HQ da Paz: Criando Consciência com Anne Frank

Desenvolvida por: Erick … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: História e Sociedade

Esta atividade, destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo a criação de histórias em quadrinhos (HQ) que ilustrem a vida de Anne Frank, uma jovem judia que viveu sob a opressão do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Através dessa abordagem criativa, buscaremos desenvolver a conscientização sobre as violências enfrentadas por populações marginalizadas, não apenas historicamente, mas em um contexto contemporâneo. Os alunos serão estimulados a pesquisar sobre Anne Frank, sua família, e o contexto histórico em que estavam inseridos. Além disso, deverão refletir sobre como as discriminações e violências vivenciadas pelos judeus, sob o regime nazista, têm paralelos com questões atuais envolvendo marginalização e preconceito. O produto final, a apresentação de suas HQs, servirá como um meio de discussão sobre a importância da empatia e do respeito às diferenças, promovendo uma cultura de paz e o combate a qualquer forma de preconceito e violência.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é fomentar uma profunda compreensão dos alunos sobre os temas da marginalização, discriminação e violência, por meio da história de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e criatividade, ao mesmo tempo em que promove valores de empatia, respeito às diferenças e consciência social. Através da criação de histórias em quadrinhos, os alunos poderão expressar sua interpretação dos fatos históricos de maneira criativa, estabelecendo conexões pertinentes com a atualidade e refletindo sobre formas de construir uma sociedade mais justa e pacífica.

  • Compreender a vida de Anne Frank e o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial.
  • Analisar as formas de violência e discriminação sofridas por populações marginalizadas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e criatividade através da produção de HQs.
  • Refletir sobre a importância da empatia e do respeito às diferenças na construção de uma sociedade pacífica.
  • Estabelecer conexões entre o passado e questões contemporâneas de marginalização.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI26: Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
  • EF09HI35: Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
  • EF09HI36: Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a vida de Anne Frank, o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial, focalizando nas experiências de populações marginalizadas. Será dada ênfase no estudo do antissemitismo como uma forma extrema de marginalização e violência, assim como o contexto histórico que possibilitou tal atrocidade. Além disso, serão exploradas as conexões entre as discriminações passadas e as formas contemporâneas de preconceito e marginalização, promovendo uma reflexão crítica sobre como a história pode ensinar a sociedade atual sobre a importância da empatia e do respeito mútuo.

  • Vida e legado de Anne Frank
  • Contexto histórico do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial
  • Análise sobre discriminação, violência contra populações marginalizadas
  • Paralelos entre o passado e questões atuais de marginalização
  • Reflexão sobre a construção de uma cultura de paz e respeito às diferenças

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, incentivando a aprendizagem através da participação direta dos alunos no processo educativo. Isso inclui pesquisa em grupo, discussões em classe, e a criação colaborativa de histórias em quadrinhos. Desta forma, os alunos não somente absorverão conhecimento sobre o tema em questão, mas também terão a oportunidade de se expressarem criativamente e de desenvolverem habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe e respeito pelas ideias dos outros.

  • Divisão dos alunos em grupos para a pesquisa e criação das HQs.
  • Orientação sobre fontes confiáveis de pesquisa histórica.
  • Workshops de criação de histórias em quadrinhos.
  • Apresentações em grupo das HQs finais para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizado um briefing sobre o projeto, discussão inicial sobre o tema e início da pesquisa em grupos. A segunda aula será dedicada à finalização das HQs e às apresentações em grupo. Esta estrutura permite que os alunos tenham tempo suficiente para absorver o conteúdo, discuti-lo e criarem suas obras, encorajando um aprendizado profundo e significativo.

  • Aula 1: Briefing sobre o projeto, discussão temática e início da pesquisa em grupos.
  • Aula 2: Finalização e apresentação das histórias em quadrinhos pelos grupos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em três critérios principais: pesquisa e precisão histórica, criatividade na produção das HQs, e reflexão e conexão com temas atuais. Cada grupo receberá um feedback construtivo sobre seu trabalho, considerando tanto o conteúdo quanto a forma. Além disso, será valorizada a capacidade de trabalhar em equipe e de articular os conhecimentos adquiridos durante a apresentação. Essa abordagem permitirá avaliar não apenas o conhecimento adquirido pelos alunos sobre Anne Frank e a Segunda Guerra Mundial, mas também habilidades essenciais como pensamento crítico, criatividade e empatia.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação das HQs (papéis, canetas, lápis de cor, etc.), e um projetor para as apresentações finais. Sugere-se também a utilização de softwares de desenho ou apps de criação de HQs, permitindo assim que alunos com diferentes habilidades artísticas possam participar de maneira igualitária. Além disso, o acesso a livros e documentários sobre Anne Frank e a Segunda Guerra Mundial enriquecerá a pesquisa e o entendimento dos alunos sobre o tema.

  • Internet para pesquisa
  • Materiais para criação de HQs (papel, canetas, lápis de cor, etc.)
  • Projetor para apresentações
  • Softwares ou apps de criação de HQs
  • Livros e documentários sobre Anne Frank e a Segunda Guerra Mundial

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