Desvendando a Era Vargas

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Brasil República - Era Vargas

O plano de aula 'Desvendando a Era Vargas' visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada sobre as transformações sociais e políticas que ocorreram no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas. A atividade, dividida em três etapas, emprega metodologias ativas de ensino para envolver os alunos de forma dinâmica e reflexiva. Na primeira aula, baseada na aprendizagem invertida, os alunos recebem material para estudo em casa, preparando-se para uma aula expositiva. Nesta etapa, serão introduzidos aos eventos marcantes e às mudanças estruturais do período em questão. A segunda aula promove uma roda de debate, onde os alunos exploram as implicações éticas e políticas das medidas adotadas por Vargas, fomentando o pensamento crítico e o respeito à diversidade de opiniões. Finalmente, na terceira aula, os estudantes apresentam suas análises pessoais sobre o impacto histórico da Era Vargas, incentivando a expressão autoral e a integração dos conhecimentos adquiridos. Esse plano de aula é embasado em habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando no desenvolvimento de competências socioemocionais, senso crítico e protagonismo estudantil, além de explorar conexões interdisciplinares com temas contemporâneos.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula tem como objetivo capacitar os alunos na análise crítica dos eventos históricos que moldaram o Brasil contemporâneo durante a Era Vargas. Valorizando o protagonismo estudantil, as atividades são planejadas para que os alunos desenvolvam habilidades de visão crítica, análise contextual e expressão argumentativa. A abordagem busca estimular a compreensão dos impactos políticos, sociais e culturais do período, reconhecendo a importância histórica e a relevância atual desse governo. O desenvolvimento de competências como leitura crítica de fontes, interpretação de textos complexos e argumentação fundamentada são centrais neste plano de aula.

  • Analisar criticamente as transformações sociais e políticas durante a Era Vargas.
  • Desenvolver habilidades argumentativas e de expressão oral e escrita.
  • Interpretar dados históricos e relacioná-los com o contexto atual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
  • EM13CHS504: Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
  • EM13CHS601: Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula aborda, de forma ampla e aprofundada, os aspectos sociais, econômicos e políticos associados à Era Vargas no Brasil. Incluímos discussões sobre as políticas trabalhistas, centralização do poder, estratégias de desenvolvimento econômico e as consequências sociais das decisões governamentais. A intenção é que os alunos sejam capazes de identificar as estratégias de poder utilizadas por Vargas, analisando sua eficácia e impacto ao longo da história. Além disso, encorajamos a relação entre ações do passado e seus desdobramentos no cenário atual, promovendo uma visão crítica e contextual do material estudado.

  • Transformações sociais e políticas na Era Vargas.
  • Políticas trabalhistas e centralização do poder.
  • Impactos econômicos e sociais das medidas de Vargas.

Metodologia

O plano faz uso de metodologias ativas de ensino para maximizar o envolvimento estudantil e promover uma aprendizagem mais significativa e crítica. A abordagem da sala de aula invertida permite que os alunos cheguem preparados para discussões, após um estudo autônomo dos materiais indicados. A aula expositiva integra tecnologia de ponta para tornar o conteúdo mais acessível e interativo. A roda de debate, por sua vez, encoraja a construção coletiva de conhecimento, desenvolvendo habilidades socioemocionais como empatia e assertividade. Ao longo das aulas, a ênfase é colocada na construção do pensamento crítico e na participação ativa, possibilitando que os alunos assumam um papel central em seu próprio processo de aprendizagem.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aula Expositiva
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é projetado para permitir uma exploração aprofundada do tema a partir de diferentes perspectivas pedagógicas ao longo de três aulas. Na primeira aula, a sala de aula invertida e a exposição interativa garantem que o fundamento sobre a Era Vargas seja sólido e abrangente. A segunda aula foca no desenvolvimento de competências argumentativas através de um debate estruturado, proporcionando aos alunos a oportunidade de expressar e refinar suas análises pessoais sobre os temas discutidos. Na terceira aula, novamente utilizando a sala de aula invertida, os estudantes são incentivados a consolidar e apresentar suas perspectivas e insights, conectando o aprendizado teórico com sua interpretação pessoal dos eventos.

  • Aula 1: Introdução à Era Vargas por meio de estudo autônomo e aula expositiva interativa.
  • Momento 1: Revisão do Material de Estudo Autônomo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando os principais pontos do material enviado previamente aos alunos. Pergunte se houve alguma dúvida específica durante a leitura em casa. É importante que você estimule a participação mencionando assuntos que possam ter despertado maior interesse.

    Momento 2: Exposição Interativa sobre a Era Vargas (Estimativa: 25 minutos)
    Apresente uma aula expositiva sobre a Era Vargas, destacando as principais transformações sociais e políticas. Utilize materiais multimídia, como vídeos curtos e imagens de época, para tornar a apresentação mais dinâmica. É importante que você faça pausas para perguntas dos alunos e os incentive a fazerem anotações. Pergunte aos alunos quais aspectos acham mais relevantes e como eles percebem as mudanças atuais relacionadas ao período. Avalie a compreensão através do envolvimento dos alunos e das perguntas feitas durante a exposição.

    Momento 3: Discussão em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em duplas para discutir como as transformações da Era Vargas se relacionam com o Brasil contemporâneo. É importante que os alunos façam anotações das ideias principais discutidas e que você circule entre as duplas para oferecer suporte e motivá-los a explorar conexões mais profundas. Após a discussão, peça para algumas duplas compartilharem suas ideias com a turma. Avalie o entendimento dos alunos através da qualidade das conexões feitas entre passado e presente.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos estejam incluídos, forneça materiais de apoio em formatos variados, como áudios ou vídeos com legendas, para aqueles que podem ter dificuldades de leitura. Encoraje a participação de todos nas discussões, destacando os diferentes pontos fortes de cada aluno. Permita que alguns alunos realizem a parte escrita da atividade em casa, caso precisem de mais tempo para se expressar. Esteja atento para ajustar o ritmo da aula conforme necessário, garantindo que todos possam seguir o conteúdo tranquilamente. Lembre-se de se comunicar de forma acolhedora e convidativa para promover um ambiente seguro e inclusivo.

  • Aula 2: Roda de debate sobre as implicações ético-políticas das reformas de Vargas.
  • Momento 1: Introdução à Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula contextualizando os alunos sobre a importância das reformas implementadas durante a Era Vargas, com foco nas implicações ético-políticas. Explique o formato da roda de debate e os objetivos dessa atividade. É importante que você esclareça as regras do debate, enfatizando o respeito às opiniões divergentes e o foco em argumentação fundamentada. Pergunte se alguém tem alguma dúvida sobre a atividade.

    Momento 2: Formação dos Grupos de Debate (Estimativa: 5 minutos)
    Divida a turma em grupos menores, garantindo que haja diversidade de opiniões e perspectivas em cada grupo. Permita que houve breve discussão interna para que cada grupo determine seus principais argumentos. Se necessário, ajude os alunos a organizarem suas ideias para uma apresentação mais clara.

    Momento 3: Rodada de Debates - Discussão de Grupos (Estimativa: 25 minutos)
    Inicie a roda de debates lembrando a todos sobre a importância da escuta ativa e da argumentação respeitosa. Permita que cada grupo apresente seus principais argumentos sobre as implicações ético-políticas das reformas de Vargas. Intervenha se notar que o debate está se desviando do foco principal ou se algum participante não está respeitando as regras. Avalie a participação dos alunos observando a qualidade das argumentações e o respeito durante o debate.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma discussão geral com toda a turma, refletindo sobre os pontos levantados e as aprendizagens proporcionadas pelo debate. Questione os alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar essas reflexões em contextos atuais. Encoraje a autoavaliação, perguntando sobre o que poderiam ter feito de forma diferente para melhorar suas contribuições. Avalie o engajamento dos alunos mediante sua capacidade de reflexão crítica sobre o debate.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem do debate de maneira inclusiva, forneça suportes como resumos escritos dos temas discutidos para os que possam ter dificuldades de audição. Incentive aqueles mais tímidos a compartilharem suas opiniões, talvez inicialmente em um grupo menor antes de falarem para a turma toda. Para alunos que necessitam de mais tempo para organizar suas ideias, permita que levem anotações pré-escritas para consulta durante o debate. Esteja atento para ajustar o passo do debate conforme necessário, garantindo espaços de fala para todos. Mantenha uma atitude acolhedora e encorajadora, promovendo um ambiente seguro para a expressão de ideias.

  • Aula 3: Apresentações dos alunos sobre suas análises e insights pessoais.
  • Momento 1: Organização e Introdução às Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie organizando a sala, onde cada grupo ou aluno terá um espaço destinado para a apresentação. Explique brevemente como se darão as apresentações e os critérios que serão avaliados, como clareza, argumentação e criatividade. Reforce a importância do respeito ao tempo estipulado e que todos os alunos devem ser bons ouvintes durante as apresentações alheias. Permita que façam perguntas antes de começar.

    Momento 2: Apresentações dos Alunos (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que os alunos iniciem suas apresentações. Cada aluno ou grupo deve ter de 3 a 5 minutos para expor suas análises e insights. Observe se os alunos estão engajados, pontue a conexão das apresentações com os temas discutidos anteriormente e intervenha caso algum conceito precise de correção ou complementação durante as apresentações. Anote aspectos positivos e aqueles que necessitam de melhoria para o feedback posterior.

    Momento 3: Feedback e Reflexão Final (Estimativa: 10 minutos)
    Ao final das apresentações, conduza uma reflexão coletiva sobre os temas abordados. Pergunte aos alunos quais aspectos acharam mais interessantes ou desafiadores. Forneça feedback geral, destacando os pontos altos e sugerindo melhorias futuras. Incentive os alunos a pensarem sobre como as reflexões que tiveram podem se relacionar com questões atuais. É importante que você convide os alunos a avaliarem esta atividade e expressarem o que mais os impactou.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ofereça opções de apresentação diversificadas, como gravações de áudio ou slides para serem exibidos, para aqueles que possam ter dificuldades em se expressar oralmente. Incentive que alunos com habilidades distintas em mídia visual possam incorporar essas ferramentas em suas apresentações. Caso algum aluno tenha dificuldades de audição, garanta que as apresentações tenham apoio visual, como legendas ou resumos escritos. Assegure que o ambiente físico permite boas condições de locomoção, caso necessário. Mantenha sempre um tom encorajador e destacando as contribuições únicas de cada aluno, valorizando suas perspectivas.

Avaliação

O processo avaliativo é diversificado e adapta-se às diferentes formas de expressão e capacidade dos alunos, integrando métodos formais e informais. O objetivo central da avaliação é verificar a compreensão crítica dos alunos sobre a Era Vargas e sua capacidade de articular suas opiniões baseando-se em argumentos bem estruturados. Os critérios incluem clareza e coerência na comunicação oral e escrita, uso adequado de fontes históricas e capacidade de reflexão crítica. Exemplo prático: observação de participação no debate e análise dos textos produzidos, oferecendo feedbacks construtivos e personalizados para apoiar o aprimoramento contínuo. Para inclusão, técnicas como participação adaptada e variedades de expressão (visuais e orais) são consideradas.

  • Avaliação da participação e contribuição no debate.
  • Análise de textos e apresentações individuais.
  • Feedback personalizado para desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para garantir a efetividade da aprendizagem, são utilizados recursos variados incluindo textos acadêmicos, fontes históricas originais e multimídia interativa. Estes materiais são escolhidos para facilitar uma compreensão completa do conteúdo e permitir que os alunos façam conexões com exemplos práticos e contextos contemporâneos. Recursos tecnológicoss, como apresentações digitais e plataformas de discussão, são integrados para enriquecer a experiência de ensino-aprendizagem, fornecendo aos alunos ferramentas que promovam a exploração autônoma e colaborativa do tema.

  • Textos acadêmicos e fontes históricas primárias.
  • Materiais multimídia interativos.
  • Tecnologias para apresentação e facilitação de debates.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho dos professores pode ser desafiador, por isso apresentamos estratégias para viabilizar um ambiente inclusivo sem sobrecarregá-los. Apesar da turma não ter alunos com deficiências específicas, é essencial garantir que todos tenham acesso igualitário ao conteúdo e possam participar ativamente. Sugere-se a variabilidade no formato das apresentações e avaliações, promovendo múltiplas formas de expressão e garantindo que todos os alunos possam engajar-se de modo significativo. Ressaltamos a importância de fornecer feedbacks regulares e observar sinais de possíveis dificuldades para intervenções oportunas.

  • Flexibilização nas formas de apresentação e avaliação.
  • Uso de tecnologias acessíveis e adaptáveis.
  • Feedbacks regulares e observação de sinais de dificuldade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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