A atividade 'Ecos da Revolução Francesa: Role-Play Histórico' proporciona aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental uma imersão nos eventos e nas diversas perspectivas presentes na Revolução Francesa. Por meio da divisão da classe em grupos representativos das principais facções da época - monarquistas, girondinos, jacobinos e sans-culottes - os alunos serão incentivados a pesquisar intensivamente sobre os princípios, objetivos e visões de futuro para a França de cada facção. Essa atividade é composta por preparação de apresentações e um debate formatado como uma Assembleia Nacional Constituinte, onde cada grupo terá a chance de defender suas posições. Este exercício visa não apenas o aprofundamento histórico, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, argumentação, trabalho em equipe e empatia, ao se colocarem nos papéis de figuras históricas com ideais distintos. O objetivo é fornecer uma compreensão crítica dos processos e desdobramentos da Revolução Francesa, promovendo uma reflexão sobre suas contribuições para o mundo contemporâneo.
A atividade prevê a promoção do entendimento global sobre a Revolução Francesa, focando nos diversos pontos de vista e facções envolvidas. Pretende-se desenvolver competências críticas, habilidades de pesquisa e argumentação, bem como estimular a empatia ao interpretar diferentes perspectivas históricas. O aluno será capaz de relacionar os desdobramentos da Revolução com o mundo atual, percebendo a influência dos ideais revolucionários na organização das sociedades contemporâneas.
A atividade aborda aspectos chave da Revolução Francesa, desde seus antecedentes como o Iluminismo até seus desdobramentos que reverberam até hoje. O foco será nas diversas facções e na sua influência no curso da revolução, assim como nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade que emergiram desse momento histórico.
Utilizaremos uma metodologia ativa, promovendo a participação direta dos alunos através do role-play. Cada grupo terá a responsabilidade de pesquisar profundamente sobre sua facção, preparando apresentações e argumentos para o debate simulado. Este método estimula o aprendizado prático, a interação entre os alunos e a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a divisão dos grupos e dada a introdução à pesquisa e preparação das apresentações. A segunda aula será dedicada ao debate e à reflexão coletiva sobre os aprendizados.
A avaliação será formativa, levando em conta a participação ativa, a qualidade da pesquisa e das apresentações, bem como a capacidade de argumentação no debate. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre os temas abordados, bem como ao trabalho em equipe e à habilidade de expressar empatia pelas diversas visões históricas representadas.
Para a execução da atividade, será essencial o acesso a recursos digitais para a pesquisa (como internet e bancos de dados online), assim como materiais para a elaboração das apresentações (papel, canetas, slides, etc.). Também serão utilizados vídeos e documentários que abordam a Revolução Francesa de maneiras diversas, para proporcionar uma visão ampla e engajadora do tema.
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