Luzes da Razão: Montando um Salão Iluminista

Desenvolvida por: Meu Pl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Iluminismo e Liberalismo

Nesta atividade prática e interativa, denominada 'Luzes da Razão: Montando um Salão Iluminista', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental irão imergir no universo das ideias iluministas, que tanto influenciaram as bases da sociedade contemporânea. Através da simulação de um salão iluminista, cada grupo de alunos representará um filósofo iluminista específico, responsável por apresentar suas ideias fundamentais e discutir como essas concepções moldaram o pensamento e a organização do mundo atual. Os alunos serão encorajados a realizar pesquisas aprofundadas sobre as raízes filosóficas do iluminismo e do liberalismo, utilizando-se de materiais visuais e textuais para enriquecer suas apresentações. Esta dinâmica culminará em uma discussão aberta, reminiscente dos debates vigorosos da época iluminista, promovendo uma atmosfera de crítica construtiva e troca enriquecedora de ideias. Esse exercício dialético visa não apenas a consolidação do conhecimento adquirido mas também o aprimoramento das habilidades argumentativas e de pesquisa dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade está em permitir que os alunos identifiquem os aspectos conceituais cruciais do iluminismo e do liberalismo, compreendendo sua interconexão e influência na estruturação do mundo moderno. Além disso, visa a exploração das peculiaridades politico-sociais da Inglaterra do século XVII, proporcionando uma análise crítica sobre os efeitos subsequentes da Revolução Gloriosa, bem como os impactos decorrentes da Revolução Industrial na dinâmica de produção, circulação de povos, produtos e culturas. A atividade estimula a análise crítica, o debate, a pesquisa e a exposição argumentativa, habilidades essenciais para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

  • Identificar e compreender os principais aspectos do iluminismo e do liberalismo.
  • Analisar o contexto político-social da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos da Revolução Gloriosa.
  • Compreender os impactos da Revolução Industrial.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação.
  • Estimular o pensamento crítico através de discussões e debates.

Conteúdo Programático

A atividade será norteada pelos conteúdos programáticos do Iluminismo, explorando suas ideias filosóficas fundamentais e a concepção de liberalismo, além de discutir os eventos históricos significativos como a Revolução Gloriosa na Inglaterra do século XVII e os efeitos da Revolução Industrial. Estes tópicos serão explorados de maneira a estabelecer conexões claras com a configuração da sociedade contemporânea, procurando identificar a relevância desses eventos e ideias no presente.

  • Principais filósofos do Iluminismo e suas ideias.
  • Bases conceituais do iluminismo e do liberalismo.
  • Contexto político-social da Inglaterra do século XVII.
  • Impactos da Revolução Gloriosa e da Revolução Industrial.
  • Relação entre as ideias iluministas/liberalistas e a configuração do mundo moderno.

Metodologia

A aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos nessa atividade é fundamental para aproximar os alunos não apenas da teoria, mas também da prática dialética do Iluminismo, enfatizando a pesquisa, o desenvolvimento e a apresentação de projetos. Grupos de alunos irão elaborar representações de diferentes filósofos iluministas, explorando suas ideias através de materiais visuais e textuais e, posteriormente, defendendo essas ideias em discussões abertas, remetendo ao formato dos salões iluministas. Esta metodologia ativa promove a autonomia dos alunos, encorajando o pensamento crítico e a colaboração.

  • Pesquisa em grupo sobre filósofos iluministas e suas ideias.
  • Criação de materiais visuais e textuais para apresentação.
  • Simulação de um salão iluminista para a troca de ideias.
  • Debate aberto para discussão e argumentação.
  • Reflexão crítica sobre o impacto do Iluminismo na atualidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 60 minutos. A primeira aula será destinada à introdução dos temas e à formação dos grupos. As duas aulas seguintes focarão na pesquisa e produção de materiais pelos grupos. Por fim, na quarta aula, ocorrerá a simulação do salão iluminista e a discussão aberta.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa sobre os filósofos e início da criação dos materiais.
  • Aula 3: Continuação da pesquisa e finalização dos materiais.
  • Aula 4: Simulação do salão iluminista e discussão aberta.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, qualidade da pesquisa realizada, criatividade e precisão dos materiais visuais e textuais apresentados, bem como na capacidade de argumentação durante o debate. Será valorizada a habilidade dos alunos em estabelecer conexões entre as ideias iluministas e o mundo contemporâneo, considerando a relevância e aplicabilidade dessas ideias na atualidade. Espírito crítico, habilidades de comunicação e colaboração em equipe também serão aspectos avaliados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso a bibliotecas ou plataformas digitais para pesquisa, materiais para criação de representações visuais (papel, canetas, tintas, etc.), e um espaço que possa ser organizado de maneira a simular um salão iluminista. Recursos digitais como apresentações em slides ou vídeos podem enriquecer as apresentações e debates.

  • Acesso a bibliotecas ou plataformas digitais para pesquisa.
  • Materiais para criação de representações visuais.
  • Espaço físico adequado para a simulação do salão.
  • Recursos digitais como slides e vídeos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo