Linha do Tempo Humana

Desenvolvida por: Suely … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Compreensão do Tempo Histórico

Nesta atividade, os alunos do 6º ano serão divididos em grupos para criar uma linha do tempo humana com eventos históricos importantes. Usando fios ou barbantes e cartões, cada grupo organizará a ordem cronológica dos eventos, associando objetos cotidianos a eles. Esta prática visa estimular a criatividade e ampliar a compreensão dos conceitos de tempo histórico, mostrando como eventos estão interconectados, e como podem ser visualizados de diferentes formas.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa desenvolver nos alunos do 6º ano a habilidade de compreender a cronologia histórica, exercitar a capacidade de interpretação e contextualização de eventos, e estimular o uso da criatividade para representar eventos passados de maneira tangível. Espera-se que os estudantes consigam articular o significado histórico dos eventos, reconhecendo a importância de sua sequência e inter-relações no contexto da História.

  • Compreender a cronologia dos eventos históricos.
  • Contextualizar eventos na linha do tempo.
  • Incorporar criatividade na representação de eventos históricos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI01: Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • EF06HI02: Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba a identificação e análise dos principais eventos históricos propostos para a atividade, além da exploração dos conceitos de linha do tempo e cronologia. A abordagem proposta permitirá que os alunos entendam a importância da periodização e do registro histórico, integrando conhecimento teórico e prático em uma tarefa colaborativa e interativa.

  • Identificação de eventos históricos.
  • Conceituação de linha do tempo e cronologia.
  • Periodização histórica e suas implicações.

Metodologia

A metodologia aplicada utiliza o aprendizado colaborativo em grupos para facilitar a internalização dos conceitos históricos. Ao construir uma linha do tempo humana, os alunos terão a oportunidade de envolver-se ativamente no processo de aprendizagem, utilizando representações concretas que reforçam o entendimento das relações temporais entre eventos históricos. Este método incentiva a interação entre estudantes e promove a reflexão crítica.

  • Aprendizado colaborativo em grupos.
  • Criação de linha do tempo física e interativa.
  • Representação de eventos através de objetos cotidianos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma aula de 120 minutos, dividida em momentos de explicação teórica, execução prática e apresentação final. Inicialmente, haverá uma introdução ao tema, seguida pela formação dos grupos e distribuição das listas de eventos. Os alunos, então, criarão suas linhas do tempo humanas, culminando em uma apresentação e discussão para revisão do aprendizado.

  • Introdução teórica e formação de grupos (30 minutos).
  • Execução da atividade prática (70 minutos).
  • Apresentação e discussão final (20 minutos).

Avaliação

A avaliação será baseada na observação das interações e da composição da linha do tempo criada por cada grupo. Será analisada a capacidade dos alunos de representar corretamente a cronologia dos eventos, a criatividade na escolha dos objetos representativos e a habilidade de justificar a relação entre os eventos e suas representações. Exemplos de critérios incluem precisão histórica, criatividade, trabalho em equipe e clareza na apresentação e defesa das ideias.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais de fácil acesso e familiaridade para os alunos, possibilitando uma experiência de aprendizado prática e envolvente. O uso de elementos concretos é fundamental para a assimilação ativa dos conceitos históricos discutidos.

  • Fios ou barbantes para delimitar a linha do tempo.
  • Cartões para escrever e identificar eventos.
  • Objetos do cotidiano para representar eventos históricos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo