A atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre a relevância das inovações tecnológicas que surgiram durante a Expansão Marítima, focando na bússola, no astrolábio e nas caravelas. Essas inovações não somente facilitaram as navegações e descobertas geográficas mas também desempenharam um papel crucial nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades, marcando o início dos processos de globalização como conhecemos hoje. Através de uma Roda de Debate, os alunos explorarão como essas tecnologias alteraram a estruturação social, econômica, e cultural das sociedades contemporâneas, incentivando a mobilidade e fixação de pessoas, o fluxo de mercadorias e a troca de informações. Pretende-se com a atividade provomer uma reflexão crítica sobre as consequências dessas tecnologias nas decisões políticas e sociais da época e sua importância para o mundo contemporâneo.
O principal objetivo desta atividade é estimular os alunos a compreenderem a importância das tecnologias desenvolvidas durante a Expansão Marítima e seu impacto duradouro nas sociedades ao redor do mundo. Espera-se que através da análise e debate sobre essas inovações, os estudantes possam avaliar os diversos aspectos socioeconômicos e culturais influenciados por essas tecnologias. Além disso, a atividade tem como meta incentivar a reflexão crítica sobre a natureza e consequências da globalização desde seus estágios iniciais, promovendo um entendimento mais profundo sobre como o passado influencia o presente.
O conteúdo programático abarcará um estudo aprofundado sobre as principais tecnologias da Expansão Marítima: bússola, astrolábio e caravelas, e como elas impulsionaram as grandes navegações e descobertas. Será abordado o contexto histórico dessas inovações, assim como os impactos subsequentes na mobilidade de pessoas, no fluxo de mercadorias e na disseminação cultural, precursores da globalização. A atividade promove uma investigação das consequências sociais, políticas e econômicas dessas tecnologias, estabelecendo uma ligação direta com os desafios e realidades do mundo contemporâneo.
Utilizando a metodologia ativa Roda de Debate, esta atividade estimula o engajamento e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Inicialmente, será feita uma introdução ao tema e uma breve exposição dos conceitos-chave. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos, onde cada um receberá um aspecto específico das tecnologias marítimas para explorar e discutir. A atividade culminará com um debate em plenária, onde cada grupo apresentará suas descobertas e perspectivas, promovendo uma troca rica de ideias e argumentos.
A carga horária total desta atividade será de 1 hora, dividida em duas aulas de 30 minutos. Na primeira aula será realizada a introdução ao tema e a divisão em grupos. Na segunda aula, os grupos realizarão o debate em plenária.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, na capacidade de argumentação e na profundidade da análise realizada sobre o tema proposto. Serão valorizados a originalidade e a capacidade de vincular os impactos históricos das tecnologias marítimas com questões contemporâneas. O professor poderá também considerar o envolvimento dos estudantes na fase de pesquisa e preparação do debate, bem como a colaboração entre membros do grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, projetor para apresentações introdutórias e materiais de apoio como artigos, vídeos e mapas que ilustrem as tecnologias da Expansão Marítima e seus impactos. Além disso, será útil ter um espaço adequado que permita a organização dos alunos para o debate.
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