Alfabeto Cantado

Desenvolvida por: Rose C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Introdução ao alfabeto em inglês com música

Esta atividade tem como objetivo introduzir o alfabeto em inglês aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma maneira divertida e interativa. Através da utilização de vídeos e áudios de canções do alfabeto em inglês, os alunos terão a oportunidade de aprender a pronúncia correta das letras. Após se familiarizarem com a música, serão incentivados a criar suas próprias versões da canção, utilizando objetos ou imagens para representar cada letra. Esse exercício visa não apenas o aprendizado da língua inglesa, mas também estimular a criatividade, a expressão pessoal e a capacidade de trabalhar em equipe. Ao final, os alunos terão a chance de apresentar suas criações para a turma, reforçando assim a pronúncia das letras e compartilhando suas interpretações únicas do alfabeto.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é facilitar o aprendizado inicial do alfabeto em inglês de uma forma lúdica e envolvente. Buscamos promover não apenas a memorização das letras e suas pronúncias, mas também estimular a confiança dos alunos ao expressarem-se em um novo idioma. Desejamos fomentar a criatividade através do desafio de associar objetos ou imagens com as letras, melhorando assim sua capacidade de associação e memória. Esta atividade oferece uma base sólida para o aprendizado contínuo da língua inglesa, incentivando o interesse e a curiosidade dos alunos por novos vocabulários e estruturas linguísticas.

  • Introduzir o alfabeto em inglês através de canções
  • Reforçar a pronúncia correta das letras do alfabeto
  • Estimular a criatividade ao conectar letras com objetos ou imagens
  • Promover a habilidade de apresentação em público
  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LI01 - Associar sons de letras a suas representações gráficas.
  • EF01LI06 - Compreender e produzir oralmente saudações, despedidas, agradecimentos, entre outros, em situações cotidianas de interação.

Conteúdo Programático

A abordagem deste conteúdo possibilita aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma introdução divertida e relevante ao letramento em língua inglesa. Com o alfabeto como ponto de partida, eles começam a trilhar um caminho de familiarização com o idioma que será fundamental para seu desenvolvimento linguístico futuro. Esta atividade, além de introduzir o alfabeto, serve como uma porta de entrada para a compreensão de que a linguagem é viva, mutável e pode ser personalizada, estabelecendo um vínculo emocional e cognitivo com a nova língua.

  • O alfabeto em inglês: letras e pronúncias
  • Criação de canções personalizadas
  • Associação de letras a objetos e imagens
  • Apresentação e expressão oral em inglês

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa, que propõe um aprendizado centrado no aluno, incentivando a participação ativa desde o primeiro contato com o novo idioma. Iniciaremos com a exposição auditiva à música do alfabeto, seguida de atividades práticas que promovem a internalização do conteúdo. A criação de uma versão própria da canção, empregando objetos e imagens, permite aos alunos aplicarem o conhecimento de maneira criativa, além de desenvolver sua habilidade de falar em público de maneira lúdica e acolhedora.

  • Exposição auditiva a canções do alfabeto em inglês
  • Atividades grupais para discussão de ideias
  • Criação e personalização da canção do alfabeto
  • Ensaios e apresentações das canções criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo adequado para as etapas de aprendizado, criação e apresentação. Na primeira aula, focaremos no aprendizado da música e na discussão de ideias para a criação das versões. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas criações e farão suas apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao alfabeto e início do processo criativo
  • Aula 2: Conclusão das criações e apresentações

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no processo de aprendizagem e na participação ativa dos alunos. Será observada a capacidade de colaboração durante a fase de criação, a clareza na pronúncia das letras durante a apresentação, bem como o grau de criatividade e originalidade das canções. Feedbacks positivos e construtivos serão fornecidos após as apresentações, valorizando os esforços de cada aluno e encorajando a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, faremos uso de vídeos e áudios de canções do alfabeto em inglês, disponíveis online. Além disso, serão necessários materiais diversos para a criação das versões personalizadas das canções, como cartolinas, marcadores, revistas para recorte, colas e tesouras. Equipamento de áudio para a reprodução das canções e para as apresentações dos alunos também será essencial.

  • Vídeos e áudios de canções do alfabeto
  • Materiais para criação das canções (cartolina, marcadores, etc.)
  • Equipamento de áudio para reprodução das músicas
  • Ferramentas de gravação para documentar apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo