Esta atividade prática visa engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na construção de mapas conceituais que abordem os principais eventos, políticas e figuras históricas da Era Vargas, compreendendo o período que vai de 1930 a 1945 e seu breve retorno de 1951 até 1954. Os estudantes trabalharão em grupos para identificar e conectar, por meio de linhas temporais e relações de causa e efeito, os acontecimentos significativos, as políticas implementadas e as figuras centrais desse momento crítico na história do Brasil. A atividade emprega recursos digitais ou materiais físicos para a construção dos mapas, fomentando não apenas o aprendizado sobre o período histórico, mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas, de pesquisa e colaboração entre alunos. Após a construção dos mapas, cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, explicando o raciocínio por trás das conexões estabelecidas, possibilitando uma compreensão mais profunda da Era Vargas e suas complexas inter-relações.
O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos uma compreensão holística e analítica da Era Vargas, destacando sua importância na configuração política, social e econômica do Brasil contemporâneo. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e apresentação de informações de forma coesa e clara. Almeja-se que os alunos sejam capazes de identificar os principais eventos, políticas e figuras deste período, compreendendo as suas inter-relações e impactos na sociedade brasileira. Além disso, a atividade visa aprimorar a habilidade dos estudantes em utilizar recursos digitais e materiais físicos para a representação visual de informações complexas.
O conteúdo programático da atividade abrange a Era Vargas, iniciando-se com o Golpe de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder, passando pela implementação do Estado Novo, a consolidação das leis trabalhistas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, além do breve retorno de Vargas à presidência até seu suicídio em 1954. Esses eventos serão explorados não apenas em suas dimensões políticas, mas também sociais, econômicas e culturais, enfatizando as transformações promovidas na sociedade brasileira neste período.
A atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, estimulando a pesquisa, análise crítica e colaboração entre os alunos. Os grupos serão formados e orientados a realizar pesquisas sobre os principais aspectos da Era Vargas. Com essas informações, eles criarão mapas conceituais utilizando tanto recursos digitais quanto materiais físicos. A construção destes mapas exigirá dos alunos uma compreensão profunda dos conteúdos, habilidades de síntese e capacidade de representação gráfica das relações entre eventos, políticas e figuras históricas.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão a orientação para a pesquisa e criação dos mapas. A segunda aula será dedicada à finalização dos mapas conceituais e às apresentações dos grupos para a turma.
A avaliação será baseada nos critérios de qualidade da pesquisa realizada, clareza e precisão das informações apresentadas nos mapas, criatividade e originalidade na construção dos mapas conceituais, capacidade de estabelecer relações lógicas e causais entre eventos, e eficácia na apresentação e explanação do raciocínio utilizado. Será dado um peso específico para o trabalho em equipe, a qualidade visual e informativa do mapa, além da habilidade de argumentação durante a apresentação. Exemplos de boas práticas e pontos a melhorar serão compartilhados após as apresentações para estimular o aprendizado contínuo.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa, software de criação de mapas conceituais (tal como CmapTools ou MindMeister), além de materiais físicos como cartolina, marcadores e cola para os grupos que optarem pela construção manual dos mapas. Também serão recomendados textos, artigos e documentários que cobrem a Era Vargas para orientar a pesquisa dos alunos.
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