Narrativas de Resistência: Histórias Não Contadas

Desenvolvida por: Sheila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Trilha de aprofundamento em História

A atividade 'Narrativas de Resistência: Histórias Não Contadas' tem como propósito investigar e apresentar histórias de personagens ou coletivos marginalizados ou pouco reconhecidos na história mundial. Os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão incentivados a pesquisar sobre grupos como mulheres, povos indígenas, escravizados e outros que historicamente sofreram opressão. A intenção é promover uma análise crítica de fontes históricas, fomentar discussões sobre desigualdades sociais, resistência e alinhar a atividade com os princípios de direitos humanos e valorização da diversidade. Tal abordagem visa ampliar o olhar dos estudantes sobre a história com uma perspectiva inclusiva, despertando o interesse deles por narrativas não hegemônicas e questionando silêncios históricos. A proposta pedagógica busca ainda promover a empatia e o senso crítico nos alunos, incentivando-os a refletir sobre a importância de reconhecer e dar voz à diversidade de experiências humanas na construção da história.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade visam ampliar a compreensão dos alunos sobre histórias e experiências que foram tradicionalmente marginalizadas ou suprimidas na história. A atividade busca desenvolver a capacidade crítica dos alunos ao analisar fontes históricas, questionar narrativas dominantes e valorizar a diversidade de experiências humanas. É objetivo que os alunos reconheçam a importância dos direitos humanos e como as desigualdades históricas impactam o presente. Além disso, a proposta deseja que os estudantes aprimorem suas habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração ao trabalhar em equipe para investigar e apresentar suas descobertas sobre grupos socialmente oprimidos. A parceria entre análise crítica e apresentação oral reforça habilidades não apenas intelectuais, mas também sociais, essenciais para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

  • Ampliar a compreensão sobre narrativas marginais na história mundial.
  • Desenvolver a capacidade crítica ao analisar fontes históricas.
  • Valorizar a diversidade de experiências humanas na construção da história.
  • Aprimorar habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade será centrado na investigação de personagens e coletivos marginalizados na história mundial. Os alunos explorarão temas como as lutas das mulheres por direitos, a resistência dos povos indígenas, os desafios enfrentados por comunidades escravizadas e outros grupos que sofreram opressão. A análise crítica das fontes históricas permitirá aos alunos identificar os silêncios e as omissões presentes nas narrativas tradicionais, e questionar como isso influencia a compreensão do passado e do presente. Além disso, o conteúdo se relacionará com os direitos humanos, abordando como a história dessas populações se entrelaça com questões contemporâneas de equidade, justiça e diversidade. Esta abordagem interdisciplinar proporcionará aos alunos uma visão holística, permitindo uma ligação entre o conhecimento histórico e sua aplicação prática no cotidiano.

  • Investigação de personagens e coletivos marginalizados na história.
  • Exploração das lutas e resistências de diferentes grupos sociais.
  • Análise crítica de fontes históricas tradicionais e suas omissões.
  • Conexão entre história, direitos humanos e questões contemporâneas.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade propõe uma abordagem centrada no aluno, onde a investigação autônoma e o trabalho em grupo são incentivados. Os alunos serão guiados por perguntas problematizadoras que conduzirão suas pesquisas. A atividade permitirá o desenvolvimento de projetos colaborativos, onde cada aluno terá um papel definido e todos trabalharão juntos para atingir os objetivos propostos. Os estudantes serão incentivados a utilizar diversas fontes de informação, incluindo livros, artigos e recursos digitais. A análise crítica será fundamental, pois eles deverão avaliar as fontes encontradas, desenvolvendo a habilidade de identificar vieses e lacunas nas narrativas históricas. A apresentação final será uma oportunidade para praticar habilidades de comunicação e argumentação, ao mesmo tempo que promove a troca de conhecimento entre os pares.

  • Abordagem centrada no aluno com questionamento orientador.
  • Desenvolvimento de projetos colaborativos em grupos.
  • Utilização e avaliação crítica de diversas fontes de informação.
  • Apresentação final que promove habilidades de comunicação e argumentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma aula de 60 minutos. Durante este período, os alunos terão tempo para iniciar suas pesquisas sob a orientação do professor, que atuará como mediador e facilitador do processo de investigação. A aula se iniciará com uma breve introdução e contextualização sobre a importância de reconhecer histórias não contadas na história. Em seguida, os estudantes serão divididos em grupos e receberão as diretrizes para a pesquisa, tendo liberdade para escolher os temas que mais os interessam dentro das opções propostas. Esta estrutura permite que o tema seja abordado com profundidade, respeitando o tempo de aprendizado dos alunos e proporcionando um espaço seguro de troca de ideias.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa em grupo sobre narrativas de resistência.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o propósito da atividade 'Narrativas de Resistência: Histórias Não Contadas'. Explique que o objetivo é explorar histórias de grupos ou personagens marginalizados na história. Use exemplos breves, como a liderança de mulheres em movimentos sociais ou a resistência de povos indígenas. É importante que os alunos entendam o conceito de narrativas não hegemônicas.

    Momento 2: Formação e Organização dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos heterogêneos, considerando mix de habilidades e perfis. Incentive os alunos a escolherem democraticamente um coordenador do grupo e um relator que ficará responsável por anotar as ideias. Explique como será o diário de bordo para registro de progresso e reflexões. Observe se todos os alunos estão confortáveis em seus grupos. Intervenha, se necessário, para garantir a inclusão.

    Momento 3: Apresentação dos Grupos de Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo escolha um representante para brevemente apresentar suas expectativas em relação à pesquisa e quais grupos marginais pretendem investigar. Permita que os grupos ouçam uns aos outros para cultivar o senso de colaboração e troca de ideias. Faça perguntas que estimulem a reflexão crítica e a conexão com os direitos humanos.

    Momento 4: Início da Pesquisa Orientada (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a iniciarem a pesquisa em suas fontes escolhidas, incentivando a utilização de livros, artigos e mídias digitais disponíveis. Circule pela sala para guiar as pesquisas, sugerir novas fontes e assegurar que os alunos tenham foco em analisar histórias de resistência e não em relatos mainstream. Avalie a participação, colaboração e capacidade dos grupos em sintetizar as informações e destacar os aspectos de resistência e inclusão.

    Momento 5: Reflexão e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula pedindo que cada grupo compartilhe brevemente quais foram seus principais achados e os próximos passos planejados. Incentive a autoavaliação e a reflexão sobre as dificuldades enfrentadas na pesquisa. Proponha que revisem a cooperação e a comunicação dentro do grupo, apontando melhorias. Recolha feedback dos alunos sobre o que seria útil para o progresso da pesquisa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), ofereça um roteiro visual da aula para auxiliar na compreensão das etapas. Posicione-os em grupos com colegas mais pacientes e compreensivos, incentivando interações sociais positivas e inclusivas. Para alunos com deficiência intelectual, forneça um vocabulário pré-definido e simplificado sobre o tema e, se possível, use recursos visuais para facilitar o entendimento. Esteja disponível para esclarecer dúvidas individuais e adaptar a linguagem conforme necessário, garantindo que todos tenham oportunidade de participar ativamente nas discussões e pesquisas.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos através de diferentes perspectivas. Um dos métodos avaliativos será o uso de um diário de bordo, onde cada aluno poderá registrar o progresso de sua pesquisa, refletindo sobre desafios e aprendizados, o que fomentará a autorregulação. Outro método será a observação direta durante a aula, onde o professor poderá avaliar as habilidades colaborativas e de comunicação dos alunos enquanto trabalham em grupo. Ao final, as apresentações dos grupos serão avaliadas com base em critérios como clareza, coesão, profundidade da pesquisa e uso crítico de fontes históricas. Essa avaliação formativa permitirá ao professor dar feedback construtivo, apoiando o progresso contínuo dos estudantes e considerando adaptações para alunos com necessidades específicas.

  • Diário de bordo para registro de progresso e reflexões.
  • Observação direta de habilidades colaborativas e de comunicação.
  • Avaliação de apresentações baseadas em clareza, coesão, e profundidade da pesquisa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade incluirão materiais didáticos diversos, como livros de história, artigos acadêmicos, documentos de arquivos digitais e recursos audiovisuais que auxiliem na compreensão das narrativas históricas. Será encorajado o uso de recursos tecnológicos, como computadores e tablets, para acessar fontes online, usar ferramentas de apresentação, e participar de fóruns de discussão virtual. Esses recursos tecnológicos serão fundamentais para enriquecer a atividade, permitindo que os alunos acessem uma variedade de perspectivas e informações que não estariam disponíveis apenas no material impresso. Materiais impressos também serão fornecidos para garantir acesso equitativo aos alunos que possam ter dificuldades com tecnologia.

  • Livros e artigos sobre história de grupos marginalizados.
  • Documentos de arquivo digital e recursos audiovisuais.
  • Computadores e tablets para pesquisa e apresentação.
  • Fóruns de discussão virtual para debates.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos o quão desafiador pode ser para o professor conciliar suas tarefas diárias com as demandas de proporcionar inclusão e acessibilidade para todos os alunos. No entanto, é vital que apresentemos práticas que garantam a equidade no ambiente de aprendizado. Para os alunos com transtorno do espectro autista, recomenda-se uma estrutura de aula previsível, com comunicação clara e direta, utilizando elementos visuais para auxiliar na compreensão. Garantir a participação em atividades que promovam interação social de maneira estruturada pode ajudar. Para alunos com deficiência intelectual, haverá a simplificação das diretrizes de atividade e uso de exemplos concretos para facilitar a compreensão, além de apoio constante durante as atividades. Ferramentas como tradutores automáticos de texto para áudio podem ser consideradas para auxiliar esses alunos na pesquisa. Para ambos os grupos, é fundamental realizar acompanhamento contínuo e ajustar as estratégias conforme necessário, sempre mantendo a comunicação aberta com as famílias para garantir o apoio necessário fora da sala de aula.

  • Estrutura de aula previsível e comunicação visual para alunos com TEA.
  • Simplificação das diretrizes e exemplos concretos para alunos com deficiência intelectual.
  • Uso de tradutores automáticos de texto para áudio como apoio tecnológico.
  • Acompanhamento contínuo e comunicação com as famílias.

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