Linha do Tempo Interativa: Brasil 1808-1822

Desenvolvida por: Kin Ma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Independência do Brasil e Transformações Políticas

Esta atividade prática consiste na criação de uma linha do tempo interativa sobre a organização política e social do Brasil entre 1808 e 1822. Organizados em grupos, os alunos investigarão eventos-chave e personagens históricos desse período. Utilizando materiais digitais ou manuais, os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, síntese e apresentação. Ao final, cada grupo apresentará sua linha do tempo, explicando os desdobramentos históricos relacionados. Essa abordagem colaborativa e interativa busca ampliar a compreensão dos alunos sobre o contexto político brasileiro e engajá-los por meio de ferramentas criativas e tecnológicas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é permitir que os alunos compreendam o contexto histórico do Brasil durante a transição de colônia a reino e, subsequentemente, a independência. Isso envolve analisar a complexidade dos eventos políticos e sociais da época, desenvolvendo competências investigativas e colaborativas. A linha do tempo servirá como um recurso visual que facilita a articulação dos conceitos aprendidos, ressaltando a relevância histórica dos eventos e figuras abordados.

  • Compreender a evolução política do Brasil de 1808 a 1822.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese sobre eventos históricos.
  • Fortalecer a colaboração e o trabalho em equipe dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08HI06: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
  • EF08HI11: Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
  • EF08HI12: Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

Conteúdo Programático

Durante a atividade, os alunos explorarão a reestruturação política do Brasil com a chegada da Corte portuguesa, os movimentos por independência e o impacto social desses eventos. Serão abordados conceitos essenciais relacionados à formação do Estado brasileiro, o papel de figuras influentes e as pressões sociopolíticas da época.

  • Chegada da Corte portuguesa ao Brasil em 1808.
  • Transformações sociais e políticas até 1822.
  • Processos e movimentos de independência.

Metodologia

As metodologias ativas serão aplicadas, promovendo a construção colaborativa de conhecimento através de pesquisas e discussão. Os alunos serão incentivados a utilizar diversas fontes de informação e ferramentas tecnológicas para elaborar suas linhas do tempo, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e contextualizada.

  • Pesquisa colaborativa em grupos.
  • Utilização de materiais digitais e manuais para criação de linhas do tempo.
  • Apresentação e discussão em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada para ser realizada em 2 horas, distribuídas em três aulas de 40 minutos cada. Essa divisão temporal permitirá a condução do trabalho de pesquisa, elaboração da linha do tempo e a apresentação dos resultados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e desenvolvimento da linha do tempo.
  • Aula 3: Apresentação e discussão das linhas do tempo.

Avaliação

A avaliação será baseada em três critérios: participação, conteúdo e apresentação. O professor observará o envolvimento dos alunos durante o desenvolvimento da pesquisa, a profundidade e precisão das informações apresentadas, e a clareza e criatividade na apresentação final da linha do tempo. Por exemplo, grupos que demonstram ampla colaboração e apresentam informações precisas e bem organizadas receberão avaliação superior.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem tanto materiais físicos quanto tecnológicos. Esses recursos apoiarão a investigação dos alunos e a construção das linhas do tempo, garantindo a inovação e a diversidade de abordagens pedagógicas.

  • Computadores ou tablets para pesquisa online.
  • Materiais de papelaria para elaboração manual (cartolinas, canetas, etc.).
  • Projetores para apresentação das linhas do tempo.

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