Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos, cada um responsável por investigar distintas civilizações pré-históricas. A atividade tem como propósito analisar criticamente como o etnocentrismo molda a interpretação de culturas antigas, distorcendo suas práticas e inovações tecnológicas. Através de apresentações e uma Roda de Debate, os alunos são incentivados a questionar narrativas estabelecidas, comparando-as a outras perspectivas culturais, desenvolvendo assim um pensamento crítico e autônomo, capaz de reconhecer limitações e impactos do etnocentrismo. Os estudantes terão a oportunidade de explorar aspectos como costumes, crenças e tecnologias, sendo desafiados a relacionar essas percepções com a maneira como elas são apresentadas pelas diferentes correntes historiográficas.
O objetivo desta atividade educacional é estimular a capacidade crítica dos alunos, levando-os a reconhecer os efeitos e limitações do etnocentrismo nas interpretações históricas. Através do trabalho em grupo e da análise crítica, busca-se que os estudantes identifiquem e desafiem narrativas estabelecidas sobre civilizações pré-históricas, entendendo o papel da diversidade cultural no desenvolvimento da humanidade.
O conteúdo programático da atividade foca no estudo das características das civilizações pré-históricas e na análise do etnocentrismo. Os alunos investigarão os costumes e tecnologias dessas sociedades, correlacionando com a sua interpretação sob uma perspectiva contemporânea e comparativa.
A abordagem metodológica da atividade é centrada na pesquisa ativa e interação colaborativa entre alunos. Os grupos investigarão civilizações distintas e apresentarão suas descobertas, seguidas por discussões guiadas em uma Roda de Debate. Este formato visa o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e da capacidade argumentativa dos estudantes.
O cronograma prevê o desenvolvimento da atividade ao longo de 3,6 aulas de 50 minutos, integrando pesquisa, preparação de apresentação e realização de debate. Este planejamento favorável ao engajamento e evolução gradual dos alunos facilita a assimilação dos conceitos de maneira orgânica.
A avaliação dos alunos será baseada em três critérios principais: qualidade da pesquisa, clareza e eficácia na apresentação e participação ativa na Roda de Debate. A pesquisa será avaliada pela profundidade e precisão das informações coletadas sobre as civilizações estudadas. Na apresentação, serão observados a clareza na exposição do conteúdo, a criatividade na utilização de recursos audiovisuais e a capacidade de envolvimento com a plateia. Durante a Roda de Debate, será avaliada a capacidade de argumentação dos alunos, a escuta ativa e a resposta crítica às contribuições dos colegas. Serão atribuídas notas com base em uma rubrica elaborada previamente, na qual os alunos terão acesso para que compreendam as expectativas e possam direcionar seus esforços adequadamente.
Para a execução da atividade, serão utilizados diversos recursos que apoiarão o processo de aprendizado e engajamento dos alunos. Desde materiais de pesquisa bibliográfica e digital, até suportes audiovisuais para a elaboração das apresentações.
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