Debates Estruturados: O Legado da Abolição

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Abolição da Escravidão no Brasil

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio são convidados a discutir o impacto da abolição da escravidão no Brasil, focando nos efeitos para os libertos e na sociedade como um todo. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes farão pesquisas prévias em casa, coletando argumentos, dados históricos e análises de diversos historiadores sobre o tema. Serão formados dois grupos com perspectivas opostas: um defendendo as mudanças significativas e positivas pós-abolição para os libertos, e outro argumentando que as transformações foram insuficientes para sua verdadeira integração na sociedade. A atividade segue com uma apresentação dos argumentos de cada lado, seguida de uma sessão de perguntas e respostas moderada pelo professor, que estimulará uma análise crítica e construtiva do tema. Este debate visa encorajar nos alunos a capacidade de argumentação, compreensão histórica e crítica social.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos habilidades de análise crítica, argumentação e compreensão histórica acerca do processo de abolição da escravidão no Brasil e suas consequências para os libertos e a sociedade brasileira. Através da adoção da metodologia Sala de Aula Invertida, incentivaremos a pesquisa autônoma, a capacidade de sintetizar informações e a apresentação de argumentos de forma coerente e fundamentada. Além disso, a estrutura do debate visa aprimorar habilidades comunicativas, promover o respeito a opiniões diversas e estimular a construção de conhecimento coletivo a partir de diferentes perspectivas.

  • Analisar criticamente o impacto da abolição da escravidão no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e síntese de informações.
  • Promover o entendimento da importância histórica da abolição para a sociedade brasileira.
  • Estimular a pesquisa independente e o uso de fontes históricas diversas.
  • Incentivar o respeito e a compreensão de diferentes perspectivas e opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101 - Analisar processos de independência, lutas pelo reconhecimento de direitos, movimentos sociais, formas de organização política, transformações territoriais, entre outros processos históricos, associando-os à formação de identidades, conflitos, resistências, à situação dos povos originários e afrodescendentes e à constituição de novas territorialidades.
  • EM13CHS102 - Analisar os elementos que constituem as identidades nacionais e regionais em diferentes contextos históricos e geográficos, e discutir o papel do patrimônio cultural na preservação da memória e na promoção da diversidade.
  • EM13CHS104 - Analisar a formação de estados nacionais, regiões e territórios, compreendendo a soberania, os processos de fronteira e as disputas por hegemonia, em diferentes contextos históricos e geográficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade inclui uma revisão histórica do período da escravidão no Brasil, o processo de abolição evidenciado pela Lei Áurea e as consequências socioeconômicas e culturais desse evento para os libertos e a sociedade brasileira. Os alunos explorarão a complexidade do legado da abolição, examinando diferentes perspectivas historiográficas e como esses eventos influenciaram a formação da identidade e da sociedade brasileiras.

  • História da escravidão no Brasil.
  • Lei Áurea e o processo de abolição da escravidão.
  • Consequências socioeconômicas da abolição para os libertos.
  • Impacto da abolição na sociedade brasileira.
  • Diversas perspectivas historiográficas sobre o legado da abolição.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, essa atividade incentiva a autonomia dos alunos na aprendizagem. Iniciará com a pesquisa independente sobre o tema, seguida de discussões em grupo para a formação de argumentos. Na sala de aula, a apresentação dos argumentos e o debate estruturado permitirão aos alunos aplicar o conhecimento adquirido, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e dialógico, reforçando a importância da análise crítica e do respeito mútuo nas discussões.

  • Pesquisa independente e análise de fontes históricas.
  • Formação de grupos e preparação de argumentos.
  • Apresentação dos argumentos por cada grupo.
  • Debate estruturado com moderação do professor.
  • Sessão de perguntas e respostas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a apresentação inicial do tema pelo professor e a apresentação dos argumentos pelos grupos. A segunda aula será dedicada ao debate entre os grupos, seguido pela sessão de perguntas e respostas, promovendo a reflexão crítica e aprofundamento do tema.

  • Aula 1: Apresentação dos argumentos pelos grupos.
  • Aula 2: Debate entre os grupos e sessão de perguntas e respostas.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na qualidade e profundidade das pesquisas realizadas pelos alunos, na clareza e coerência da apresentação dos argumentos, e na contribuição individual para o debate. Serão considerados também a capacidade de trabalhar em grupo, o respeito pelas opiniões alheias e a habilidade de refutar argumentos com base em evidências e análises históricas criteriosas. Feedback construtivo será fornecido pelo professor, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades de argumentação, pesquisa e análise crítica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa independente, material para a gravação de argumentos e apresentações, e acesso a bibliotecas ou bancos de dados online para consulta de fontes históricas. A variedade e a qualidade das fontes consultadas serão fundamentais para enriquecer o debate e proporcionar uma compreensão mais ampla do tema.

  • Acesso à Internet.
  • Material para apresentação (por exemplo, Powerpoint, Prezi).
  • Bibliotecas ou bancos de dados online de fontes históricas.
  • Textos e artigos acadêmicos sobre a abolição da escravidão.
  • Espaço adequado para a realização do debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo