Na atividade 'Conhecendo a Vida no Feudo', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão se familiarizar com as diversas camadas da sociedade feudal por meio de uma Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando uma classe da sociedade medieval: senhores, servos, clero e artesãos. Durante a atividade, os alunos irão formular perguntas, compartilhar conhecimentos e debater as funções, responsabilidades e desafios enfrentados por cada grupo social. Essa metodologia visa desenvolver o pensamento crítico dos alunos e proporcionar uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais e econômicas do feudalismo.
A atividade tem como objetivo proporcionar uma compreensão aprofundada da estrutura social do feudalismo, destacando a interdependência das diferentes classes. O propósito é que os alunos desenvolvam uma capacidade crítica para analisar como estas relações moldaram a sociedade medieval e influenciaram fatores econômicos e sociais do período.
Dentro do conteúdo programático, os alunos explorarão a estratificação social do feudo e seu impacto nas relações de poder e economia. Eles entenderão as razões que levaram a organização feudal e como ela se manteve ao longo dos anos, garantindo uma análise profunda da dinâmica senhor-servo e o papel de outras classes como o clero e os artesãos.
A metodologia aplicará a divisão de alunos em grupos para debates, incentivando a pesquisa prévia e a reflexão crítica. Esta estratégia pedagógica promove a autonomia e o desenvolvimento das habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o entendimento histórico e social do feudalismo.
O cronograma da atividade será distribuído em 1 aula de 50 minutos, permitindo que os alunos se aprofundem no tema e participem ativamente do debate, garantindo assim maximizar o tempo disponível para pesquisa e discussão.
A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos durante a atividade e na qualidade das contribuições feitas durante o debate. Os alunos serão observados quanto a sua capacidade de trabalhar em grupo, sua habilidade de formular perguntas e a pertinência de suas respostas e argumentos. A qualidade da pesquisa prévia e a forma como os alunos defendem suas posições serão levadas em consideração. Exemplos de critérios incluem: clareza na apresentação das informações, relevância das perguntas formuladas e cooperação no trabalho em equipe.
Para a execução desta atividade, os recursos necessários incluem livros de história sobre o feudalismo, artigos, possíveis recursos audiovisuais e o uso de quadros brancos para anotação. Estes materiais auxiliam na coleta de informações e na apresentação das ideias durante a roda de debate.
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