Viver na Idade dos Metais: Desafios e Legados

Desenvolvida por: Horten… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Idade dos Metais

A atividade 'Viver na Idade dos Metais: Desafios e Legados' visa proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma compreensão aprofundada sobre os avanços tecnológicos e sociais que ocorreram durante a Idade dos Metais e como essas mudanças moldaram a organização das sociedades antigas. Por meio de explanações iniciais e uma Roda de Debate, os alunos analisarão a evolução das ferramentas, armas e a transformação nas formas de trabalho e vida social. O foco será entender como o desenvolvimento da metalurgia afetou as relações sociais, a produção de alimentos, a guerra e as estruturas sociais. Esta atividade pedagógica pretende incitar o pensamento crítico e a análise comparativa entre os períodos históricos, promovendo a conexão dos alunos com o passado e incentivo ao reconhecimento da influência das inovações tecnológicas no desenvolvimento humano.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta aula é fornecer aos alunos uma visão holística da Idade dos Metais, enfatizando como a inovação tecnológica nos metais transformou diversas áreas da vida humana, desde a organização do trabalho até as estruturas sociais. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas para compreender o impacto das mudanças tecnológicas nas sociedades antigas e como essas transformações se refletem até hoje. Através da discussão e do debate, o objetivo é que eles possam comparar diferentes períodos históricos e reconhecer a importância das mulheres e das diferentes classes sociais nessas sociedades.

  • Entender o impacto das inovações tecnológicas no desenvolvimento das sociedades da Idade dos Metais.
  • Analisar a transformação nas formas de trabalho e vida social decorrentes do uso de metais.
  • Comparar as dinâmicas de abastecimento e formas de organização do trabalho em diferentes sociedades e períodos.
  • Reconhecer o papel social das mulheres nas sociedades antigas e medievais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI16: Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • EF06HI19: Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais da Idade dos Metais, incluindo a introdução às tecnologias de metalurgia, as inovações em ferramentas e armas, e como essas mudanças influenciaram a produção de alimentos, a guerra, e a estrutura social. Ao explorar esses temas, os estudantes ganharão uma compreensão abrangente do período, permitindo uma análise crítica do impacto dessas transformações nas sociedades antigas.

  • Introdução à Idade dos Metais: contexto histórico e importância.
  • Evolução das ferramentas e armas de metal.
  • Impacto da metalurgia nas formas de trabalho e estruturas sociais.
  • Relações sociais e de trabalho: Antes e depois da descoberta dos metais.
  • O papel das mulheres e das diferentes classes sociais nessas transformações.

Metodologia

Para a realização desta atividade, adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, por meio da realização de uma Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos e incentivados a discutir as perguntas propostas, com base nas informações apresentadas no início da aula. Essa abordagem promove a participação ativa dos alunos, estimula o pensamento crítico e a reflexão sobre os temas abordados, além de incentivar a habilidade de argumentação e expressão de ideias de forma clara e estruturada.

  • Breve explanação sobre a Idade dos Metais.
  • Formação de grupos para a Roda de Debate.
  • Discussão em grupos sobre as questões propostas.
  • Apresentação das conclusões de cada grupo para a classe.
  • Reflexão guiada pelo professor sobre os temas discutidos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a explanação dos principais conceitos e formação dos grupos. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate e a discussão final.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e formação dos grupos.
  • Aula 2: Roda de Debate e discussão final.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante a Roda de Debate e na qualidade das contribuições individuais e do grupo para a discussão. Será dado destaque à habilidade de relacionar os conceitos discutidos com os impactos na sociedade antiga e contemporânea, bem como à capacidade de argumentação, o respeito pelas opiniões alheias e a colaboração com o grupo. A participação do aluno será pontuada de acordo com critérios previamente estabelecidos, como clareza de expressão, profundidade de análise e contribuição para o aprendizado coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais para a apresentação inicial, como slides, imagens e textos sobre a Idade dos Metais. Além disso, serão utilizados espaços da sala de aula que permitam a organização dos alunos em grupos para a Roda de Debate, incentivando uma participação mais ativa e dinâmica durante a discussão.

  • Slides com informações sobre a Idade dos Metais
  • Imagens e esquemas ilustrativos das inovações tecnológicas
  • Textos de apoio para a Roda de Debate
  • Espaço físico adequado para a realização da Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo