Esta atividade tem como objetivo levar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a construir um 'Mapa da Memória' da região onde vivem, identificando marcos de memória locais como monumentos, praças, edifícios históricos, entre outros. Através desta atividade, em pequenos grupos, os alunos serão incentivados a pesquisar e compreender a origem desses marcos, quem os construiu e as histórias que carregam. Além disso, haverá um estímulo à identificação e discussão de marcos que podem ter sido esquecidos ou sub-representados em narrativas oficiais. O objetivo final é que cada grupo apresente seu mapa, possibilitando uma reflexão coletiva sobre a importância da diversidade de representação na memória coletiva e no espaço urbano, incentivando também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.
Com a realização desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a importância dos marcos de memória na construção da identidade coletiva e do espaço urbano. Além disso, busca-se fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, e comunicação eficaz. Por meio da investigação histórica e do exercício de mapeamento, os estudantes terão a oportunidade de valorizar o patrimônio cultural e histórico local, reconhecendo a diversidade e a pluralidade de vozes que compõem a história de sua comunidade.
O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo e reconhecimento dos marcos de memória locais, entendendo-os como elementos fundamentais na construção da história e identidade coletiva de uma comunidade. Os alunos aprenderão a identificar esses marcos em seu entorno, reconhecendo a importância de cada um, e investigarão as histórias por trás deles, incluindo aqueles que foram esquecidos ou marginalizados.
Esta atividade será realizada por meio de uma metodologia ativa, onde os alunos, em pequenos grupos, serão os protagonistas de seu processo de aprendizagem. Inicialmente, será realizada uma exploração da região para identificação de marcos. Em seguida, cada grupo escolherá alguns marcos para investigar, utilizando diferentes fontes de informação. Por fim, os grupos elaborarão e apresentarão seus 'Mapas da Memória', promovendo uma discussão sobre a diversidade de representações na memória coletiva.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada.
A avaliação será baseada no engajamento dos alunos durante o processo de pesquisa, na qualidade de análise e informações coletadas sobre os marcos de memória, e na criatividade e coesão na apresentação do Mapa da Memória de seu grupo. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos em discutir a importância da diversidade de representação na memória coletiva. Exemplos de critérios de avaliação incluem profundidade e rigor da pesquisa, habilidade de trabalho em equipe, clareza e persuasão durante a apresentação.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais para pesquisa como acesso à internet, livros de história local, mapas da região, materiais para a criação dos Mapas da Memória (papel, canetas, lápis de cor, etc.), além de um espaço adequado para as apresentações dos grupos.
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