Mapas Mentais do Período entre Guerras

Desenvolvida por: Davyne… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: O Periodo entre Guerras e a Crise de 1929

Esta atividade pedagógica foi cuidadosamente projetada para envolver estudantes do 3º ano do Ensino Médio em uma análise aprofundada dos eventos que ocorreram entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, contemplando os aspectos econômicos, sociais e políticos, com ênfase significativa na Crise de 1929. Antes de se reunirem em sala, os alunos terão a tarefa de pesquisar sobre esse período turbulento da história, o que os familiarizará previamente com o assunto. Ao integrar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade se propõe a tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo. Os alunos serão agrupados para discutir suas descobertas e criar mapas mentais que agregam não apenas os eventos históricos e suas datas correspondentes, mas também exploram suas causas, consequências e conexões com conceitos importantes como cooperativismo, evolução social e os desafios enfrentados pela modernidade. Esta abordagem integrada e crítica ajudará os alunos a compreender a complexidade do período e seu impacto duradouro no mundo contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os estudantes a compreenderem os eventos que marcaram o período entre as duas guerras mundiais, com ênfase na Crise de 1929, e seus impactos a longo prazo sobre os contextos econômico, social e político global. Deseja-se potencializar o pensamento crítico dos alunos ao estimulá-los a identificar, analisar e discutir as diversas circunstâncias e narrativas históricas, utilizando as habilidades de síntese e a capacidadade de estabelecer conexões conceptuais. Através dessa experiência, pretende-se também desenvolver habilidades colaborativas e de pesquisa, além de promover uma aprendizagem significativa que considere as matrizes conceituais contemporâneas.

  • Compreender os principais eventos do período entre as duas guerras, focando em seus aspectos econômicos, sociais e políticos.
  • Analisar as causas e as consequências da Crise de 1929, integrando esta análise ao contexto maior do período.
  • Conectar de maneira crítica o período estudado com conceitos como cooperativismo, evolução social e desafios modernos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, síntese de informações e trabalho em equipe.
  • Criar mapas mentais que representem de forma integrada e crítica o período estudado.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13CHS102
  • description": Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade engloba a análise detalhada do período entre o final da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra Mundial, incluindo a crise econômica de 1929 e seus desdobramentos a nível mundial. Será dada uma atenção especial às transformações políticas, sociais e econômicas ocorridas nas diferentes regiões do mundo e como estas impactaram a evolução da sociedade moderna, incluindo as respostas dadas por diferentes coletividades através do cooperativismo e outras formas de solidariedade e inovação social.

  • Contexto histórico do período entre as duas guerras mundiais.
  • Análise das causas e consequências da Crise de 1929.
  • Evolução política, social e econômica de 1918 a 1939.
  • Impacto do período na configuração da sociedade moderna.
  • Conexões com conceitos de modernidade, cooperativismo e desafios sociais.

Metodologia

A estratégia metodológica adotada para esta atividade envolve a aplicação do modelo de Sala de Aula Invertida, onde os alunos se tornam os protagonistas de sua própria aprendizagem. Inicialmente, deverão realizar pesquisas individuais ou em pequenos grupos sobre o tema proposto, antes da aula presencial. Durante o encontro em sala, os alunos serão agrupados para discutir suas descobertas e trabalhar colaborativamente na construção de mapas mentais. Este formato fomenta a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, promove o desenvolvimento de habilidades de síntese, análise e trabalho em equipe, e favorece a aplicação prática e a reflexão crítica sobre o conteúdo estudado.

  • Pesquisa prévia individual ou em grupo sobre o período entre guerras.
  • Formação de grupos em sala de aula para síntese e discussão das informações reunidas.
  • Criação colaborativa de mapas mentais que abrangem eventos, causas, e consequências, conectando-os a conceitos centrais do tema.
  • Discussão coletiva dos mapas mentais e reflexão crítica sobre o período estudado.
  • Uso de ferramentas digitais para o design e compartilhamento dos mapas mentais.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos apresentarão as informações pesquisadas e iniciarão a criação dos mapas mentais em seus grupos. Na segunda sessão, haverá a finalização dos mapas mentais e uma discussão coletiva para compartilhar os resultados e realizar uma reflexão crítica conjunta.

  • Aula 1: Apresentação das pesquisas e início da criação dos mapas mentais.
  • Aula 2: Finalização e compartilhamento dos mapas mentais, seguido de discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade incorporará diversos critérios para assegurar uma medida abrangente da aprendizagem dos estudantes. Será avaliada a qualidade e profundidade da pesquisa prévia, a habilidade de síntese de informações e a capacidade de estabelecer conexões relevantes e críticas entre os eventos históricos e os conceitos chave. Os mapas mentais serão avaliados com base na coesão, clareza, e criatividade na representação das ideias. A participação no debate e a capacidade de reflexão crítica sobre os temas abordados também contarão para a avaliação final. Será incentivado um feedback construtivo entre os alunos para fomentar a aprendizagem colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet para a realização da pesquisa pré-aula e a utilização de ferramentas digitais para a criação dos mapas mentais. Em sala, serão utilizados computadores ou tablets, bem como projetor para a apresentação dos mapas mentais. Ferramentas de design gráfico e plataformas de compartilhamento de documentos em nuvem serão essenciais para permitir a colaboração efetiva entre os alunos durante a concepção e apresentação dos seus trabalhos. Material de escritório básico, como papel, canetas e marcadores, também será útil para esboços iniciais e anotações.

  • Acesso à Internet para pesquisa.
  • Computadores ou tablets.
  • Projetor para apresentações.
  • Ferramentas de design gráfico.
  • Plataformas de compartilhamento de documentos em nuvem.
  • Material de escritório (papel, canetas, marcadores).

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