Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorarão as complexas noções de direitos humanos ao longo da história, com foco especial na transição da Idade Média para o mundo moderno. Após ouvirem um podcast detalhado sobre o sistema feudal, os direitos humanos na Idade Média, e as mudanças paradigmáticas que acompanham o advento da modernidade, os estudantes serão desafiados a criar mapas conceituais. Esses mapas deverão interconectar as ideias de direitos humanos da Idade Média com os princípios expressos na declaração dos Direitos Humanos contemporâneos. Esta atividade culminará em uma rica roda de debate, permitindo aos alunos discutir e refletir sobre como as noções medievais de direitos ainda influenciam diversos aspectos da sociedade atual, destacando os progressos alcançados e os desafios persistentes na efetivação dos direitos humanos hoje. O objetivo é promover uma compreensão aprofundada e crítica das conexões históricas e suas reverberações no presente, enfatizando a importância da evolução social e jurídica na luta pelos direitos humanos.
Esta atividade tem como objetivo instigar os alunos a construírem um entendimento profundo e multifacetado sobre a evolução dos direitos humanos, desde suas concepções na Idade Média até sua formalização nos documentos contemporâneos de direitos humanos. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de análise crítica, capacidade de estabelecer relações complexas entre períodos históricos distintos e uma compreensão ampliada da importância dos direitos humanos e dos desafios para sua plena efetivação na sociedade atual. Além disso, visa-se incentivar o debate respeitoso e a argumentação baseada em evidências, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e engajados nos temas de justiça social.
O plano de aula abordará a transição dos direitos humanos da Idade Média para a contemporaneidade, a análise da declaração dos Direitos Humanos e sua relevância na atualidade. Será também uma oportunidade para os alunos refletirem sobre como conceitos históricos de direitos e deveres transmutaram-se em princípios universais que guiam as sociedades modernas, desafiando-os a identificar e discutir essas conexões no contexto atual, considerando avanços e obstáculos na proteção dos direitos fundamentais.
A metodologia ativa será central nesta atividade, inicialmente através da Sala de Aula Invertida com o podcast como recurso de aprendizado autônomo pré-aula. Em seguida, na sala de aula, os alunos aplicarão o conhecimento adquirido para criar mapas conceituais de forma individual ou em duplas. Finalmente, organizaremos uma Roda de Debate para discutir as conexões entre os direitos humanos medievais e contemporâneos, promovendo um ambiente de discussão rica e respeitosa, incentivando cada participante a contribuir com suas perspectivas e análises.
A atividade será executada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após a introdução do tema e discussão inicial, os alunos trabalharão na construção dos mapas conceituais. Na segunda aula, será organizada a Roda de Debate para apresentação, discussão dos mapas e reflexão coletiva.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação ativa dos alunos tanto na criação dos mapas conceituais quanto nas discussões da Roda de Debate. Será avaliada a capacidade de análise, a conexão feita entre os direitos humanos da Idade Média e contemporâneos, a qualidade e coerência dos argumentos apresentados durante o debate, bem como a participação respeitosa e construtiva. Os mapas conceituais servirão como evidência de entendimento individual ou em dupla, enquanto a participação no debate será um indicador de habilidade argumentativa e de compreensão ampla dos temas abordados.
Os recursos para a execução desta atividade incluirão o acesso a um podcast previamente selecionado que discuta a Idade Média, o sistema feudal, e a evolução dos direitos humanos, bem como materiais para a criação dos mapas conceituais (papel, canetas coloridas, acesso a softwares de mapeamento conceitual online, se disponível). Adicionalmente, será necessário um espaço adequado para a organização da Roda de Debate, garantindo que todos os alunos possam participar ativamente das discussões.
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