar episódios históricos e culturais marcantes, refletindo sobre como os contextos político, social e econômico influenciaram essas transformações. A culminação do projeto será a apresentação das histórias em quadrinhos criadas por cada grupo, proporcionando uma rica troca de conhecimentos e interpretações dentro da sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem o desenvolvimento do pensamento crítico e a estimulação da criatividade dos alunos através da pesquisa histórica e da expressão artística. Os alunos aprenderão a correlacionar eventos históricos com mudanças na simbologia nacional, além de desenvolverem habilidades de colaboração, comunicação e síntese de informações, imprescindíveis para o trabalho em equipe e a apresentação de ideias.

  • Compreender a evolução histórica da bandeira do Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e interpretação de fontes históricas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05HI08: Identificar e explicar diferentes bandeiras utilizadas ao longo da história do Brasil e os respectivos contextos de mudanças.
  • EF05CH09: Produzir textos iconográficos para narrar fatos históricos, considerando importância de documentos e símbolos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desenvolvido na atividade 'História da Bandeira em Quadrinhos' proporciona aos alunos a oportunidade de investigar as diversas fases históricas da bandeira brasileira, desde o período colonial até o contemporâneo. Através do estudo dos símbolos e das suas alterações, os alunos conseguirão entender as influências políticas e sociais que provocaram essas mudanças, promovendo uma apreciação mais profunda dos eventos que marcam a história do país.

  • Estudo das bandeiras do Brasil ao longo do tempo.
  • Contextualização dos períodos históricos e mudanças de bandeira.
  • Análise de simbologia e significado das transformações na bandeira.

Metodologia

A metodologia da atividade combina aprendizado cooperativo com pesquisa ativa e expressão artística. Os alunos serão organizados em grupos para fomentar a colaboração, e cada grupo irá se encarregar de pesquisar uma época específica na história da bandeira brasileira. Eles irão criar suas histórias em quadrinhos com base nas informações coletadas, ilustrando a narrativa histórica e destacando o papel dos símbolos nacionais ao longo do tempo, o que incentivará a troca de ideias e a discussão crítica dos materiais aprendidos.

  • Divisão da turma em grupos de trabalho.
  • Pesquisa histórica orientada.
  • Desenho e criação de histórias em quadrinhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária da atividade está dividida em quatro aulas de 60 minutos, planejadas para aproveitar ao máximo o tempo disponível e garantir que todos os aspectos da atividade sejam abordados com profundidade. Este cronograma permite que os alunos empreguem tempo adequado para pesquisa, criação, revisão e apresentação de seus trabalhos, preparando uma base sólida de conhecimentos para a discussão final.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão de grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e análise dos diferentes períodos históricos.
  • Aula 3: Desenvolvimento e ilustração da história em quadrinhos.
  • Aula 4: Apresentação dos trabalhos e discussão em classe.

Avaliação

A avaliação será continuada, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto. Os critérios de avaliação incluem o envolvimento nas atividades de pesquisa, a criatividade e precisão histórica das histórias em quadrinhos, e a capacidade de colaboração demonstrada durante a execução do projeto. Exemplos de rubricas incluem: a precisão das informações históricas apresentadas (20%), a criatividade e clareza na narrativa em quadrinhos (20%), a coerência com os temas e simbologia das bandeiras (20%), o trabalho em equipe e habilidade de comunicação durante a apresentação (20%), além da capacidade de reflexão crítica na discussão final (20%).

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais básicos para desenho, acesso a tecnologia para pesquisa e, opcionalmente, apresentações visuais para apoiar a contextualização do tema. Estes recursos permitirão que os alunos acessem informações relevantes e expressem criativamente suas interpretações, ao mesmo tempo promovendo um ambiente de colaboração e aprendizagem mútua.

  • Papéis e materiais de desenho (lápis, canetas, tintas).
  • Acesso a computadores ou livros para pesquisa.
  • Apresentação multimídia sobre a história das bandeiras (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo