Caixa do Tempo: Povos Indígenas e Portugueses

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Encontros culturais entre indígenas e portugueses

A atividade 'Caixa do Tempo: Povos Indígenas e Portugueses' tem como propósito proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e colaborativa para explorar os encontros culturais históricos entre os povos indígenas brasileiros e os colonizadores portugueses. Os alunos, divididos em grupos, criarão uma 'Caixa do Tempo' contendo artefatos que representam tanto a cultura e os saberes indígenas quanto as influências trazidas pelos portugueses. Esta atividade busca fomentar a pesquisa, a discussão e a apresentação dos significados de cada item selecionado para a caixa, incentivando os estudantes a refletirem sobre o impacto histórico dessas interações na formação da sociedade brasileira contemporânea. A abordagem metodológica é centrada em metodologias ativas de ensino, utilizando o trabalho em equipe para promover um aprendizado colaborativo e significativo, estimulando a capacidade crítica e investigativa dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é levar os alunos a compreenderem e apreciarem as complexas dinâmicas culturais e históricas entre indígenas e portugueses durante o período colonial. Os estudantes serão incentivados a pesquisar e propor interpretações sobre as interações culturais, tecnologias e sociedades envolvidas, possibilitando uma contextualização crítica dos legados desses encontros na atualidade.

  • Compreender os aspectos culturais e tecnológicos dos povos indígenas e portugueses durante o período colonial.
  • Interpretar o impacto histórico dos encontros culturais na sociedade atual.
  • Trabalhar colaborativamente e desenvolver habilidades críticas através da criação de artefatos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI01: Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • EF07HI02: Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
  • EF07HI03: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade será direcionado para uma análise abrangente das influências culturais e tecnológicas dos encontros entre portugueses e indígenas. A base teórica incluirá o estudo dos modos de vida dos indígenas antes e após a chegada dos europeus, as influências mútuas nas práticas e saberes cotidianos, e a evolução das relações de poder e resistência.

  • Estudo das culturas indígenas pré-coloniais.
  • Análise das influências culturais europeias sobre os povos indígenas.
  • Discussão sobre a integração e resistência cultural.

Metodologia

A utilização de metodologias ativas é crucial para a atividade, pois encoraja os alunos a serem protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem. A criação colaborativa da 'Caixa do Tempo' permitirá que os estudantes investiguem, discutam e simbolizem aspectos significativos das trocas culturais, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmica e interativa.

  • Pesquisa em grupo sobre culturas indígenas e portuguesas.
  • Debate e reflexão sobre os encontros culturais.
  • Criação de artefatos representativos para a 'Caixa do Tempo'.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 60 minutos, estruturadas para garantir a pesquisa, discussão e construção dos artefatos. A abordagem cronológica permitirá que os alunos aprofundem o entendimento e ganhem tempo para a elaboração dos seus projetos.

  • Aula 1: Introdução ao contexto histórico e início da pesquisa dos artefatos.
  • Aula 2: Finalização dos artefatos e apresentação dos significados atribuídos.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, colaboração e empenho dos alunos durante a atividade. Os grupos serão avaliados pela qualidade da pesquisa realizada e pelo significado e criatividade dos artefatos confeccionados. Exemplos de critérios incluem: coerência histórica dos itens selecionados, originalidade e capacidade de articular as ideias durante a apresentação. Além disso, a auto-avaliação e a avaliação entre pares serão estimuladas, promovendo auto-reflexão e feedback construtivo entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade são fundamentais para garantir a construção dos artefatos e a eficácia das apresentações. Materiais como papel, tesoura, cola, assim como recursos multimídia, estarão disponíveis para enriquecer o processo criativo e a fundamentação teórica.

  • Materiais de papelaria (papel, tesoura, cola).
  • Recursos multimídia para pesquisa (computadores, internet).
  • Livros e artigos sobre culturas indígenas e coloniais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo