Nesta atividade prática baseada em projetos, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a Grécia Antiga de uma maneira única e engajadora. Divididos em grupos, os alunos serão incentivados a projetar e construir maquetes de sua própria pólis, inspirando-se nas cidades-estado gregas, utilizando para isso materiais recicláveis. Esta tarefa permitirá aos alunos explorar e representar os variados aspectos que compunham estas cidades, incluindo sua estrutura social, política, cultural, e até mesmo seu modelo de defesa e comércio. A atividade culminará com cada grupo apresentando seu projeto, explicando o raciocínio por trás do design de sua cidade, e destacando as semelhanças e diferenças entre sua criação e as cidades-estado gregas estudadas em sala de aula. Além de fortalecer a compreensão histórica, esta tarefa estimula a criatividade, o trabalho em equipe, e habilidades de comunicação dos estudantes.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre a Grécia Antiga, especialmente no que diz respeito à formação, estrutura e funcionamento das pólis. Por meio da construção de maquetes baseadas nas cidades-estado, os estudantes poderão visualizar e compreender melhor os aspectos sociais, políticos e culturais que caracterizavam essas entidades. Além disso, o projeto visa desenvolver habilidades multidisciplinares, como trabalho em equipe, pensamento crítico, planejamento e apresentação de projetos, além de estimular a conscientização sobre a reutilização de materiais recicláveis.
Ao longo desta atividade, os alunos aprofundarão seu conhecimento sobre o conceito de pólis na Grécia Antiga, incluindo suas características políticas, econômicas, sociais e culturais. Além disso, explorarão o processo de formação das cidades-estado e seu papel fundamental na configuração da sociedade e da política grega. Este projeto também proporcionará uma compreensão das noções de cidadania na antiguidade e como elas se relacionam com conceitos de inclusão e exclusão sociais.
Esta atividade incorpora metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos para promover o trabalho colaborativo e a comunicação eficaz. Inicialmente, será realizada uma revisão conceitual usando a técnica da Sala de Aula Invertida, onde os alunos prepararão o terreno para a construção de suas cidades-estado. Segue-se a fase de projeto e construção das maquetes (Atividade Mão-na-massa) apoiada por pesquisas e discussões em grupo. Por fim, a apresentação dos projetos servirá como uma oportunidade para aplicar a Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente lúdico de compartilhamento de conhecimento.
Esta atividade será desenvolvida em duas sessões de 130 minutos cada. Na primeira sessão, os grupos realizarão pesquisas e planejarão suas cidades-estado, incluindo a seleção de materiais recicláveis para a construção. Na segunda sessão, os alunos construirão as maquetes e farão as apresentações finais, explicando os aspectos de suas criações.
A avaliação será baseada na participação dos alunos durante todo o projeto, incluindo a fase de pesquisa e planejamento, eficiência no trabalho em equipe, criatividade e inovação na construção da maquete, e a clareza e profundidade da apresentação final. Serão avaliados também os aspectos históricos representados na maquete, a comparação com as cidades-estado gregas, e a utilização consciente de materiais recicláveis. Além de uma avaliação quantitativa, os alunos receberão feedback qualitativo para promover uma reflexão sobre seus aprendizados e processos criativos durante a atividade.
Para a realização desta atividade, será necessário disponibilizar aos alunos diversos materiais recicláveis, como papelão, plásticos, e tecidos, além de tesouras, cola, e marcadores para a construção das maquetes. Também serão utilizados recursos digitais para a fase de pesquisa, incluindo acesso a computadores com internet e projeção para as apresentações finais. A combinação de materiais tangíveis e digitais permitirá aos alunos explorar diferentes aspectos da criatividade e do aprendizado.
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