Mapeando a Era Vargas: Cartografia do Poder

Desenvolvida por: Marcio… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Era Vargas

Esta atividade prática visa engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na construção de mapas conceituais que abordem os principais eventos, políticas e figuras históricas da Era Vargas, compreendendo o período que vai de 1930 a 1945 e seu breve retorno de 1951 até 1954. Os estudantes trabalharão em grupos para identificar e conectar, por meio de linhas temporais e relações de causa e efeito, os acontecimentos significativos, as políticas implementadas e as figuras centrais desse momento crítico na história do Brasil. A atividade emprega recursos digitais ou materiais físicos para a construção dos mapas, fomentando não apenas o aprendizado sobre o período histórico, mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas, de pesquisa e colaboração entre alunos. Após a construção dos mapas, cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, explicando o raciocínio por trás das conexões estabelecidas, possibilitando uma compreensão mais profunda da Era Vargas e suas complexas inter-relações.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos uma compreensão holística e analítica da Era Vargas, destacando sua importância na configuração política, social e econômica do Brasil contemporâneo. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e apresentação de informações de forma coesa e clara. Almeja-se que os alunos sejam capazes de identificar os principais eventos, políticas e figuras deste período, compreendendo as suas inter-relações e impactos na sociedade brasileira. Além disso, a atividade visa aprimorar a habilidade dos estudantes em utilizar recursos digitais e materiais físicos para a representação visual de informações complexas.

  • Identificar e compreender os principais eventos, políticas e figuras da Era Vargas.
  • Desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Aprimorar a capacidade de apresentação e explicação de conceitos complexos.
  • Utilizar recursos digitais e materiais físicos para criação de mapas conceituais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101 - Analisar criticamente processos históricos, considerando a multiplicidade de fontes, os contextos de produção e a diversidade das experiências humanas no tempo e no espaço.
  • EM13CHS102 - Utilizar os conceitos das ciências humanas para analisar, de forma crítica, fenômenos contínuos ou eventos, reconhecendo suas dimensões econômicas, políticas, sociais, ambientais, culturais e/ou humanas.
  • EM13CHS104 - Avaliar processos de mudança e permanência na sociedade, considerando as dimensões do trabalho, do poder, da cultura e das memórias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a Era Vargas, iniciando-se com o Golpe de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder, passando pela implementação do Estado Novo, a consolidação das leis trabalhistas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, além do breve retorno de Vargas à presidência até seu suicídio em 1954. Esses eventos serão explorados não apenas em suas dimensões políticas, mas também sociais, econômicas e culturais, enfatizando as transformações promovidas na sociedade brasileira neste período.

  • O Golpe de 1930 e a ascensão de Vargas.
  • Políticas do Estado Novo.
  • Consolidação das leis trabalhistas.
  • Brasil na Segunda Guerra Mundial.
  • Retorno de Vargas e o contexto de seu suicídio.

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, estimulando a pesquisa, análise crítica e colaboração entre os alunos. Os grupos serão formados e orientados a realizar pesquisas sobre os principais aspectos da Era Vargas. Com essas informações, eles criarão mapas conceituais utilizando tanto recursos digitais quanto materiais físicos. A construção destes mapas exigirá dos alunos uma compreensão profunda dos conteúdos, habilidades de síntese e capacidade de representação gráfica das relações entre eventos, políticas e figuras históricas.

  • Formação de grupos para pesquisa colaborativa.
  • Uso de recursos digitais e físicos para criação dos mapas.
  • Apresentação e explanação dos mapas conceituais pela turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão a orientação para a pesquisa e criação dos mapas. A segunda aula será dedicada à finalização dos mapas conceituais e às apresentações dos grupos para a turma.

  • Aula 1: Formação dos grupos, orientações e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos mapas conceituais.

Avaliação

A avaliação será baseada nos critérios de qualidade da pesquisa realizada, clareza e precisão das informações apresentadas nos mapas, criatividade e originalidade na construção dos mapas conceituais, capacidade de estabelecer relações lógicas e causais entre eventos, e eficácia na apresentação e explanação do raciocínio utilizado. Será dado um peso específico para o trabalho em equipe, a qualidade visual e informativa do mapa, além da habilidade de argumentação durante a apresentação. Exemplos de boas práticas e pontos a melhorar serão compartilhados após as apresentações para estimular o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa, software de criação de mapas conceituais (tal como CmapTools ou MindMeister), além de materiais físicos como cartolina, marcadores e cola para os grupos que optarem pela construção manual dos mapas. Também serão recomendados textos, artigos e documentários que cobrem a Era Vargas para orientar a pesquisa dos alunos.

  • Acesso à internet e computadores/tablets.
  • Software de criação de mapas conceituais.
  • Materiais físicos para construção manual (cartolina, marcadores, cola).
  • Textos, artigos e documentários sobre a Era Vargas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo