Navegadores no Sofá: Uma Viagem pelo Atlântico e Pacífico

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: As Grandes Navegações

Esta atividade é projetada para proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda das expedições marítimas realizadas entre os séculos XIV e XVI, com especial enfoque nas navegações pelo Atlântico e Pacífico. Os alunos serão incentivados a realizar pesquisas individuais em casa sobre essas importantes expedicoes. Essa preparacão servirá de base para a prática em sala de aula, onde serão formados grupos para a criação de murais digitais. Esses murais deverão explorar, comparar e contrastar as duas rotas de navegação, abordando aspectos como trajetos, tecnologias utilizadas, descobertas principais e as consequências dessas viagens para os povos envolvidos. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa, capacitando os alunos a entenderem melhor o impacto dessas navegações na história global. A discussão em sala enfatizará as semelhanças e diferenças entre as rotas do Atlântico e do Pacífico, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na compreensão das grandes navegações e suas influências na história global, explorando as dinâmicas das expedições marítimas e seus impactos. Ao comparar as navegações pelo Atlântico e Pacífico, os alunos desenvolverão habilidades analíticas e críticas, além de aprimorar sua capacidade de realizar pesquisas e trabalhar colaborativamente. Esta experiência vai além da memorização de datas e nomes, buscando incentivar a curiosidade, a crítica e a compreensão da complexidade dos eventos históricos.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa individuais e colaborativas.
  • Comparar e contrastar as expedições marítimas pelo Atlântico e Pacífico.
  • Analisar as consequências das grandes navegações para os povos envolvidos.
  • Compreender o impacto das navegações na história global.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI06: Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

Conteúdo Programático

O conteúdo dessa atividade enfoca os detalhes e as implicações das grandes navegações, mergulhando nos aspectos tecnológicos, geográficos, culturais e econômicos dessas jornadas. Inclui o estudo das rotas, das embarcações e dos instrumentos de navegação, assim como das descobertas geográficas e dos encontros entre culturas.

  • História das grandes navegações.
  • Rotas do Atlântico e do Pacífico.
  • Tecnologias e instrumentos de navegação.
  • Descobertas geográficas e impactos culturais.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida\

  • Pesquisa individual prévia.
  • Formação de grupos para atividades colaborativas.
  • Criação de murais digitais.
  • Discussão dirigida e troca de conhecimentos em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total de 6 horas será distribuída ao longo de 7.2 aulas de 50 minutos, iniciando com a introdução e orientação sobre as pesquisas. As sessões subsequentes serão dedicadas ao desenvolvimento dos murais, seguidas de apresentações e debates.

  • Aula 1: Introdução ao tema e orientações para a pesquisa em casa.
  • Aula 2-5: Trabalho em grupos para criação dos murais digitais.
  • Aula 6: Preparação e ensaio das apresentações.
  • Aula 7: Apresentações dos murais e debates.
  • Aula 7.2: Reflexão e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na eficácia da pesquisa inicial, na contribuição para a criação do mural digital e na participação nas discussões. Será avaliada a profundidade da análise comparativa entre as rotas marítimas e a capacidade de articular os impactos das navegações na história. Recomenda-se o uso de um rubrica de avaliação, incluindo critérios como pesquisa, análise crítica, colaboração, apresentação e participação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa e uso de ferramentas digitais como o Padlet para a criação dos murais digitais. Recursos adicionais incluem materiais de leitura e vídeos sobre as grandes navegações, disponibilizados pelo professor.

  • Acesso à Internet.
  • Computadores ou tablets.
  • Ferramenta digital Padlet.
  • Materiais de leitura e vídeos selecionados.

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