Diversidade em Quadrinhos

Desenvolvida por: Vladim… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Língua Portuguesa, Sociologia
Temática: Respeito e Inclusão

Nesta atividade, intitulada 'Diversidade em Quadrinhos', alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a criar histórias em quadrinhos que representem situações de respeito e inclusão, abordando temas de orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso e opinião política. Essa atividade servirá para estimular debates aprofundados, estimular a empatia e promover a reflexão crítica sobre a importância da diversidade em nossa sociedade. Os alunos trabalharão em grupos, utilizando tanto recursos manuais quanto digitais, para garantir a autenticidade e a diversidade das narrativas. Ao final, as histórias serão apresentadas aos colegas, seguidas por uma discussão em sala de aula, onde as soluções e abordagens criativas serão debatidas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo é fomentar uma compreensão abrangente e inclusiva das diferenças culturais, sociais e individuais. A atividade busca incentivar a empatia, promover o respeito mútuo e desenvolver habilidades críticas através do processo criativo e do trabalho colaborativo. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de pesquisa e comunicação enquanto exploram diversas perspectivas sociais.

  • Promover a reflexão crítica sobre diversidade e inclusão.
  • Estimular a empatia e o respeito pelas diferenças.
  • Aprimorar habilidades de pesquisa e comunicação.
  • Desenvolver capacidades criativas e de trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS303: Analisar criticamente as relações de poder, os diferentes discursos e práticas sociais, econômicas e culturais da atualidade e suas implicações para a cidadania e os direitos humanos.
  • EM13LP53: Produzir textos, orais, escritos e/ou multimodais, em diferentes gêneros, considerando a situação comunicativa, o interlocutor e os efeitos de sentido desejados.
  • EM13ART102: Experimentar e aprofundar o conhecimento nos processos de criação em arte de modo individual ou coletivo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange tópicos de diversidade cultural, respeito, inclusão social, e direitos humanos. Ele promove uma análise crítica das relações sociais e do papel das diferentes culturas na sociedade contemporânea. A atividade visa integrar conhecimentos de sociologia, arte e comunicação de forma coerente e significativa para fortalecer o entendimento e a apreciação da diversidade.

  • Diversidade cultural e inclusão social.
  • Histórias em quadrinhos como meio de comunicação.
  • Análise crítica das relações sociais.

Metodologia

A metodologia é centrada no aprendizado ativo e colaborativo, utilizando estratégias de discussão em grupo, pesquisa e criação artística. A atividade é planejada para ser dinâmica, promovendo a interação entre os alunos e o envolvimento com diferentes ferramentas, tanto analógicas quanto digitais, para potencializar o processo criativo.

  • Discussão em grupo e debates.
  • Criação artística e uso de recursos digitais.
  • Pesquisa orientada sobre diversidade e inclusão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula será dedicada à introdução dos conceitos de diversidade e à formação dos grupos, seguida pelo início do trabalho criativo. Na segunda aula, os grupos finalizarão as histórias em quadrinhos e realizarão as apresentações, seguidas pela discussão em sala.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos, formação de grupos e início da criação.
  • Aula 2: Finalização dos quadrinhos, apresentações e discussão.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios qualitativos e quantitativos. Os estudantes serão avaliados pela criatividade e originalidade das histórias, pela precisão e respeito nas representações culturais e sociais, pelo trabalho em equipe e pela efetividade da comunicação durante as apresentações. Exemplos de critérios incluem a relevância dos temas abordados, a clareza na comunicação das ideias e a capacidade de articular e discutir diferentes perspectivas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários incluem dispositivos digitais (computadores ou tablets), materiais de desenho (papéis, lápis de cor, canetas) para a criação manual dos quadrinhos, além de acesso à internet para pesquisa e complementação dos debates. A tecnologia será um suporte essencial para a produção multimodal das histórias.

  • Dispositivos digitais (computadores/tablets).
  • Materiais de desenho (papel, lápis, canetas).
  • Acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo