Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio são convidados a discutir o impacto da abolição da escravidão no Brasil, focando nos efeitos para os libertos e na sociedade como um todo. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes farão pesquisas prévias em casa, coletando argumentos, dados históricos e análises de diversos historiadores sobre o tema. Serão formados dois grupos com perspectivas opostas: um defendendo as mudanças significativas e positivas pós-abolição para os libertos, e outro argumentando que as transformações foram insuficientes para sua verdadeira integração na sociedade. A atividade segue com uma apresentação dos argumentos de cada lado, seguida de uma sessão de perguntas e respostas moderada pelo professor, que estimulará uma análise crítica e construtiva do tema. Este debate visa encorajar nos alunos a capacidade de argumentação, compreensão histórica e crítica social.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos habilidades de análise crítica, argumentação e compreensão histórica acerca do processo de abolição da escravidão no Brasil e suas consequências para os libertos e a sociedade brasileira. Através da adoção da metodologia Sala de Aula Invertida, incentivaremos a pesquisa autônoma, a capacidade de sintetizar informações e a apresentação de argumentos de forma coerente e fundamentada. Além disso, a estrutura do debate visa aprimorar habilidades comunicativas, promover o respeito a opiniões diversas e estimular a construção de conhecimento coletivo a partir de diferentes perspectivas.
O conteúdo abordado nesta atividade inclui uma revisão histórica do período da escravidão no Brasil, o processo de abolição evidenciado pela Lei Áurea e as consequências socioeconômicas e culturais desse evento para os libertos e a sociedade brasileira. Os alunos explorarão a complexidade do legado da abolição, examinando diferentes perspectivas historiográficas e como esses eventos influenciaram a formação da identidade e da sociedade brasileiras.
Adotando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, essa atividade incentiva a autonomia dos alunos na aprendizagem. Iniciará com a pesquisa independente sobre o tema, seguida de discussões em grupo para a formação de argumentos. Na sala de aula, a apresentação dos argumentos e o debate estruturado permitirão aos alunos aplicar o conhecimento adquirido, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e dialógico, reforçando a importância da análise crítica e do respeito mútuo nas discussões.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a apresentação inicial do tema pelo professor e a apresentação dos argumentos pelos grupos. A segunda aula será dedicada ao debate entre os grupos, seguido pela sessão de perguntas e respostas, promovendo a reflexão crítica e aprofundamento do tema.
A avaliação da atividade será baseada na qualidade e profundidade das pesquisas realizadas pelos alunos, na clareza e coerência da apresentação dos argumentos, e na contribuição individual para o debate. Serão considerados também a capacidade de trabalhar em grupo, o respeito pelas opiniões alheias e a habilidade de refutar argumentos com base em evidências e análises históricas criteriosas. Feedback construtivo será fornecido pelo professor, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades de argumentação, pesquisa e análise crítica.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa independente, material para a gravação de argumentos e apresentações, e acesso a bibliotecas ou bancos de dados online para consulta de fontes históricas. A variedade e a qualidade das fontes consultadas serão fundamentais para enriquecer o debate e proporcionar uma compreensão mais ampla do tema.
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