Nesta atividade prática, intitulada 'Exploradores da Pré-História', alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a mergulhar na Pré-História. Em grupos, pesquisarão diferentes períodos históricos, compreenderão a função e o contexto de artefatos do passado e, posteriormente, criarão réplicas usando materiais como argila, pedra e madeira. O propósito é desenvolver competências de pesquisa histórica, criatividade e habilidades manuais, através de um aprendizado experiencial. A atividade se concretiza em três etapas principais: pesquisa, criação dos artefatos e apresentação das réplicas para a classe, numa exposição que fomenta a prática da comunicação e do trabalho colaborativo.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em promover a compreensão dos períodos da Pré-História e os aspectos sociais e culturais subjacentes aos artefatos criados pela humanidade. A tarefa exige que os alunos não apenas agreguem informações sobre os períodos pré-históricos, mas também apliquem este conhecimento na criação de réplicas, promovendo um entendimento mais profundo por meio da prática. As habilidades de pesquisa e análise serão desenvolvidas à medida que os alunos exploram fontes primárias e secundárias. Além disso, a produção dos artefatos promove a imaginação e a criatividade enquanto reflete sobre os recursos tecnológicos disponíveis em diferentes épocas.
O conteúdo programático deste plano de aula está focado em abordar a rica tapeçaria da Pré-História. A viagem educacional começa pelo estudo dos períodos Paleolítico, Mesolítico e Neolítico, prossegue através da análise dos métodos de sobrevivência e uso de ferramentas, e culmina na replicação prática de artefatos. A atividade abraça o conceito de aprendizagem ativa, permitindo que os alunos estabeleçam ligações contextuais entre os aspectos culturais e tecnológicos dos primeiros seres humanos e sua própria percepção moderna de sociedade e tecnologia.
A metodologia Atividade Mão-na-massa utilizada nesta atividade é uma abordagem que valoriza o envolvimento dos estudantes na construção do próprio conhecimento, proporcionando uma experiência educacional rica e interativa. A atividade começa com investigação coletiva, levando os alunos a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e solução de problemas. Criar artefatos, utilizando materiais simples, é uma oportunidade para aplicar teorias aprendidas e desencadear inovações criativas enquanto estabelecem uma conexão tangível com os temas históricos estudados.
O cronograma da atividade foi estrategicamente concebido para maximizar o aprendizado ao longo de duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos terão a oportunidade de conduzir pesquisas guiadas e iniciar o planejamento dos artefatos a serem replicados. Durante a segunda sessão, a prática da criação dos artefatos será realizada, seguida por apresentações dinâmicas e uma oportunidade para discussão e reflexão em grupo.
Os alunos serão avaliados com base em critérios abrangentes que incluem a qualidade da pesquisa, a criatividade e a precisão histórica de suas réplicas, e a eficácia de suas apresentações. A avaliação será qualitativa e quantitativa. Durante as apresentações, a clareza e a confiança na comunicação, assim como a capacidade de argumentar e justificar escolhas históricas, serão observadas. Exemplos de análise podem incluir a relação entre o artefato criado e sua função original, bem como a narrativa criativa usada para apresentar seu contexto. Um instrumento de checklist será utilizado para garantir a consistência na avaliação.
A atividade requer recursos acessíveis e básicos que oferecem flexibilidade na criação dos artefatos. Os alunos usarão materiais que simulam aqueles disponíveis na Pré-História, facilitando uma conexão robusta entre prática e teoria. Este método permite um aprendizado mais eficaz por meio da experimentação direta.
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