Cronistas do Passado: Jornal da Idade Média

Desenvolvida por: Letíci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Idade Média

Neste projeto intitulado 'Cronistas do Passado: Jornal da Idade Média', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a criar um jornal ou blog que aborde eventos históricos da Idade Média como se estivessem acontecendo no tempo presente. Esta atividade englobará diversas seções como política, economia, cultura e eventos específicos, permitindo que os estudantes explorem diferentes aspectos da época. Cada grupo de alunos ficará responsável por uma dessas seções e deverá conduzir pesquisas aprofundadas sobre fatos e personalidades históricas relevantes. A tarefa exigirá dos alunos a habilidade de assimilar informações complexas e traduzi-las em linguagem jornalística contemporânea. Além de promover a assimilação de conteúdo histórico, este projeto visa desenvolver competências importantes como escrita, pesquisa, trabalho em equipe e pensamento crítico. Ao encorajar os estudantes a imaginar como os eventos da Idade Média seriam percebidos por pessoas daquela época, também se fomenta a criatividade e a empatia histórica.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto 'Cronistas do Passado: Jornal da Idade Média' almeja fazer com que os alunos do Ensino Médio compreendam a complexidade e diversidade da Idade Média, desfazendo estereótipos e simplificações. Através da criação de um jornal ou blog temático, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades ligadas à pesquisa histórica, análise crítica de fontes e construção de narrativas coesas. Assimilar e comunicar conhecimentos de maneira criativa e inovadora, utilizando-se da linguagem jornalística adaptada, também compõe os objetivos educacionais, promovendo a expressão escrita e o pensamento analítico.

  • Compreender eventos e figuras chave da Idade Média, colocando-os em um contexto histórico amplo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações.
  • Praticar a escrita em diferentes formatos, adaptando-a ao estilo jornalístico.
  • Estimular o trabalho em equipe e a divisão de tarefas dentro dos grupos.
  • Promover a criatividade ao incentivar que os alunos articulem a histórica de maneira contemporânea.

Conteúdo Programático

Durante a execução desta atividade, os conteúdos da Idade Média serão explorados de maneira ampla e profunda, abarcando temas como estruturas políticas e sociais, economia, cultura, arte e eventos significativos da época. A abordagem prática e interativa possibilitará aos alunos um mergulho no período medieval, possibilitando uma visão holística e nuances que frequentemente não são abordadas em métodos de ensino tradicionais.

  • Estruturas políticas e sociais da Idade Média
  • Economia medieval: comércio, guildas e feudos
  • Cultura e arte no período medieval
  • Eventos significativos e figuras históricas da Idade Média

Metodologia

A metodologia adotada para o 'Cronistas do Passado: Jornal da Idade Média' será a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), uma abordagem educacional que permite aos alunos aplicarem de forma prática e criativa os conhecimentos adquiridos. Através da divisão de grupos e atribuição de seções do jornal para cada equipe, os alunos enfrentarão o desafio de pesquisa, seleção e síntese de informações, além de adaptar sua linguagem para o estilo jornalístico. Essa metodologia promove a autonomia dos estudantes na aprendizagem, incentiva o desenvolvimento de competências diversas e estimula a criatividade e o pensamento crítico.

  • Pesquisa e seleção de informações sobre a Idade Média.
  • Dinâmicas de grupo para divisão de tarefas e discussão de ideias.
  • Escrita coletiva e revisão de artigos para o jornal/blog.
  • Apresentação do projeto final para a turma e/ou publicação online.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 1 hora, distribuída em duas aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, explicação dos objetivos, formação dos grupos e início das pesquisas. Na segunda aula, os alunos continuarão e concluirão suas pesquisas, finalizarão os textos e, caso possível, iniciarão a montagem final do jornal ou blog.

  • Aula 1: Introdução do projeto, divisão das seções, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da pesquisa, escrita dos artigos e montagem final do projeto.

Avaliação

A avaliação do projeto 'Cronistas do Passado: Jornal da Idade Média' se baseará em critérios como profundidade da pesquisa realizada, qualidade e clareza da escrita, criatividade na adaptação dos eventos para a linguagem jornalística e eficácia na comunicação das ideias. A cooperação e participação dentro dos grupos também serão considerados. A avaliação será feita tanto do conteúdo individual quanto do trabalho em grupo, assegurando que todos os aspectos do projeto sejam levados em conta. Exemplos de avaliação incluem a revisão dos artigos escritos, a apresentação do jornal ou blog e a participação ativa nas discussões e na divisão de tarefas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para o desenvolvimento do 'Cronistas do Passado: Jornal da Idade Média' incluem acesso à internet para pesquisas, computadores ou tablets para a escrita e montagem dos artigos, materiais para a produção de um jornal físico (caso esta opção seja escolhida), além de acesso a bibliotecas ou bancos de dados online para consultas de fontes confiáveis. Ferramentas de edição de texto e imagem também podem ser úteis para a montagem do jornal ou blog.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Acesso a bibliotecas e bancos de dados online.
  • Ferramentas de edição de texto e imagem.
  • Material para imprensa, caso o jornal seja físico.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo