Exploradores em Ação: Desvendando o Novo Mundo

Desenvolvida por: Bruno … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

A atividade é focada na simulação das Grandes Navegações, onde os alunos, divididos em grupos, assumem o papel de exploradores europeus. Através da criação de diários de bordo com mapas e registros fictícios, os alunos são incentivados a explorar o impacto das descobertas europeias no mundo moderno. Ao promover a compreensão crítica das dinâmicas coloniais, esta abordagem permite que os alunos reflitam sobre as lógicas de inclusão e exclusão vigentes na época e suas consequências. A atividade também é uma oportunidade de trabalho colaborativo, estimulando a liderança, negociação e a inclusão social, importantes habilidades socioemocionais para o desenvolvimento integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula são permitir aos alunos uma compreensão profunda das dinâmicas do período das Grandes Navegações, analisando criticamente como as descobertas impactaram a organização do poder e o comércio mundial. A ênfase está em conectá-los às lógicas de modernidade e suas práticas de exclusão dentro do contexto das explorações europeias. Além disso, os estudantes desenvolverão habilidades de pesquisa, interpretação cartográfica e produção de textos, enquanto praticam habilidades sociais, como trabalho em grupo e liderança.

  • Compreender o impacto das Grandes Navegações na organização do poder no mundo moderno.
  • Analisar as lógicas de inclusão e exclusão no contexto das descobertas europeias.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e interpretação cartográfica.
  • Produzir textos descritivos e críticos sobre o tema.
  • Estimular habilidade sociais através de trabalho em grupo e liderança.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI01: Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • EF07HI16: Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático explora as fases das Grandes Navegações, focalizando os interesses mercantis e territoriais da Europa e suas implicações para o estabelecimento do mundo colonial. Investigaremos as motivações por detrás das explorações, as rotas traçadas, e o impacto cultural, político e econômico nas sociedades envolvidas. Os alunos terão a oportunidade de interpretar documentos históricos e consultar mapas, enquanto desenvolvem seus próprios registros fictícios, reforçando o entendimento das condições de vida dos exploradores e das populações indígenas.

  • Grandes Navegações: Motivações e Conquistas.
  • Interesses mercantis e coloniais europeus.
  • Análise de documentos históricos e mapas da época.
  • Elaboração de diários de bordo e mapas fictícios.
  • Impacto cultural e econômico das Grandes Descobertas.

Metodologia

Para esta atividade, a metodologia aplicada será centrada em projetos, onde os alunos utilizam a pesquisa ativa e colaborativa para a construção de seus conhecimentos. Essa abordagem permite maior engajamento e entendimento dos eventos históricos ao promover a participação ativa e a investigação. Os estudantes trabalharão em pequenos grupos, favorecendo a troca de ideias e a construção colaborativa de produtos (diários e mapas), promovendo autonomia e protagonismo em seu processo de aprendizagem.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Pesquisa ativa e colaborativa.
  • Trabalho em pequenos grupos.
  • Construção colaborativa de produtos.
  • Engajamento ativo e protagonismo estudantil.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para uma única aula de 60 minutos, permitindo a imersão dos alunos no tema de forma estruturada e focada. Durante esse tempo, os alunos serão introduzidos à atividade, dividirão tarefas em grupos e iniciarão seus projetos. Criarão mapas e diários, concluindo com uma rodada de discussão para compartilhar descobertas e reflexões. A curta duração demanda um tempo bem organizado, compressando a execução das atividades sem comprometer a qualidade do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução às Grandes Navegações, divisão de tarefas em grupos, iniciação dos projetos de diários e mapas, e discussão final para compartilhar descobertas.
  • Momento 1: Introdução às Grandes Navegações (Duração: 15 minutos)
    Comece a aula com uma breve introdução às Grandes Navegações. Utilize um mapa-múndi projetado na lousa para mostrar as rotas principais dos exploradores europeus. Explique de maneira sucinta os principais motivos que levaram às expedições, como busca por novas rotas comerciais e expansão territorial. Faça perguntas interativas como 'Por que acreditam que era importante encontrar novas rotas?' para estimular o raciocínio crítico. Permita que os alunos compartilhem seus conhecimentos prévios.

    Momento 2: Divisão de Tarefas e Formação dos Grupos (Duração: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de aproximadamente quatro alunos, garantindo uma diversidade de habilidades e perfis em cada grupo. Explique que cada grupo representará uma expedição diferente e terá que criar um diário de bordo com um mapa fictício. Oriente-os sobre a escolha de um líder de grupo, responsável por garantir que todos os membros participem igualmente nas discussões e tarefas. É importante que você, professor, observe se as funções estão sendo distribuídas igualmente e intervenha se houver necessidade. Explique a importância do trabalho em equipe para o sucesso do projeto.

    Momento 3: Planejamento de Projetos de Diários e Mapas (Duração: 25 minutos)
    Forneça modelos e exemplos de diários de bordo da época, facilitando sua interpretação e despertando inspiração nos alunos. Os alunos devem iniciar a elaboração de seus diários, registrando a primeira parte da 'expedição', e revisar mapas comerciais da época para inspirá-los a criarem suas rotas. Incentive a pesquisa ativa mediante o uso de tablets ou computadores para buscar informações sobre a navegação na época. É importante que você, professor, circule pela sala para fornecer apoio contextual e estimular questionamentos. O feedback pode incluir questões como 'Quais desafios você acredita que os navegadores enfrentaram nesta rota?'

    Momento 4: Discussão e Compartilhamento de Descobertas (Duração: 10 minutos)
    Convide os grupos a compartilharem suas experiências de pesquisa e desafios encontrados no processo de elaboração dos diários e mapas. Estimule o diálogo entre os grupos, promovendo comentários construtivos e sugestões. Permita que os alunos façam perguntas uns aos outros e guiados pelo que declararam, promova uma reflexão sobre como os descobrimentos impactaram o mundo que conhecemos hoje. Finalize com uma rápida avaliação oral da atividade, pedindo aos alunos que descrevam o que mais aprenderam nesse processo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ainda que não haja alunos com deficiências específicas mencionadas, é fundamental assegurar que todos compreendam as tarefas e tenham acesso aos materiais de forma igualitária. Para tal, garanta que os recursos visuais, como mapas e imagens, sejam projetados em alta resolução. Utilize uma linguagem clara e acessível, fazendo pausas para perguntas durante as instruções. Ofereça também assistência extra para alunos que possam ter dificuldades de leitura ou escrita, promovendo pares de apoio entre os alunos para garantir a inclusão. Encoraje todos a participarem ativamente, respeitando e valorizando diferentes opiniões no grupo. Faça uso de materiais impressos com fontes grandes e boa legibilidade se necessário.

Avaliação

O processo avaliativo será diversificado, abrangendo métodos como autoavaliação e avaliação por pares, além da observação do professor. A autoavaliação permitirá aos alunos refletirem criticamente sobre suas contribuições e aprendizados. A avaliação por pares fomentará o desenvolvimento crítico e respeitoso das opiniões alheias. O professor, por meio de observação contínua, proporcionará feedback formativo visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

  • Autoavaliação dos alunos sobre sua participação e aprendizado.
  • Avaliação por pares para fomentar o feedback colaborativo.
  • Observação contínua pelo professor com feedback formativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados serão diversificados e acessíveis. Recursos digitais como tablets ou computadores para pesquisa online e software de mapeamento, papéis e canetas para a criação dos diários de bordo, além de materiais impressos de apoio sobre as Grandes Navegações. Atenção especial será dada ao uso ético e seguro destes recursos, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário à tecnologia.

  • Tablets ou computadores para pesquisa online.
  • Software de mapeamento digital.
  • Papéis e canetas para diários de bordo.
  • Materiais impressos sobre a história das Grandes Navegações.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos professores, mas ainda sim é essencial garantir estratégias que promovam inclusão e acessibilidade para todos os alunos, especialmente considerando a diversidade e a equidade em sala de aula. É importante criar um ambiente onde cada aluno se sinta parte integrante das atividades. Utilizar materiais diversos e estratégias diferenciadas, como recursos digitais acessíveis e atividades que promovam a interação entre os alunos, pode garantir a inclusão sem incorrer em grandes custos. Recorrer ao uso de linguagens claras e diferentes suportes visuais pode facilitar a compreensão por parte de todos os alunos, assegurando que mesmo os que encontram mais dificuldade sintam-se incluídos e motivados a participar.

  • Uso de materiais variados e recursos digitais acessíveis.
  • Promoção da interação entre alunos de diferentes habilidades.
  • Linguagem clara e suporte visual para inclusão.
  • Ambiente seguro e acolhedor para todos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo