Esta atividade é projetada para proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda das expedições marítimas realizadas entre os séculos XIV e XVI, com especial enfoque nas navegações pelo Atlântico e Pacífico. Os alunos serão incentivados a realizar pesquisas individuais em casa sobre essas importantes expedicoes. Essa preparacão servirá de base para a prática em sala de aula, onde serão formados grupos para a criação de murais digitais. Esses murais deverão explorar, comparar e contrastar as duas rotas de navegação, abordando aspectos como trajetos, tecnologias utilizadas, descobertas principais e as consequências dessas viagens para os povos envolvidos. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa, capacitando os alunos a entenderem melhor o impacto dessas navegações na história global. A discussão em sala enfatizará as semelhanças e diferenças entre as rotas do Atlântico e do Pacífico, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na compreensão das grandes navegações e suas influências na história global, explorando as dinâmicas das expedições marítimas e seus impactos. Ao comparar as navegações pelo Atlântico e Pacífico, os alunos desenvolverão habilidades analíticas e críticas, além de aprimorar sua capacidade de realizar pesquisas e trabalhar colaborativamente. Esta experiência vai além da memorização de datas e nomes, buscando incentivar a curiosidade, a crítica e a compreensão da complexidade dos eventos históricos.
O conteúdo dessa atividade enfoca os detalhes e as implicações das grandes navegações, mergulhando nos aspectos tecnológicos, geográficos, culturais e econômicos dessas jornadas. Inclui o estudo das rotas, das embarcações e dos instrumentos de navegação, assim como das descobertas geográficas e dos encontros entre culturas.
Adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida\
A carga horária total de 6 horas será distribuída ao longo de 7.2 aulas de 50 minutos, iniciando com a introdução e orientação sobre as pesquisas. As sessões subsequentes serão dedicadas ao desenvolvimento dos murais, seguidas de apresentações e debates.
A avaliação será baseada na eficácia da pesquisa inicial, na contribuição para a criação do mural digital e na participação nas discussões. Será avaliada a profundidade da análise comparativa entre as rotas marítimas e a capacidade de articular os impactos das navegações na história. Recomenda-se o uso de um rubrica de avaliação, incluindo critérios como pesquisa, análise crítica, colaboração, apresentação e participação.
Para a realização da atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa e uso de ferramentas digitais como o Padlet para a criação dos murais digitais. Recursos adicionais incluem materiais de leitura e vídeos sobre as grandes navegações, disponibilizados pelo professor.
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