Exploradores do Tempo: Uma Viagem até as Sociedades Antigas

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Sociedades Antigas

Nesta atividade interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma jornada de descoberta pelas sociedades antigas da África, do Oriente Médio e das Américas. Serão formados grupos, onde cada um representará uma destas sociedades, com a missão de investigar e apresentar aspectos únicos de suas culturas, incluindo formas de registro, artefatos e tradições orais. O uso de materiais recicláveis para recriar artefatos dessas culturas estimulará a criatividade e promoverá uma compreensão mais profunda da importância dessas sociedades na história humana. Esta atividade, projetada para ser executada em duas partes de uma aula, não apenas ampliará o conhecimento histórico dos estudantes, mas também desenvolverá habilidades críticas de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar uma experiência de aprendizagem rica e envolvente para os alunos, permitindo-lhes explorar em profundidade as sociedades antigas da África, do Oriente Médio e das Américas. Ao envolver os alunos em pesquisa e criação prática, eles poderão desenvolver uma compreensão mais nuanceada da diversidade cultural e da importância dessas civilizações na história mundial. Esta atividade visa também desenvolver habilidades importantes como trabalho em equipe, investigação crítica, habilidades de apresentação e criatividade.

  • Explorar e compreender a diversidade das sociedades antigas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Estimular a criatividade na criação de réplicas de artefatos
  • Aprimorar habilidades de comunicação e apresentação em público
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI07: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

Conteúdo Programático

Esta atividade abrange um conteúdo programático abrangente, incluindo a exploração das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, com ênfase específica nos seus aspectos culturais, formas de registro e contribuições significativas. Os alunos serão incentivados a investigar além dos limites convencionais do livro didático, buscando fontes variadas para compilar uma apresentação rica e detalhada sobre a sociedade que representam.

  • Formas de registro e expressão cultural nas sociedades antigas
  • Análise de artefatos recriados como meio de compreender a cultura material
  • Importância da tradição oral nas culturas antiga
  • Contribuições das sociedades antigas para a história mundial

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, que coloca os alunos no centro do processo educativo. Em grupos, eles conduzirão pesquisas, colaborarão na criação de artefatos usando materiais recicláveis e se engajarão ativamente na apresentação dos resultados. Este método visa promover uma compreensão profunda do conteúdo por meio de experiências práticas e significativas, incentivando ao mesmo tempo o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas essenciais.

  • Pesquisa em grupo sobre a sociedade antiga designada
  • Criação colaborativa de artefatos usando materiais recicláveis
  • Preparação e realização de uma apresentação para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total tem uma carga horária de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão de grupos. Início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e criação dos artefatos.
  • Revisão e preparação final das apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será baseada em critérios que incluem: profundidade e precisão da pesquisa, criatividade e autenticidade na criação dos artefatos, clareza e eficácia da apresentação em equipe, e a capacidade de resposta durante a sessão de perguntas e respostas. Será atribuída uma pontuação que reflita o esforço coletivo do grupo e o entendimento individual dos membros, observando também as habilidades de colaboração entre os alunos. Exemplos de avaliação incluem rubricas detalhadas que pontuam estes aspectos individualmente, permitindo feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis variados para a criação de artefatos, e espaço de sala de aula que acomode a apresentação de grupos. Estes recursos são essenciais para apoiar uma exploração criativa e profunda das sociedades antigas por parte dos alunos.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais recicláveis (papelão, tecidos, tintas, etc.)
  • Data show ou outro recurso para apresentações em classe

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo