Debate na Corte!

Desenvolvida por: Sonaly… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Independência do Brasil - 1822

A atividade 'Debate na Corte!' é uma prática pedagógica destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que busca promover um entendimento crítico e contextualizado sobre os eventos que culminaram na independência do Brasil em 1822. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo representará diferentes personagens históricos, como nobres, líderes comunitários e cidadãos comuns. Através de uma breve pesquisa, os grupos discutirão os interesses, temores e expectativas desses personagens em relação à independência. A atividade culmina em uma roda de debate, onde serão apresentadas as diferentes perspectivas e será fomentada a discussão crítica sobre os conceitos de governo e território. Essa dinâmica visa ampliar o entendimento dos alunos sobre as tensões e interesses da época, promovendo uma visão mais ampla e contextualizada dos eventos históricos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e crítica dos eventos relacionados à independência do Brasil em 1822. Ao interpretar e discutir as diferentes perspectivas dos personagens históricos, os alunos serão capazes de reconhecer a complexidade das relações sociais e políticas da época. A atividade encoraja a análise crítica, a pesquisa independente e a expressão oral, fundamentais para o desenvolvimento de competências históricas e comunicativas que são essenciais para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e debate.
  • Compreender diferentes perspectivas históricas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08HI06: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
  • EF08HI07: Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
  • EF08HI12: Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Debate na Corte!' foi elaborado para abordar de maneira ampla e integrada a independência do Brasil, considerando os diferentes vetores que influenciaram este acontecimento. Ao analisar as tensões políticas, os interesses econômicos e as mudanças sociais, os alunos terão a oportunidade de entender as complexidades que envolveram o processo de independência. Além disso, a atividade estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais para a análise histórica, como a interpretação de fontes e a formulação de argumentos coerentes e embasados.

  • Processo de independência do Brasil.
  • Tensões sociais e políticas de 1822.
  • Interesses econômicos e territoriais da época.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Debate na Corte!' é baseada em estratégias de ensino que valorizam a investigação ativa e o aprendizado colaborativo. Através da pesquisa em grupo e da realização do debate, os alunos são incentivados a interagir uns com os outros e a participar de trocas de ideias, exercitando suas habilidades de argumentação e defesa de pontos de vista. O formato de trabalho em grupos estimula a corresponsabilidade e a cooperação, aspectos fundamentais para o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos.

  • Pesquisa em grupo sobre personagens históricos.
  • Roda de debate.
  • Apresentação de interesses e expectativas dos personagens.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Debate na Corte!' foi estruturado para que os alunos possam explorar de forma eficaz o tema proposto e desenvolver suas competências históricas e comunicativas em um tempo adequado. Durante as duas aulas previstas, será realizado um percurso de pesquisa, preparação e apresentação, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para preparação e execução das atividades propostas.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, preparação do debate e realização da roda de debates.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Debate na Corte!' será realizada de forma contínua e incluirá aspectos qualitativos e quantitativos. Os alunos serão avaliados pela participação e colaboração em grupo, pela qualidade da pesquisa realizada e pela apresentação de argumentos durante o debate. As habilidades de comunicação oral e a capacidade de defender e criticar pontos de vista também serão consideradas. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza e coerência na apresentação dos argumentos, capacidade de trabalhar em equipe, postura crítica e respeito às opiniões divergentes durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade 'Debate na Corte!' visam apoiar tanto a pesquisa como a execução do debate. A utilização de materiais variados permite que os alunos tenham acesso a informações diversificadas e desenvolvam um entendimento mais profundo do tema. Além disso, os recursos tecnológicos promovem a interação e o engajamento dos alunos durante a realização das atividades.

  • Livros didáticos e paradidáticos sobre a Independência do Brasil.
  • Acesso a internet para pesquisa.
  • Computadores ou tablets para elaboração das apresentações.

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