Linha do Tempo da Minha Vida

Desenvolvida por: Denise… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Identidade e Compreensão do Tempo

A atividade 'Linha do Tempo da Minha Vida' convida os alunos do 6º ano a refletirem sobre acontecimentos significativos em suas vidas através da criação de uma linha do tempo pessoal. Os estudantes serão orientados a identificar e cronologizar eventos importantes como nascimento, inauguração escolar, mudanças de cidade, entre outros. Posteriormente, em grupos, discutirão sobre como essas experiências moldam nossa identidade e percepção temporal. Através dessas atividades, os alunos serão incentivados a compreender os conceitos históricos de tempo, mudanças, continuidades e rupturas em suas histórias pessoais. A atividade proporciona um exercício prático de empatia e análise histórica, enriquecendo assim seu entendimento sobre a construção do tempo e a identificação pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é permitir aos alunos reconhecerem, através de experiências pessoais, como eventos em suas vidas contribuem para a formação de suas identidades. Essa percepção auxilia no entendimento de conceitos históricos fundamentais como a continuidade e as rupturas, além de promover uma compreensão mais profunda sobre como o passado molda o presente. Os participantes são incentivados a analisarem suas histórias sob uma ótica crítica, reconhecendo padrões e transformações significativos.

  • Refletir sobre eventos significativos da vida pessoal.
  • Identificar e compreender os conceitos de continuidade e ruptura histórica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI01: Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • EF06HI02: Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca na capacitação dos alunos para reconhecer e ordenar cronologicamente eventos pessoais significativos. Além disso, fomenta um diálogo sobre a construção da identidade e a influência do tempo na história de vida de cada indivíduo. Compreender essas conexões é crucial tanto para a formação pessoal quanto para o desenvolvimento de um senso crítico histórico.

  • Identificação de eventos pessoais significativos.
  • Ordenação cronológica de eventos.
  • Discussão sobre identidade e temporalidade.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é centrada em abordagens práticas e colaborativas, que visam levar os alunos a refletir e a trabalhar em conjunto para a construção de uma história pessoal estruturada. Inicialmente, cada aluno desenvolve individualmente sua linha do tempo. Em seguida, através de grupos, promove-se a troca de experiências e a discussão de como os eventos influenciam suas vidas.

  • Elaboração individual de linha do tempo.
  • Trabalhos em grupo para discussão de resultados.
  • Reflexão coletiva sobre identidade e tempo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em três aulas, totalizando 2 horas de atividade. Na primeira aula, os alunos são introduzidos à atividade e ao conceito de linha do tempo, começando a construção de suas próprias. Na segunda aula, finalizam suas linhas do tempo, enquanto na terceira aula, são conduzidos à discussão em grupos sobre como esses eventos contribuem para sua identidade.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de linha do tempo e início da atividade.
  • Aula 2: Continuação e finalização das linhas do tempo.
  • Aula 3: Discussão em grupos e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação da atividade será feita em duas etapas. Primeiramente, a linha do tempo pessoal de cada estudante será avaliada considerando clareza, completude e capacidade de identificar eventos significativos na própria vida. Em segundo lugar, durante as discussões em grupo, a participação e o engajamento dos alunos serão observados, avaliando sua habilidade de compartilhar experiências e refletir sobre a relação entre os eventos e sua identidade. Exemplos incluem a habilidade do aluno em descrever como a mudança de cidade afetou sua percepção de continuidade e ruptura.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais simples e acessíveis, permitindo que sejam facilmente integrados ao ambiente de sala de aula tradicional. Esses recursos oferecem suporte para que os alunos possam criar e compartilhar suas histórias de forma organizada e visualmente clara.

  • Papel para desenho/diagramação das linhas do tempo.
  • Canetas e lápis de cor para a elaboração das linhas do tempo.
  • Quadro para organizar discussões em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo