Esta atividade pedagógica foi cuidadosamente projetada para envolver estudantes do 3º ano do Ensino Médio em uma análise aprofundada dos eventos que ocorreram entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, contemplando os aspectos econômicos, sociais e políticos, com ênfase significativa na Crise de 1929. Antes de se reunirem em sala, os alunos terão a tarefa de pesquisar sobre esse período turbulento da história, o que os familiarizará previamente com o assunto. Ao integrar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade se propõe a tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo. Os alunos serão agrupados para discutir suas descobertas e criar mapas mentais que agregam não apenas os eventos históricos e suas datas correspondentes, mas também exploram suas causas, consequências e conexões com conceitos importantes como cooperativismo, evolução social e os desafios enfrentados pela modernidade. Esta abordagem integrada e crítica ajudará os alunos a compreender a complexidade do período e seu impacto duradouro no mundo contemporâneo.
O objetivo desta atividade é capacitar os estudantes a compreenderem os eventos que marcaram o período entre as duas guerras mundiais, com ênfase na Crise de 1929, e seus impactos a longo prazo sobre os contextos econômico, social e político global. Deseja-se potencializar o pensamento crítico dos alunos ao estimulá-los a identificar, analisar e discutir as diversas circunstâncias e narrativas históricas, utilizando as habilidades de síntese e a capacidadade de estabelecer conexões conceptuais. Através dessa experiência, pretende-se também desenvolver habilidades colaborativas e de pesquisa, além de promover uma aprendizagem significativa que considere as matrizes conceituais contemporâneas.
O conteúdo programático para esta atividade engloba a análise detalhada do período entre o final da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra Mundial, incluindo a crise econômica de 1929 e seus desdobramentos a nível mundial. Será dada uma atenção especial às transformações políticas, sociais e econômicas ocorridas nas diferentes regiões do mundo e como estas impactaram a evolução da sociedade moderna, incluindo as respostas dadas por diferentes coletividades através do cooperativismo e outras formas de solidariedade e inovação social.
A estratégia metodológica adotada para esta atividade envolve a aplicação do modelo de Sala de Aula Invertida, onde os alunos se tornam os protagonistas de sua própria aprendizagem. Inicialmente, deverão realizar pesquisas individuais ou em pequenos grupos sobre o tema proposto, antes da aula presencial. Durante o encontro em sala, os alunos serão agrupados para discutir suas descobertas e trabalhar colaborativamente na construção de mapas mentais. Este formato fomenta a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, promove o desenvolvimento de habilidades de síntese, análise e trabalho em equipe, e favorece a aplicação prática e a reflexão crítica sobre o conteúdo estudado.
Esta atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos apresentarão as informações pesquisadas e iniciarão a criação dos mapas mentais em seus grupos. Na segunda sessão, haverá a finalização dos mapas mentais e uma discussão coletiva para compartilhar os resultados e realizar uma reflexão crítica conjunta.
A avaliação desta atividade incorporará diversos critérios para assegurar uma medida abrangente da aprendizagem dos estudantes. Será avaliada a qualidade e profundidade da pesquisa prévia, a habilidade de síntese de informações e a capacidade de estabelecer conexões relevantes e críticas entre os eventos históricos e os conceitos chave. Os mapas mentais serão avaliados com base na coesão, clareza, e criatividade na representação das ideias. A participação no debate e a capacidade de reflexão crítica sobre os temas abordados também contarão para a avaliação final. Será incentivado um feedback construtivo entre os alunos para fomentar a aprendizagem colaborativa.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet para a realização da pesquisa pré-aula e a utilização de ferramentas digitais para a criação dos mapas mentais. Em sala, serão utilizados computadores ou tablets, bem como projetor para a apresentação dos mapas mentais. Ferramentas de design gráfico e plataformas de compartilhamento de documentos em nuvem serão essenciais para permitir a colaboração efetiva entre os alunos durante a concepção e apresentação dos seus trabalhos. Material de escritório básico, como papel, canetas e marcadores, também será útil para esboços iniciais e anotações.
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