Navegando pelos Oceanos do Mundo

Desenvolvida por: Fabio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Expansão Marítima Europeia

Nesta atividade, os alunos do 7º ano irão explorar as navegações europeias e suas conexões globais através de uma série de aulas interativas e dinâmicas. A primeira aula será expositiva e informativa, introduzindo os conceitos básicos das navegações europeias e as interações globais que surgiram a partir delas, abordando as relações entre o Novo Mundo, Europa, África e Ásia. A segunda aula incentivará a aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos, divididos em grupos, desenvolverão um mapa interativo para visualizar e entender os principais trajetos marítimos. Na terceira e última aula, os alunos participarão de uma atividade prática, construindo maquetes das rotas de navegação e das trocas culturais entre os continentes, que servirá para consolidar o conhecimento adquirido de maneira mão-na-massa. Essa abordagem, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades cognitivas específicas, também promove o trabalho em equipe, a inclusão e a expressão criativa, alinhando-se perfeitamente aos objetivos pedagógicos e às habilidades da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e compreender as conexões entre diferentes sociedades ao redor do mundo no contexto da expansão marítima europeia. Os alunos deverão ser capazes de interpretar os impactos das navegações não apenas do ponto de vista geográfico, mas também social e cultural, reconhecendo a complexidade das interações entre continentes. Ao longo das atividades, os alunos serão incentivados a trabalhar coletivamente, respeitando e ouvindo as diversas opiniões de seus pares, o que também estimula o desenvolvimento de competências socioemocionais. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos produzam representações criativas e precisas do conteúdo aprendido, demonstrando entendimento crítico e aplicado dos temas discutidos.

  • Desenvolver a capacidade de identificar conexões globais estabelecidas pelas navegações europeias.
  • Promover o entendimento crítico dos impactos sociais e culturais das navegações.
  • Estimular o trabalho em equipe respeitando opiniões diversas.
  • Capacitar os alunos a usar representações geográficas de maneira crítica e aplicada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI02: Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
  • EF07HI03: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
  • EF07HI05: Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a expansão marítima europeia, com foco nas grandes navegações e seu papel de conectividade entre diferentes regiões do mundo. Os alunos serão introduzidos às rotas marítimas que constituíram importantes eixos de trocas culturais e econômicas entre continentes, estudando as complexas interações que emergiram dessas trocas. O programa reforçará o entendimento das representações geográficas, estimulando não apenas o reconhecimento dos locais, mas também a compreensão da importância estratégica dessas rotas no contexto global. Além disso, temas relacionados às reformas religiosas e suas implicações culturais e sociais no período moderno também serão integrados, oferecendo uma visão ampla das transformações ocorridas nesse período histórico.

  • Introdução às Grandes Navegações.
  • A Introdução às Grandes Navegações tem como objetivo principal contextualizar os alunos sobre o período histórico em que essas expedições ocorreram, destacando suas motivações e consequências. Inicialmente, será abordado o contexto econômico e político da Europa nos séculos XV e XVI, incluindo fatores como a busca por novas rotas comerciais para obter especiarias, ouro e outros recursos valiosos, além do desejo de expandir territórios e evangelizar novas terras. Será apresentado aos alunos o papel crucial de nações como Portugal e Espanha, que lideraram o movimento exploratório, financiando expedições marítimas ousadas que alteraram o curso da história mundial.

    A aula expositiva incluirá uma discussão sobre as inovações tecnológicas que viabilizaram as navegações, como o desenvolvimento de caravelas mais ágeis e de instrumentos de navegação aprimorados, como o astrolábio e a bússola. Serão levantadas questões sobre os impactos dessas tecnologias na capacidade de exploração marítima e como elas abriram caminho para descobertas geográficas significativas. Para tornar o aprendizado mais dinâmico, os alunos terão acesso a uma linha do tempo interativa, destacando eventos e figuras-chave, como Vasco da Gama e Cristóvão Colombo, o que contribuirá para uma compreensão mais abrangente desse período histórico tão influente.

  • Conexões globais entre Europa, Ásia, África e o Novo Mundo.
  • Intercâmbio cultural e econômico entre continentes.
  • O detalhamento do item 'Intercâmbio cultural e econômico entre continentes' visa proporcionar aos alunos uma compreensão ampla das influências recíprocas que surgiram a partir das grandes navegações. O intercâmbio cultural e econômico foi uma consequência direta dos contatos estabelecidos entre europeus, africanos, asiáticos e os povos do Novo Mundo. Durante as aulas, será abordado como esse fluxo constante de bens, conhecimentos, ideias e tradições transformou as sociedades envolvidas. Os alunos serão incentivados a explorar exemplos históricos de trocas de saberes, como a difusão de tecnologias agrícolas e metalúrgicas, além de mudanças nos hábitos alimentares com a introdução de novos produtos, como o milho e a batata na Europa, e o trigo e a cana-de-açúcar nas Américas.

    A abordagem prática deste conteúdo permitirá que os alunos reflitam sobre as implicações sociais e econômicas desse intercâmbio. Por meio de atividades interativas, como encenações ou dramatizações, eles poderão vivenciar situações de negociações e trocas culturais. Serão utilizados materiais diversos, como representações gráficas e recursos audiovisuais, que ilustrarão, por exemplo, a rota de especiarias, mostrando como produtos orientais influenciaram a vida cotidiana e a economia europeia. Compreender como a globalização começou a se formar nessa época ajudará os alunos a notar paralelos com as interações culturais contemporâneas, facilitando o entendimento da importância da diversidade cultural.

  • Importância das rotas marítimas na história.
  • No detalhamento do item 'Importância das rotas marítimas na história', o foco será proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente de como as rotas marítimas desempenharam um papel crucial no desenvolvimento das civilizações. As rotas marítimas foram as principais artérias de comércio e comunicação entre os povos, facilitando trocas culturais, econômicas e tecnológicas ao longo dos séculos. Durante a unidade, os alunos serão introduzidos aos principais corredores marítimos da história, como o Mar Mediterrâneo, o Oceano Índico e o Atlântico, explorando como estas vias aquáticas permitiram a interconexão entre continentes longínquos e influenciaram o curso da história mundial. A metodologia adotará recursos visuais e mapas históricos para que os alunos possam visualizar estas rotas e entender suas influências ao longo do tempo.

    Os alunos serão envolvidos em atividades práticas, como a criação de linhas do tempo interativas, que destacam eventos-chave que ocorreram ao longo dessas rotas, como a Rota da Seda Marítima e as aventuras dos exploradores europeus durante as Grandes Navegações. Além disso, será incentivado o uso de comparações contemporâneas, permitindo que os estudantes identifiquem como as rotas marítimas históricas estão relacionadas às atuais vias comerciais e de comunicação global. Para enriquecer o aprendizado, os estudantes poderão participar de debates e discussões sobre como o controle dessas rotas impactou a geopolítica e a economia das nações envolvidas, refletindo sobre questões de poder, dominação e resistência.

    Através deste estudo, os alunos não apenas compreenderão a importância histórica das rotas marítimas, mas também serão capazes de analisar criticamente como estas influenciaram as interações humanas ao longo do tempo. Esse conhecimento permitirá que os estudantes reconheçam padrões de globalização que persistem até hoje, promovendo uma compreensão mais profunda sobre como as sociedades se desenvolvem em um contexto global interconectado.

  • Impacto das reformas religiosas nas trocas culturais.
  • O detalhamento do item 'Impacto das reformas religiosas nas trocas culturais' tem como objetivo explorar como as ondas de reformas religiosas na Europa dos séculos XVI e XVII influenciaram significativamente as interações culturais entre os continentes, especialmente durante o período das Grandes Navegações. As reformas, como a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero, não apenas mudaram o cenário religioso da Europa, mas também tiveram vastos impactos políticos, sociais e culturais, que reverberaram nas relações com a África, Ásia e as Américas. Durante as aulas, os alunos serão apresentados a exemplos de missões religiosas que, impulsionadas por um fervor renovado, partiram para evangelizar o Novo Mundo e outros territórios, provocando mudanças nos sistemas de crenças locais e nas estruturas de poder.

    Para tornar o estudo mais acessível e relevante, os alunos serão engajados em discussões sobre como essas mudanças religiosas facilitaram ou dificultaram o entendimento entre as diferentes culturas encontradas. Serão utilizados recursos visuais, como mapas e gráficos, para ilustrar o movimento das missões e a propagação das ideias reformistas pelo mundo. Exemplos de interações culturais, como o sincretismo religioso em diversas regiões da América Latina, serão explorados para demonstrar como as trocas culturais se desenvolveram na presença de influências religiosas europeias. Além disso, dramatizações e encenações permitirão aos alunos vivenciar as tensões e adaptações culturais que surgiram como resultado das reformas religiosas.

    A abordagem pedagógica incluirá a análise crítica de textos históricos e documentos da época, permitindo que os estudantes compreendam a diversidade de perspectivas envolvidas nas trocas culturais mediadas por reformas religiosas. Comparações contemporâneas serão feitas para ajudar os alunos a entenderem como eventos históricos passados ainda afetam a dinâmica cultural atual. Encerrando a unidade, debates sobre a relação entre religião, cultura e imperialismo incentivarão os alunos a refletirem sobre a influência contínua das reformas religiosas nas sociedades modernas, promovendo uma compreensão contextualizada e crítica da história global.

Metodologia

As metodologias selecionadas para este plano visam engajar os alunos de maneira interativa e prática. A aula expositiva inicial estabelecerá uma base sólida de conhecimento, com o professor guiando os alunos através de uma apresentação multimídia rica em mapas, ilustrações e vídeos. A segunda aula adotará a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), promovendo a colaboração entre os alunos na criação de um mapa interativo que represente as rotas marítimas discutidas. Esse projeto permitirá uma exploração mais profunda e personalizada do conteúdo, adaptando-se ao ritmo e interesse dos grupos. Finalmente, a terceira aula proporcionará uma atividade prática mão-na-massa, onde os alunos construirão maquetes. Este método estimula a criatividade e a imaginação, além de reforçar o aprendizado por meio da prática. Combinadas, essas metodologias asseguram que os alunos não apenas absorvam o conteúdo, mas interajam e reflitam criticamente sobre ele.

  • Aula expositiva com multimídia.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Construção de maquetes.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de aulas está distribuído de forma a maximizar o engajamento e compreensão dos alunos sobre o tema. Na primeira aula, será realizada uma apresentação expositiva, onde os alunos terão uma introdução ao tema das navegações europeias e suas implicações globais. A segunda aula será dedicada à aprendizagem baseada em projetos, permitindo aos alunos criar mapas interativos em grupos, o que estimulará a colaboração e a aplicação prática do conhecimento teórico. Finalmente, a terceira aula será uma atividade prática de construção de maquetes, oferecendo uma oportunidade tangível para que os alunos materializem o conhecimento adquirido, promovendo uma compreensão mais concreta das rotas e das interações culturais estudadas.

  • Aula 1: Introdução ao tema das navegações europeias e suas conexões globais.
  • Momento 1: Abertura e contextualização histórica (Duração: 10 minutos)
    Comece saudando os alunos de maneira acolhedora e introduza o tema das Grandes Navegações. Utilize um slide com um mapa da Europa do século XV destacando Portugal e Espanha. Explique brevemente os contextos políticos e econômicos que levaram a essas nações a explorar o oceano. Permita que os alunos façam perguntas iniciais, incentivando o compartilhamento de conhecimento prévio. É importante que os alunos sintam-se confortáveis em expressar seu entendimento inicial. Utilize essas perguntas como uma forma de avaliar a compreensão prévia dos alunos.

    Momento 2: Aula expositiva com multimídia (Duração: 15 minutos)
    Utilize uma apresentação multimídia para destacar as inovações tecnológicas da época, como a caravela, a bússola e o astrolábio. Mostre vídeos curtos que explicitem os impactos dessas navegações na economia e na cultura globais. Incentive a participação ativa solicitando que os alunos façam comparações dessas inovações com as tecnologias atuais. Faça perguntas abertas e observe a participação dos alunos. Avalie a compreensão por meio das respostas e comentários feitos por eles.

    Momento 3: Discussão guiada e reflexões finais (Duração: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam a pergunta: 'Como as navegações da Europa influenciaram os outros continentes?' Permita que cada grupo compartilhe suas conclusões, promovendo um debate saudável. Oriente os alunos a respeitarem as diferentes opiniões e estimulem o desenvolvimento de habilidades de negociação e liderança dentro dos grupos. Ao final, recapitule os pontos principais e anote no quadro as conclusões tiradas pelos alunos. Avalie tanto o engajamento quanto a qualidade das contribuições dos alunos durante as discussões em grupo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Desenvolva um ambiente acolhedor onde todos os alunos se sintam seguros para participar. Utilize recursos visuais claros e de fácil compreensão, além de disponibilizar legendas nos vídeos sempre que possível. Considere necessidades específicas, como materiais impressos com fontes maiores ou contrastes adequados para alunos com dificuldades visuais. Faça pausas breves entre os momentos para garantir o entendimento de todos e incentive a cooperação entre alunos para que aqueles que tenham mais dificuldades possam ser apoiados. Ao buscar continuamente formas inovadoras e justas de inclusão, lembre-se de que sua contribuição é crucial para um ambiente educacional inclusivo e igualitário.

  • Aula 2: Criação de mapas interativos em grupos, explorando trajetos marítimos.
  • Momento 1: Abertura e formação dos grupos (Duração: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente os conceitos discutidos na aula anterior sobre navegações e suas implicações históricas. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, de acordo com suas afinidades ou interesses para facilitar a interação e o trabalho em equipe. Explique que cada grupo irá criar um mapa interativo representando os trajetos marítimos das Grandes Navegações. Oriente os alunos a escolherem uma rota específica (ex.: Vasco da Gama, Cristóvão Colombo) para explorar. É importante que cada grupo tenha uma função definida para cada membro (ex.: pesquisador, artista gráfico, apresentador, etc.). Observe se todos os alunos estão engajados e entendendo suas tarefas.

    Momento 2: Pesquisa e coleta de informações (Duração: 15 minutos)
    Permita que os alunos usem computadores/tablets para pesquisar sobre os trajetos marítimos que escolheram. Forneça links ou fontes confiáveis para que realizem suas buscas. Oriente a coleta de informações sobre os marcos geográficos importantes, eventos históricos associados e figuras importantes associadas à rota escolhida. Circule pela sala para oferecer apoio aos alunos que tenham dúvidas ou dificuldades, incentivando perguntas e estimulando a troca de informações dentro e entre os grupos. Avalie a qualidade da pesquisa dos alunos observando as informações coletadas e sugerindo melhorias.

    Momento 3: Elaboração dos mapas interativos (Duração: 10 minutos)
    Instrua os alunos a utilizar ferramentas digitais (como Google My Maps) ou papel kraft e canetas coloridas para representar os trajetos em seus mapas interativos. Estimule a criatividade ao adicionar elementos visuais, como ícones ou legendas, para enriquecer suas representações gráficas. Garanta que cada grupo explore de maneira crítica como a rota influenciou os continentes envolvidos. Sugira que cada aluno faça anotações que justifiquem suas escolhas de design e conteúdo no mapa. Durante a atividade, observe e oriente os grupos, elogiando suas soluções inovadoras e ajudando na resolução de conflitos caso surjam. Avalie o progresso e engajamento por meio dos mapas desenvolvidos e da dinâmica do grupo.

    Momento 4: Compartilhamento e feedback (Duração: 5 minutos)
    Conclua a aula reservando um tempo para que cada grupo apresente brevemente seus mapas ao restante da turma. Incentive os alunos a fornecerem feedback construtivo para os colegas, mencionando aspectos positivos e sugestões de melhorias. Faça perguntas orientadoras para que os grupos reflitam sobre o processo de criação e o que aprenderam sobre as rotas marítimas. Encerre destacando a importância da exploração e da interconexão global do passado em comparação com os dias atuais. Reforce o compromisso com a inclusão ao valorizar todas as contribuições, independente da complexidade das apresentações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar integralmente, além de fornecer acesso a dispositivos tecnológicos, crie oportunidades para que alunos mais experientes ajudem colegas em dificuldades. Utilize legendas em vídeos e inclua descrições orais detalhadas para elementos visuais. Mantenha um ambiente onde perguntas sejam sempre bem-vindas. Além disso, ofereça opções de representação gráfica que não exijam destreza manual para alunos com dificuldades motoras, como ferramentas digitais que permitam a criação colaborativa de mapas. Incentive o respeito mútuo e a troca de conhecimento entre os alunos para aumentar a participação efetiva de todos.

  • Aula 3: Atividade prática – Construção de maquetes representando as rotas e trocas culturais.

Avaliação

A avaliação dos alunos será diversificada e contínua, favorecendo tanto a compreensão dos conteúdos quanto o desenvolvimento de competências sociais e práticas. Os processos avaliativos incluirão a observação ativa e contínua durante as aulas, feedback formativo enquanto os grupos trabalham em seus projetos, e uma avaliação final dos produtos criados. 1. Na primeira aula, a observação será a principal ferramenta, com o professor anotando a participação e o envolvimento dos alunos durante a discussão inicial. 2. A segunda aula possibilitará o uso do feedback formativo, onde o professor pode orientar os grupos sobre suas pesquisas e construção dos mapas interativos, oferecendo sugestões e estimulando o pensamento crítico. Exemplos práticos incluem observar como os alunos justificam a escolha de rotas em seus mapas e se conseguem correlacionar esses caminhos às interações culturais discutidas. 3. A atividade prática de maquete na terceira aula servirá como uma avaliação somativa. Os critérios incluirão criatividade, precisão na representação das rotas, e a capacidade dos alunos de explicar suas construções e o pensamento por trás delas. Além disso, a autoavaliação será incentivada, com os alunos refletindo sobre seu aprendizado e a dinâmica de grupo, promovendo a autorregulação e a metacognição. A diversidade de métodos avaliativos permitirá uma visão abrangente do progresso dos alunos, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam adequadamente alcançados.

  • Observação ativa e contínua durante as aulas.
  • Feedback formativo durante o projeto.
  • Avaliação somativa dos produtos finais e autoavaliação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade devem ser variados e ricos, visando promover o engajamento e facilitar a compreensão dos alunos. Estes incluirão multimídia como vídeos e slides para a aula expositiva, permitindo que os alunos visualmente conectem os conteúdos históricos com o mundo real. Além disso, materiais de pesquisa, tanto online quanto impressos, apoiarão a criação dos mapas interativos, enquanto materiais artísticos como papelão, tintas e cola serão fornecidos para a construção das maquetes. Esses recursos são cruciais para uma aprendizagem prática e interativa, proporcionando múltiplas formas de representação e expressão, o que enriquecerá a experiência dos estudantes e fomentará um maior entendimento dos temas propostos.

  • Vídeos e slides multimídia para a aula expositiva.
  • Os vídeos e slides multimídia para a aula expositiva podem ser acessados por meio de uma plataforma de compartilhamento de arquivos na nuvem, como o Google Drive ou o Microsoft OneDrive. O professor deve criar uma pasta específica para a atividade denominada 'Navegando pelos Oceanos do Mundo' e disponibilizar os links de acesso aos alunos via e-mail ou através da plataforma de comunicação educacional utilizada pela escola, como o Google Classroom ou o Microsoft Teams. Dentro dessa pasta, estarão disponíveis os arquivos de vídeos e apresentações de slides organizados por tópicos. Caso a escola utilize uma plataforma própria ou outro sistema de gestão de aprendizagem, é importante que o professor certifique-se de que todos os alunos tenham as permissões necessárias para visualizar e baixar os materiais. Para garantir que os alunos com diversas necessidades possam aproveitar o conteúdo, é recomendável que os vídeos possuam legendas e que os slides estejam em formatos compatíveis com leitores de tela.

  • Materiais de pesquisa online e impressos para os mapas interativos.
  • Materiais artísticos para construção das maquetes.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios que os educadores enfrentam diariamente, mas acreditamos na importância de garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário às oportunidades de aprendizado. Para essa atividade, embora não haja alunos com necessidades específicas, estratégias de inclusão podem ser aplicadas para promover um ambiente de aprendizagem equitativo e respeitoso. Por exemplo, o uso de recursos visuais e multimídia pode atender a diferentes estilos de aprendizagem, garantindo que alunos visuais ou auditivos tenham uma melhor compreensão do conteúdo. Além disso, a dinâmica de trabalho em grupo permite que os alunos apoiem uns aos outros e se beneficiem de diferentes habilidades e perspectivas, promovendo a solidariedade e o respeito mútuo. Recomenda-se também verificar a clareza e acessibilidade dos recursos digitais utilizados, assegurando que todos os alunos possam acessá-los sem dificuldades. Criar um ambiente colaborativo, onde a diversidade de ideias é valorizada, não só promove inclusão, mas também enriquecimento do próprio aprendizado.

  • Utilização de recursos visuais e multimídia para atender a diferentes estilos de aprendizagem.
  • Promoção de um ambiente colaborativo e respeitoso.
  • Verificação da clareza e acessibilidade dos materiais digitais utilizados.

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