Roda de Fogo: Debatendo o Etnocentrismo na Pré-história

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências Humanas e Sociais]
Temática: [Etnocentrismo e Civilizações Pré-históricas]

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos, cada um responsável por investigar distintas civilizações pré-históricas. A atividade tem como propósito analisar criticamente como o etnocentrismo molda a interpretação de culturas antigas, distorcendo suas práticas e inovações tecnológicas. Através de apresentações e uma Roda de Debate, os alunos são incentivados a questionar narrativas estabelecidas, comparando-as a outras perspectivas culturais, desenvolvendo assim um pensamento crítico e autônomo, capaz de reconhecer limitações e impactos do etnocentrismo. Os estudantes terão a oportunidade de explorar aspectos como costumes, crenças e tecnologias, sendo desafiados a relacionar essas percepções com a maneira como elas são apresentadas pelas diferentes correntes historiográficas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade educacional é estimular a capacidade crítica dos alunos, levando-os a reconhecer os efeitos e limitações do etnocentrismo nas interpretações históricas. Através do trabalho em grupo e da análise crítica, busca-se que os estudantes identifiquem e desafiem narrativas estabelecidas sobre civilizações pré-históricas, entendendo o papel da diversidade cultural no desenvolvimento da humanidade.

  • Promover a compreensão crítica sobre etnocentrismo e sua influência nas interpretações históricas.
  • Incentivar a análise de diferentes perspectivas culturais e históricas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca no estudo das características das civilizações pré-históricas e na análise do etnocentrismo. Os alunos investigarão os costumes e tecnologias dessas sociedades, correlacionando com a sua interpretação sob uma perspectiva contemporânea e comparativa.

  • Estudo de diferentes civilizações pré-históricas.
  • Costumes, crenças e tecnologias pré-históricas.
  • Conceito e impacto do etnocentrismo nas interpretações históricas.

Metodologia

A abordagem metodológica da atividade é centrada na pesquisa ativa e interação colaborativa entre alunos. Os grupos investigarão civilizações distintas e apresentarão suas descobertas, seguidas por discussões guiadas em uma Roda de Debate. Este formato visa o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e da capacidade argumentativa dos estudantes.

  • Trabalho em grupo com divisão de responsabilidades.
  • Apresentações orais e visuais.
  • Roda de Debate para discutir etnocentrismo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê o desenvolvimento da atividade ao longo de 3,6 aulas de 50 minutos, integrando pesquisa, preparação de apresentação e realização de debate. Este planejamento favorável ao engajamento e evolução gradual dos alunos facilita a assimilação dos conceitos de maneira orgânica.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão de grupos.
  • Aula 2: Pesquisa sobre civilizações e preparação das apresentações.
  • Aula 3: Apresentação dos grupos.
  • Aula 4: Roda de Debate e conclusão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em três critérios principais: qualidade da pesquisa, clareza e eficácia na apresentação e participação ativa na Roda de Debate. A pesquisa será avaliada pela profundidade e precisão das informações coletadas sobre as civilizações estudadas. Na apresentação, serão observados a clareza na exposição do conteúdo, a criatividade na utilização de recursos audiovisuais e a capacidade de envolvimento com a plateia. Durante a Roda de Debate, será avaliada a capacidade de argumentação dos alunos, a escuta ativa e a resposta crítica às contribuições dos colegas. Serão atribuídas notas com base em uma rubrica elaborada previamente, na qual os alunos terão acesso para que compreendam as expectativas e possam direcionar seus esforços adequadamente.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão utilizados diversos recursos que apoiarão o processo de aprendizado e engajamento dos alunos. Desde materiais de pesquisa bibliográfica e digital, até suportes audiovisuais para a elaboração das apresentações.

  • Livros e artigos sobre civilizações pré-históricas.
  • Computadores e acesso à internet para pesquisa.
  • Projetor e computador para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo