Totalitarismos: A Ascensão e Queda

Desenvolvida por: Cláudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Totalitarismos e conflitos mundiais

Esta atividade visa explorar de maneira aprofundada os regimes totalitários que tiveram impacto significativo no século XX, como o nazismo, o fascismo e o stalinismo. As aulas irão proporcionar uma compreensão das dinâmicas políticas, sociais e econômicas desses regimes, suas origens, práticas e decisões que levaram a ascensão e queda. A primeira etapa consiste em aulas expositivas que introduzem os conceitos essenciais e o contexto histórico. Em seguida, o formato de sala de aula invertida será adotado, onde os alunos farão pesquisas sobre líderes totalitários, fomentando um ambiente de aprendizado autônomo e investigativo. A culminância do projeto se dá com uma roda de debate, na qual os alunos discutirão criticamente o impacto histórico e social destes regimes, relacionando acontecimentos passados com desafios contemporâneos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem centram-se em proporcionar aos alunos uma compreensão sólida dos regimes totalitários do século XX, destacando-se as dinâmicas de poder e controle social presentes nesses períodos. Espera-se que os alunos não apenas consigam identificar as principais características destes regimes, como também estabelecer paralelos entre passados autoritários e discursos políticos contemporâneos. Além disso, a atividade contribui para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e argumentação, fundamentais para a formação acadêmica e cidadã. Ao final, os alunos deverão ser capazes de articular, de forma crítica e fundamentada, suas opiniões sobre a relevância e as lições extraídas da história para a construção de sociedades democráticas.

  • Compreender os contextos históricos e sociais dos regimes totalitários do século XX.
  • Identificar as dinâmicas de poder e propaganda nos regimes totalitários.
  • Relacionar elementos dos regimes totalitários com práticas e discursos políticos atuais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica relacionadas a contextos históricos.
  • Promover debates construtivos, respeitando diferentes pontos de vista.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI07: Analisar criticamente os sistemas políticos e ideológicos que marcaram o século XX, reconhecendo suas implicações na sociedade contemporânea.
  • EF09HI10: Identificar e comparar as práticas sociais e políticas dos regimes totalitários do século XX, estabelecendo comparações com a atualidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático planejado visa cobrir uma ampla gama de tópicos relacionados aos totalitarismos, começando pela definição e características principais desses regimes, passando pela análise das causas que levaram à sua ascensão, e prosseguindo com o estudo das consequências de suas práticas autoritárias no panorama histórico e social global. Este plano não apenas revisita os eventos mais marcantes, mas também estimula os alunos a realizarem pesquisas aprofundadas e a participarem de debates orientados que englobem diferentes perspectivas históricas e atuais. A inserção de exemplos reais e contextuais permitirá que os alunos façam uma ponte entre teoria e prática, encorajando a reflexão crítica.

  • Características dos regimes totalitários.
  • Causas e contexto histórico dos totalitarismos no século XX.
  • Impacto social, político e econômico dos regimes totalitários.
  • Comparação dos regimes totalitários com práticas políticas contemporâneas.
  • Promoção do debate crítico e fundamentado sobre os temas estudados.

Metodologia

A escolha metodológica deste plano de aula prioriza a aprendizagem ativa, promovendo a autonomia dos alunos e o desenvolvimento das competências críticas estabelecidas pela BNCC. A utilização de aulas expositivas permite a introdução de conceitos essenciais, enquanto a metodologia de sala de aula invertida oferece oportunidades para que os alunos tomem iniciativa em suas investigações. A roda de debate prestará um palco para que cada aluno exponha suas pesquisas, permitindo uma diversa troca de ideias e perspectivas. Esta estrutura não apenas facilita a fixação dos conteúdos, mas também encoraja uma atitude questionadora e engajada no ambiente escolar.

  • Aulas expositivas para introdução de conceitos e contextos históricos.
  • Sala de aula invertida para incentivar a pesquisa autônoma.
  • Roda de debate para promover discussões enriquecedoras e trocas de perspectivas.
  • Atividades investigativas e práticas interdisciplinares para aprofundamento do tema.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma definido para o desenvolvimento desta atividade consiste em quatro aulas de 50 minutos cada, desenhadas para explorar progressivamente cada etapa do aprendizado. No início, será dedicado tempo para apresentar um panorama introdutório geral dos totalitarismos através de aulas expositivas. Em seguida, a metodologia de sala de aula invertida será integrada, destinando tempo para que os alunos pesquisem e desenvolvam seus próprios entendimentos sobre o tema e, finalmente, organizando uma roda de debate onde irão partilhar e contestar essas ideias. Este formato escalonado pretende garantir um suporte contínuo aos alunos, oferecendo múltiplas perspectivas de exploração e compreensão dos conteúdos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de totalitarismo e panorama histórico.
  • Momento 1: Abertura e Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e apresentando o propósito do dia: introduzir os conceitos de totalitarismo e o panorama histórico do século XX. Explique brevemente o que são regimes totalitários, elencando alguns exemplos práticos, como o nazismo e o fascismo. É importante que você utilize uma linguagem acessível e envolvente para capturar o interesse dos alunos desde o início. Permita que os alunos façam perguntas iniciais para que se sintam parte do processo de aprendizado.

    Momento 2: Aula Expositiva sobre Totalitarismos (Estimativa: 20 minutos)
    Prepare uma apresentação visual (como slides) com pontos chave sobre o que caracteriza um regime totalitário, suas origens e influências sociais. Utilize imagens históricas, vídeos curtos de documentários e gráficos para ilustrar os contextos históricos. É importante que você faça perguntas direcionadas aos alunos durante a apresentação para garantir que eles estão acompanhando e compreendendo os conceitos abordados. Incentive-os a relacionar o conteúdo apresentado com eventos históricos que eles já conheçam.

    Momento 3: Discussão em Duplas (Estimativa: 10 minutos)
    Forme duplas entre os alunos e peça para que discutam entre si a partir de uma questão chave: Quais são as principais características de um regime totalitário e quais as consequências disso para a sociedade?. Circule pela sala enquanto os alunos discutem, oferecendo suporte e insights adicionais se necessário. Observe se todos estão participando e fomentem que compartilhem suas ideias livremente.

    Momento 4: Compartilhamento Coletivo e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma para compartilhar as conclusões das discussões em duplas. Peça que representantes de cada dupla compartilhem suas ideias com a turma. Faça anotações no quadro para resumir as principais ideias compartilhadas pelos alunos. Conclua a aula reforçando os pontos mais importantes e abrindo espaço para que os alunos façam perguntas finais ou sugiram tópicos relacionados para estudos futuros. Dê um feedback positivo sobre a participação e engajamento dos alunos.

  • Aula 2: Detalhamento das características dos regimes totalitários.
  • Momento 1: Revisão e Conexão com a Aula Anterior (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando rapidamente os conceitos abordados na aula anterior sobre totalitarismos. Pergunte aos alunos sobre os principais pontos discutidos e incentive-os a relacionar esse conhecimento com o que abordarão nessa aula. É importante que você crie um ambiente de diálogo aberto, permitindo que os alunos compartilhem suas percepções. Utilize os primeiros cinco minutos para ouvir os alunos e esclarecer dúvidas que possam ter surgido.

    Momento 2: Aula Expositiva sobre Características Detalhadas dos Regimes Totalitários (Estimativa: 25 minutos)
    Prepare uma apresentação visual focada nas características específicas dos regimes totalitários, como controle do Estado sobre a vida privada, uso de propaganda, culto à personalidade, repressão de opositores e uso da violência. Utilize slides, imagens e recursos audiovisuais para tornar a exposição mais dinâmica. Durante a apresentação, faça pausas para perguntas e estimule a participação dos alunos. A cada tópico discutido, peça que formulem exemplos ou façam relações com eventos ou contextos históricos conhecidos.

    Momento 3: Atividade em Grupos Pequenos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos de quatro a cinco pessoas. Cada grupo deve discutir brevemente sobre as características dos regimes totalitários apresentados, destacando um exemplo histórico específico. Circule pela sala, oferecendo suporte e incentivando a troca de ideias. Peça que cada grupo escolha um representante para compartilhar suas conclusões.

    Momento 4: Compartilhamento e Avaliação Coletiva (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a turma e peça aos representantes dos grupos que compartilhem suas conclusões. Anote os pontos principais no quadro e envolva os alunos em uma avaliação coletiva do que foi discutido. Ofereça feedback sobre o desempenho e as conclusões dos grupos, ressaltando pontos positivos e sugerindo melhorias.

  • Aula 3: Pesquisa autônoma sobre líderes totalitários.
  • Momento 1: Introdução à Pesquisa Autônoma (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade: pesquisa autônoma sobre líderes totalitários como Hitler, Mussolini e Stalin. Destaque a importância da pesquisa e da análise crítica sobre o tema. Distribua uma lista de líderes para cada aluno ou permita que escolham quem desejam pesquisar. Explique os critérios de avaliação, ressaltando a importância da clareza e fundamentação teórica nos resultados.

    Momento 2: Pesquisa Autônoma (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a utilizarem recursos como livros, artigos acadêmicos e fontes online confiáveis para coletar informações sobre o líder totalitário escolhido. Incentive-os a anotar aspectos importantes como contexto histórico, ações políticas, impacto social e legado. Durante a pesquisa, circule pela sala para oferecer suporte, esclarecer dúvidas e sugerir fontes adicionais se necessário.

    Momento 3: Discussão em Pequenos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada aluno deve compartilhar suas descobertas sobre o líder pesquisado, permitindo troca de informações e pontos de vista. Observe se todos os alunos estão participando e ajude a mediar a discussão se necessário. Incentive os alunos a compararem diferentes lideranças e a refletirem sobre semelhanças e diferenças.

    Momento 4: Compartilhamento Coletivo e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a turma para que alguns representantes dos grupos compartilhem suas conclusões principais. Anote no quadro as observações mais relevantes e permita que os alunos façam perguntas ou comentários finais. Conclua a aula reforçando a importância da pesquisa autônoma e do pensamento crítico na compreensão da história.

  • Aula 4: Debate sobre o impacto dos totalitarismos no contexto contemporâneo.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização do Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo do debate: analisar o impacto dos regimes totalitários do século XX no contexto contemporâneo. É importante que você situe os alunos sobre a relevância do tema, destacando exemplos atuais de práticas autoritárias. Peça que os alunos escrevam breves pensamentos iniciais sobre como esses regimes influenciam políticas e sociedades atuais. Isso ajudará a prepará-los para o debate.

    Momento 2: Estruturação e Formação dos Grupos de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em dois grandes grupos, onde cada grupo deverá defender um ponto de vista (ex.: deficiências dos regimes totalitários na atualidade X como alguns elementos ainda persistem positivamente). Oriente os alunos sobre como respeitar turnos de fala e encoraje que ouçam o que o outro grupo tem a dizer. Garanta que todos os alunos tenham uma função específica, como debatedor, anotador ou observador.

    Momento 3: Condução do Debate (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos iniciem o debate, usando os argumentos preparados. É essencial que você modere o debate, assegurando que todos tenham oportunidade de falar e que os argumentos sejam relevantes e respeitosos. Faça perguntas instigantes para incentivar uma análise mais profunda e proporcione um ambiente seguro para a troca de ideias. Auxilie os alunos a basearem suas argumentações em fatos e exemplos históricos estudados anteriormente.

    Momento 4: Reflexão e Conclusão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma para uma reflexão final, pedindo que compartilhem o que aprenderam ou questionamentos que ainda tenham. Faça um breve resumo dos argumentos apresentados e incentive os alunos a relacionarem as discussões com os desafios contemporâneos que conheceram na aula. Avalie a participação dos alunos através do engajamento e do uso de evidências históricas em suas argumentações. Conclua a aula destacando a importância de se manter um olhar crítico e embasado em análises históricas.

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade se desenvolve por meio de múltiplas metodologias que integram tanto avaliações formativas quanto somativas. A avaliação contínua ocorrerá através de observações durante as aulas, fornecendo feedback constante aos alunos, apoiando o desenvolvimento de suas habilidades de pesquisa e argumentação. Alternativamente, uma avaliação somativa pode ser aplicada na forma de um artigo ou apresentação individual, onde os alunos demonstram suas compreensões sobre os temas estudados. Os critérios avaliativos focarão na capacidade de análise crítica, clareza argumentativa e fundamentação teórica. Exemplo prático: os alunos podem ser solicitados a preparar um ensaio crítico comparando os regimes totalitários com uma manifestação política atual, discutindo semelhanças e diferenças e apresentando soluções para questões sociopolíticas.

  • Avaliação formativa através de observação e feedback contínuo em debates.
  • Avaliação somativa via ensaio crítico ou apresentação individual.
  • Critérios enfocados em análise crítica, clareza e fundamentação teórica.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, uma variedade de recursos está prevista, garantindo que os alunos tenham à disposição ferramentas adequadas para explorar e discutir os temas propostos. Recursos didáticos incluem vídeos documentários, livros de referência, artigos acadêmicos e acesso supervisionado a bases de dados online para conduzir pesquisas adicionais. Além disso, recursos tecnológicos como computadores ou tablets e projetores serão utilizados para apresentações e suporte visual das pesquisas. Este conjunto de ferramentas visa criar um ambiente enriquecedor que apoie a investigação e discussão crítica, integrando variadas fontes de informação de maneira coerente e relevante.

  • Vídeos documentários sobre regimes totalitários.
  • Livros e artigos acadêmicos para referência.
  • Computadores ou tablets para pesquisa online.
  • Projetor para apresentações audiovisuais.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as inúmeras responsabilidades que os professores enfrentam diariamente, mas a inclusão e acessibilidade jamais podem ser negligenciadas. Para assegurar a participação de todos os alunos, recomenda-se o uso de abordagens diversas que supram diferentes estilos de aprendizagem. Por exemplo, para estudantes que apresentem desafios de leitura, material em áudio ou vídeo pode ser oferecido. A flexibilização dos métodos de avaliação, permitindo suporte oral ou gráfico, se necessário, também garante equidade de participação e sucesso acadêmico. Adicionalmente, integrar atividades colaborativas incentivará a inclusão social e a diversidade de pensamento no ambiente da sala de aula, promovendo uma educação realmente inclusiva e respeitosa.

  • Disponibilização de materiais audiovisuais para suporte adicional de entendimento.
  • Flexibilização dos métodos de avaliação, permitindo suporte oral ou gráfico.
  • Promoção de atividades colaborativas para reforçar a inclusão social.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo