Debate: Revolta da Chibata e os desafios da Marinha

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Brasil República

A atividade proposta visa engajar alunos do 1º ano do Ensino Médio na compreensão das condições históricas da Revolta da Chibata e sua relevância para a história do Brasil República. Inicialmente, uma aula expositiva será conduzida para oferecer um panorama detalhado sobre as condições de trabalho na marinha brasileira no início do século XX, causas subjacentes à revolta e suas consequências sociais e políticas. Essa introdução facilitará a transição para um debate organizado, onde os alunos serão divididos em grupos para explorar diferentes perspectivas. Essa metodologia não apenas promove o desenvolvimento de uma leitura crítica sobre temas históricos, como também estimula a colaboração e o espírito crítico. Ao encerrar a atividade, os alunos deverão apresentar argumentos claros e embasados, respeitando opiniões divergentes e demonstrando habilidades de análise histórica crítica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade estão centrados no desenvolvimento da compreensão crítica e da análise histórica. Ao explorar a Revolta da Chibata, pretende-se que os alunos identifiquem e expliquem as condições sociais e políticas que levaram ao evento, entendam as repercussões sociais da revolta e desenvolvam habilidades de argumentação em debates. Esses objetivos visam alinhar-se com as habilidades cognitivas esperadas para alunos do 1º ano do Ensino Médio, como leitura crítica, análise de eventos históricos e compreensão das causas e consequências de fenômenos históricos.

  • Compreender as condições socioeconômicas que levaram à Revolta da Chibata.
  • Analisar as consequências sociais e políticas da Revolta da Chibata.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e apresentação em debates.
  • Estimular a colaboração em grupo e o respeito às opiniões divergentes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS201: Analisar criticamente processos sociais, políticas públicas e movimentos sociais, articulando ideias que refletem sobre as desigualdades sociais e suas manifestações em diferentes épocas e sociedades.
  • EM13CHS202: Avaliar criticamente a construção e impactos das diferenças culturais que influenciam a vida social, econômica e política, considerando a globalização e outras interações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade será estruturado em torno da Revolta da Chibata, uma significativa manifestação de insurreição nas forças armadas brasileiras que ocorreu em 1910. Serão abordados os aspectos históricos que construíram o cenário da revolta, como a condição dos marinheiros no Brasil daquela época e o contexto político-social vigente. A análise das ações dos líderes envolvidos, as condições de vida a bordo e as consequências desse movimento, tanto imediatas quanto a longo prazo, também serão parte do conteúdo. Esta abordagem visa não só cobrir os eventos históricos, mas também propiciar uma análise crítica dos elementos sociais e políticos envolvidos.

  • Contextualização histórica da Revolta da Chibata.
  • Condições de vida dos marinheiros no início do século XX.
  • A liderança de João Cândido e seus impactos.
  • Consequências sociais e políticas da revolta.

Metodologia

A metodologia aplicada será centrada em metodologias ativas, que promovem a autonomia e o protagonismo do aluno. Inicialmente, uma aula expositiva introduzirá o tema, proporcionando uma base de conhecimento essencial para que os alunos participem ativamente. Em seguida, será promovido um debate organizado, com grupos de alunos discutindo diferentes aspectos da Revolta da Chibata. Essa abordagem permitirá que os alunos experimentem a prática da argumentação fundamentada e do respeito às opiniões alheias.

  • Aula expositiva inicial sobre a Revolta da Chibata.
  • Divisão em grupos para debate organizado.
  • Discussão de diferentes perspectivas sobre a revolta.
  • Encerramento com apresentação dos argumentos desenvolvidos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será divido em uma aula de 50 minutos, iniciando-se com uma introdução teórica abordando a Revolta da Chibata. A primeira metade da aula será dedicada a uma exposição oral da temática, enquanto a segunda metade será focada no debate entre grupos de alunos. Esta estruturação permite que os alunos assimilem inicialmente o conteúdo para, em seguida, aplicarem esse conhecimento de maneira prática e interativa durante o debate.

  • Aula 1: Introdução ao tema e desenvolvimento de debate organizado entre grupos.
  • Momento 1: Introdução à Revolta da Chibata (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução ao tema da Revolta da Chibata. Utilize slides para apresentar os principais aspectos históricos e sociais do período. É importante que você destaque a relevância do tema para a história brasileira e a atualidade. Permita que os alunos façam perguntas e esclarecimentos. Observe se eles estão compreendendo as informações apresentadas e incentive a participação.

    Momento 2: Exposição Dialogada sobre as Condições no Início do Século XX (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma exposição sobre as condições de vida e de trabalho dos marinheiros no início do século XX. Utilize mapas históricos e infográficos para tornar a apresentação mais visual. Encoraje os alunos a compartilhar suas percepções sobre as injustiças sociais da época, ligando com temas atuais. Avalie a participação individual através de perguntas e comentários pertinentes.

    Momento 3: Organização e Preparação para o Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos e distribua textos auxiliares e artigos digitais para embasar suas argumentações. Oriente os alunos na escolha das perspectivas a serem defendidas no debate, garantindo que todos os grupos apresentem ao menos duas opiniões divergentes. Forneça feedback formativo para melhorar a qualidade das argumentações. Sugira intervenções quando necessário para guiar os alunos que enfrentarem dificuldades na organização das ideias.

    Momento 4: Início do Debate Organizado (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie o debate permitindo que cada grupo apresente sua perspectiva por até dois minutos. Garanta que os alunos sejam respeitosos e empáticos durante as apresentações dos colegas. Observe a dinâmica do grupo, destacando contribuições positivas e intervenções eficazes. Como forma de avaliação, assinale a capacidade de argumentação e a clareza na exposição das ideias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para aprimorar a inclusão, considere utilizar recursos visuais adicionais, como legendas nos slides e materiais impressos com fontes maiores para facilitar a leitura. Permita tempos adicionais para alunos que necessitem de mais tempo para processar as informações e formular suas ideias. Incentive a utilização de diferentes formas de participação, como contribuições escritas, para alunos que possam ter dificuldades na expressão oral. Ofereça apoio individual para alunos que demonstrem insegurança no trabalho em grupo, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.

Avaliação

Para avaliar os objetivos de aprendizagem, serão utilizadas diferentes metodologias avaliativas. Primeiramente, um relatório reflexivo individual será solicitado, onde cada aluno poderá relatar suas impressões sobre a atividade, argumentações desenvolvidas em grupo e sugestões para futuras discussões. O critério será a capacidade de reflexão crítica e clareza argumentativa. Em paralelo, a participação no debate será observada e pontuada, levando em consideração a qualidade e respeito durante as argumentações feitas em grupo. Para adaptação às diferentes necessidades dos alunos, os professores podem fornecer feedback formativo, ajudando os alunos a refletirem sobre o processo e potenciarem suas capacidades de análise crítica.

  • Relatório reflexivo individual sobre a atividade e argumentações do debate.
  • Observação e pontuação da participação e qualidade das argumentações durante o debate.
  • Feedback formativo para auxiliar no desenvolvimento das capacidades de análise crítica.

Materiais e ferramentas:

Os recursos pedagógicos para esta atividade incluirão uma variedade de materiais e ferramentas para facilitar a compreensão e o engajamento dos alunos com o tema proposto. Mapas históricos e infográficos sobre a Revolta da Chibata estarão disponíveis para visualização durante a aula expositiva. Durante o debate, estímulo ao uso de apresentações em slides é recomendável para nortear as argumentações dos grupos. Além disso, textos auxiliares e artigos podem ser disponibilizados digitalmente, oferecendo uma base adicional para o desenvolvimento dos debates e relatórios reflexivos.

  • Mapas históricos e infográficos sobre a Revolta da Chibata.
  • Apresentações em slides para estruturação do debate organizado.
  • Textos auxiliares e artigos digitais como base adicional para o debate e relatórios reflexivos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da complexidade e demanda do dia a dia de um professor. No entanto, assegurar a inclusão de todos os alunos é essencial. Para essa atividade, estratégias de inclusão práticas envolvem a possibilidade de dividir o debate em subgrupos menores, permitindo que alunos menos extrovertidos se sintam confortáveis para participar. Recomenda-se que os professores estejam atentos a diversos estilos de aprendizado, incentivando a expressão mista entre oral e escrita. A sala deve ser disposta em círculos menores de cadeiras, promovendo a interação visual e verbal. Por fim, tecnologias de apoio, como aplicativos de leitura digital e ampliação de texto, podem ser utilizadas caso necessário, para facilitar a compreensão e participação de todos.

  • Divisão de debate em subgrupos menores para conforto de alunos introvertidos.
  • Incentivar a expressão mista (oral e escrita) para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Disposição em círculos de cadeiras menores para promover interação visual e verbal.
  • Uso de tecnologias de apoio, como leitores digitais e ampliação de textos, se necessário.

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