Museu Vivo: Arte e Escravidão

Desenvolvida por: Regima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Escravidão na Arte

A atividade Museu Vivo: Arte e Escravidão visa criar um espaço educativo onde os alunos do 7º ano irão explorar diferentes períodos históricos através da arte, focando na representação da escravidão desde a Antiguidade até os tempos modernos. O objetivo é proporcionar uma compreensão crítica do tema, incentivando os estudantes a fazer conexões entre a história, a arte e suas implicações sociais. Cada grupo será responsável por estudar e apresentar uma fase específica da história da escravidão, elaborando réplicas artísticas e explicações sobre o contexto histórico, econômico e cultural do período abordado. A atividade culmina em uma exposição interativa, onde os alunos assumem o papel de mediadores do conhecimento, sendo protagonistas de seu próprio aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são essencialmente voltados para promover um diálogo interdisciplinar entre História e Arte, capacitando os alunos a identificar e analisar criticamente as representações da escravidão ao longo do tempo. Pretende-se que os estudantes se familiarizem com diferentes práticas artísticas e utilizem essas ferramentas para expressar compreensões complexas sobre temas históricos e sociais. Além disso, os alunos serão incentivados a desenvolver suas habilidades de pesquisa, apresentação e colaboração, essenciais para uma aprendizagem efetiva e significativa.

  • Promover a compreensão crítica das diferentes fases da escravidão e suas representações artísticas.
  • Estimular a conexão entre a história, arte e suas implicações sociais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação nos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI15: Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • EF07HI16: Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático referente à atividade Museu Vivo: Arte e Escravidão está orientado a explorar a cronologia e a representação da escravidão nas diversas fases históricas. Inicia-se com a compreensão do conceito de escravidão na Antiguidade, avança para a Idade Média e Renascimento, culminando nos tempos modernos, trazendo discussões sobre as implicações sociais e econômicas da escravidão contemporânea. Além disso, o programa aborda a importância da arte como uma manifestação cultural e histórica que serve tanto para a crítica social como para a representação dos oprimidos. A abordagem visa uma compreensão aprofundada dessas temáticas, utilizando a pesquisa e discussão como pilares estruturais para o aprendizado.

  • Estudo do conceito de escravidão nas diferentes eras históricas.
  • Representações artísticas da escravidão ao longo dos tempos.
  • Discussão sobre as implicações sociais e econômicas da escravidão.

Metodologia

A metodologia da atividade Museu Vivo: Arte e Escravidão emprega a aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos assumem um papel ativo e colaborativo no processo de construção do conhecimento. Esta abordagem é adequada para fomentar o protagonismo estudantil, permitindo que os alunos escolham como abordar cada fase histórica e quais formas artísticas empregar em suas apresentações. O uso de pesquisa guiada e trabalhos em grupo incentiva o desenvolvimento de competências essenciais, tais como pensamento crítico, autonomia, responsabilidade e liderança. Além disso, as apresentações ao vivo simulam um ambiente de museu, favorecendo um aprendizado dinâmico e uma maior assimilação dos conteúdos discutidos.

  • Aprendizagem baseada em projetos (PBL)
  • Trabalho colaborativo em grupos
  • Pesquisa guiada e apresentações ao vivo

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades para o Museu Vivo: Arte e Escravidão foi estruturado para maximizar a eficiência do tempo e garantir um processo de aprendizado contínuo. Com a previsão de 1 aula de 60 minutos, a atividade será iniciada por uma breve introdução ao tema da escravidão e o papel da arte na representação histórica. Uma vez iniciado, cada grupo de alunos apresenta sua fase histórica com os resultados de suas pesquisas e réplicas artísticas. Este tempo de aula é um espaço para oferecer feedback e promover discussões entre os grupos e o restante da turma, ampliando o entendimento coletivo e incentivando a participação ativa de todos os envolvidos.

  • Aula 1: Introdução ao tema, apresentações dos grupos e discussão em classe
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula apresentando a importância de estudar a escravidão e suas representações artísticas. Explique que o objetivo é entender as diferentes fases e implicações sociais através da história. Utilize imagens e exemplos de arte relacionadas ao tema para capturar o interesse dos alunos. Permita que façam perguntas e compartilhem o que já sabem sobre o assunto. Avalie o engajamento inicial dos alunos através das perguntas e das contribuições.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Designação dos Temas (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos, garantindo que todos os alunos participem ativamente. Explique que cada grupo será responsável por um período específico da história da escravidão e sua representação artística. Permita que os alunos escolham ou sorteiem o tema que cada grupo vai abordar. Garanta que os alunos entendam suas responsabilidades e o cronograma do projeto. Observe se os grupos estão equilibrados quanto à participação e ao entendimento das tarefas.

    Momento 3: Planejamento de Pesquisa e Coleta de Informações (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a iniciarem um planejamento de pesquisa. Forneça exemplos de fontes confiáveis e técnicas de pesquisa. Incentive a divisão de tarefas dentro dos grupos para garantir uma pesquisa mais completa e diversificada. Circule pela sala, ajudando a esclarecer dúvidas e a manter o foco nas tarefas. Avalie a organização e a capacidade dos alunos de dividir responsabilidades.

    Momento 4: Apresentações Iniciais e Discussão em Classe (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que cada grupo faça uma breve apresentação inicial das informações coletadas. Promova uma discussão em classe sobre os temas apresentados, incentivando perguntas e reflexões dos colegas. Use esta etapa para ajustar quaisquer mal-entendidos ou informações incorretas. Avalie a clareza das apresentações e a participação dos alunos na discussão. Encoraje todos os alunos a contribuir com ideias e perguntas.

Avaliação

A avaliação da atividade Museu Vivo: Arte e Escravidão será diversificada e formativa, centrada em processos de autoavaliação e avaliação por pares. O objetivo é observar a capacidade dos alunos de integrar conhecimento teórico na prática artística, bem como suas habilidades de apresentação e colaboração. Os critérios de avaliação incluem a coerência e precisão nas informações apresentadas, criatividade e inventividade na elaboração de réplicas artísticas, e a habilidade de argumentação e resposta a perguntas durante as apresentações. O professor oferecerá feedback formativo para apoiar o desenvolvimento contínuo dos alunos e ajustar o foco para atender às necessidades educacionais individuais e coletivas.

  • Coerência e precisão das informações apresentadas
  • Criatividade e originalidade das réplicas artísticas
  • Habilidade de argumentação e interação durante a apresentação

Materiais e ferramentas:

Para a realização do Museu Vivo: Arte e Escravidão\

  • Materiais artísticos básicos (papel, tinta, argila, etc.)
  • Ferramentas digitais para apresentações
  • Fontes de pesquisa (livros, artigos, documentários)

Inclusão e acessibilidade

Sabemos das demandas e desafios que os professores enfrentam, ainda mais quando envolve a adaptação de atividades para incluir todos os alunos. Para garantir a participação equitativa dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (Nível 1) e aqueles com deficiência intelectual, é recomendável simplificar as tarefas e instruções sem comprometer o objetivo pedagógico. Materiais visuais claros e objetivos podem ajudar na compreensão. Sessões de apoio individualizadas e a utilização de tecnologia assistiva, como aplicativos de leitura e audição, são algumas opções para viabilizar a inclusão. A cooperação entre pares também atuará como um facilitador, incentivando a integração dos alunos com diferentes necessidades e promovendo ambientes de aprendizagem colaborativos e inclusivos. A monitorização contínua e ajustes no plano, conforme necessário, ajudarão a garantir que todos os alunos estejam se beneficiando da atividade enquanto respeita suas próprias histórias e experiências de aprendizagem.

  • Simplificação e clareza na instrução de tarefas
  • Uso de materiais visuais claros e objetivos
  • Sessões de apoio individualizadas e tecnologia assistiva
  • Facilitação da cooperação entre pares para integração

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