Esta atividade prática visa enriquecer o conhecimento dos alunos sobre diferentes percepções e utilizações do tempo por meio da exploração de calendários de diversos povos indígenas. Ao longo das aulas, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e criar réplicas de calendários indígenas, identificando como esses povos se relacionam com elementos naturais (como as fases da lua e as estações do ano) e eventos significativos para entender e organizar o tempo. A atividade enfoca a importância destes calendários na organização social, cultural e religiosa dos povos originários, permitindo uma reflexão profunda sobre como a concepção de tempo varia entre diferentes culturas, promovendo assim respeito e valorização das diversas maneiras de compreender o mundo. Essa oficina será uma imersão cultural e temporal, utilizando-se de metodologias ativas e práticas para engajar os alunos em um aprendizado significativo.
A finalidade deste plano de aula é desenvolver uma compreensão multifacetada do tempo, enfatizando a diversidade cultural em suas manifestações através dos calendários indígenas. Pretende-se que os alunos identifiquem e valorizem diferentes formas de compreensão do tempo, percebendo a estreita relação do ser humano com os ciclos naturais e eventos significativos. Este enfoque permitirá aos alunos compreender sua própria percepção do tempo dentro de um contexto mais amplo, enriquecendo sua visão de mundo e promovendo uma apreciação pelas diferentes culturas e suas histórias.
O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo de como diferentes culturas percebem e registram o tempo, com foco especial nos calendários de povos indígenas. Serão abordadas as bases culturais, sociais e naturais que influenciam esta percepção, assim como a função dos calendários na organização e na vida cotidiana destas sociedades. Este estudo permitirá aos alunos não apenas conhecer, mas também valorizar as diversas maneiras pelas quais o homem pode se relacionar com o tempo e o espaço.
Para esta atividade, adotaremos uma metodologia ativa e mão-na-massa, na qual os alunos serão incentivados a aprender fazendo. Eles participarão da criação de réplicas de calendários indígenas, o que envolverá pesquisas em grupo, debates, e a manipulação de materiais diversos. Esta abordagem tem como objetivo facilitar uma aprendizagem imersiva, permitindo que os alunos vivenciem diretamente os processos de compreensão e utilização do tempo como faziam os povos indígenas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, faremos uma imersão teórica sobre o conceito de tempo e a importância dos calendários para os povos indígenas. Na segunda aula, os alunos irão elaborar suas próprias réplicas de calendários indígenas, aplicando os conhecimentos adquiridos na prática.
A avaliação será formativa e processual, baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, na qualidade e criatividade das réplicas dos calendários criados, bem como na reflexão e capacidade de relacionar o conhecimento teórico com a prática. Será valorizado o desenvolvimento da consciência sobre a importância da diversidade cultural e a compreensão das diferentes noções de tempo. Além disso, será solicitada uma reflexão escrita individual sobre o que aprenderam durante o processo.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel kraft, tintas, pincéis, lápis, régua e material de pesquisa (livros, acesso à internet). Estimula-se a utilização de materiais recicláveis e naturais para a confecção das réplicas, aproximando os alunos das práticas sustentáveis e conectando-os ainda mais com as temáticas indígenas abordadas.
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