Esta atividade pedagógica tem como objetivo proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda sobre a formação da Roma Antiga, focando nas transições de sua estrutura social e política do período monárquico para o republicano. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão encorajados a conduzir pesquisas prévias em casa sobre o tema em questão. Em sala de aula, realizarão uma simulação de um fórum republicano, onde cada estudante representará um cidadão romano, debatendo questões críticas como direitos, deveres, e a organização social e política da época. Essa atividade não só busca contextualizar historicamente o processo de desenvolvimento de uma das maiores civilizações da antiguidade, mas também visa estimular o pensamento crítico dos alunos sobre as mudanças e continuidades no que tange às formas de governança e participação política, fomentando uma comparação reflexiva com os sistemas políticos contemporâneos.
Ao final desta atividade, os alunos serão capazes de compreender as especificidades da formação e evolução da Roma Antiga, com especial enfoque nas suas transformações sociais e políticas. Eles desenvolverão habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação, fundamentais para o exercício consciente da cidadania. Além disso, ao simular um fórum republicano, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar aspectos da vida política da Roma Antiga, o que contribuirá para uma aprendizagem significativa sobre como as estruturas sociais e políticas daquela época influenciaram o desenvolvimento cultural e político do Ocidente.
O conteúdo programático irá cobrir aspectos fundamentais da Roma Antiga, abrangendo desde sua formação, passando pelo período monárquico até a instauração do regime republicano. Será dado um enfoque especial às transformações sociais e políticas que acompanharam essas transições, bem como à organização social, política e aos direitos e deveres dos cidadãos romanos durante os diferentes períodos. O estudo da cidadania romana e sua evolução ao longo do tempo também será um ponto chave para compreender as dinâmicas de inclusão e exclusão na sociedade da época.
Utilizaremos uma combinação de metodologias ativas, iniciando com a Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão pesquisas em casa para se prepararem para a simulação em sala de aula. Durante o fórum republicano, empregaremos a Roda de Debate, permitindo que os estudantes assumam papéis de cidadãos romanos e participem ativamente do debate sobre as questões designadas. Essa abordagem promove o engajamento dos alunos com o conteúdo de forma dinâmica e interativa, favorecendo o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e de argumentação.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da Sala de Aula Invertida e receberão orientações sobre a pesquisa que deverão realizar em casa. Na segunda aula, será realizada a simulação do fórum republicano, onde os alunos apresentarão e debaterão suas pesquisas e pontos de vista.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante o fórum republicano, sua capacidade de articulação e argumentação com base nas pesquisas realizadas e como relacionaram o conhecimento histórico à compreensão da cidadania e da política na atualidade. Serão avaliados também os aspectos de pesquisa, cooperação com os colegas durante a discussão e a criatividade na representação dos personagens. Feedbacks construtivos serão dados individualmente e em grupo, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para as pesquisas em casa, cópias de documentos históricos sobre a Roma Antiga (disponibilizados pelo professor), materiais para criação de distintivos ou trajes para a simulação, além de um espaço adequado em sala para a realização do fórum republicano. Também será utilizada uma lousa ou quadro para anotações e esquemas que auxiliem no debate.
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