Mapa Cultural: Uma Viagem pelo Brasil

Desenvolvida por: Ivanir… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Diversidade Cultural Brasileira

Nesta atividade, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma jornada de descoberta pela rica tapeçaria cultural que compõe o Brasil. Divididos em grupos, eles receberão a tarefa de explorar a formação cultural de diferentes regiões do país. Utilizando uma variedade de recursos, tanto online quanto impressos, cada grupo coletará informações sobre as tradições, culinária, festas populares, música e outros elementos que são fundamentais para compreender a cultura de uma região específica. A culminância desta investigação será a criação de um 'Mapa Cultural' por grupo, que deve ser elaborado em cartaz. Este cartaz deverá incluir imagens, textos e quaisquer artefatos que os alunos achem que representem adequadamente a cultura estudada. Após a montagem dos mapas, cada grupo fará uma apresentação para a classe, compartilhando suas descobertas e promovendo um debate enriquecedor sobre a importância da preservação e do valor da diversidade cultural brasileira.

Objetivos de Aprendizagem

Com a execução desta atividade, os alunos serão capazes de melhor compreender e valorizar a diversidade cultural existente dentro do território brasileiro. Eles aprenderão a importância de cada região e suas contribuições únicas para a formação do mosaico cultural do país. Desenvolverão habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação, além de fomentar o respeito e a apreciação pelas diferentes culturas que formam a nossa identidade nacional.

  • Identificar e compreender as características culturais distintas das regiões brasileiras
  • Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando recursos variados
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Promover a valorização e respeito pela diversidade cultural
  • Exercitar a capacidade de síntese e apresentação de informações

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
  • EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
  • EF05HI06: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

Conteúdo Programático

A atividade se propõe a explorar a complexidade da diversidade cultural brasileira, promovendo um entendimento mais profundo dos diferentes elementos que compõem a identidade cultural das regiões do Brasil. Os alunos investigarão aspectos como a culinária, as festas populares, a música, dentre outros, e como esses elementos se relacionam com a história, geografia e o contexto social de cada região, evidenciando a riqueza cultural do país.

  • Formação cultural das regiões brasileiras
  • Diversidade de tradições, culinária e festas regionais
  • Música e danças típicas das regiões
  • Importância da preservação da cultura

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida por meio de uma metodologia ativa, onde os estudantes assumem o papel principal em sua aprendizagem. A pesquisa e criação do Mapa Cultural serão conduzidas pelos alunos com a orientação do educador. O trabalho em grupo estimula a discussão e troca de ideias, enquanto a apresentação dos mapas promoverá habilidades de comunicação, além de possibilitar a reflexão e debate sobre as descobertas realizadas.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e criação dos mapas
  • Utilização de recursos online e impressos para coleta de informações
  • Elaboração de cartazes como forma de expressão do conhecimento adquirido
  • Apresentações em sala e debates sobre a cultura das regiões estudadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, haverá a divisão dos grupos e a explicação da tarefa, seguida pelo início da pesquisa. Na segunda aula, os alunos finalizarão os mapas culturais e realizarão as apresentações, culminando com um debate sobre as descobertas e a importância da preservação da diversidade cultural brasileira.

  • Aula 1: Divisão de grupos, explicação da atividade e início da pesquisa
  • Aula 2: Finalização dos mapas culturais, apresentações e debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade e criatividade dos mapas culturais produzidos, e na capacidade de apresentação e argumentação durante o debate. Os critérios específicos incluirão a abordagem da diversidade cultural, a profundidade da pesquisa, a clareza e organização das apresentações, assim como a participação no debate. Exemplos de um bom desempenho podem incluir a identificação de elementos culturais únicos de uma região, uma apresentação bem estruturada que engaje o público, e contribuições significativas para o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisas online, materiais impressos sobre as regiões brasileiras, papel cartão ou cartolina para a confecção dos mapas culturais, além de materiais de arte como marcadores, colas e tesouras. Os recursos digitais e físicos proporcionarão aos alunos a oportunidade de explorar uma ampla gama de informações, enquanto os materiais de arte permitirão a expressão criativa no desenvolvimento dos mapas.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais impressos sobre as culturas das regiões brasileiras
  • Papel cartão ou cartolina
  • Materiais de arte (marcadores, colas, tesouras)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo