Aventura dos Animais no Parque

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Descobrindo Nomes de Animais em Inglês

A atividade 'Aventura dos Animais no Parque' é projetada para introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao vocabulário básico em inglês, com foco em nomes de animais. Os alunos serão guiados por uma apresentação de slides que mostrará uma variedade de animais e seus respectivos habitats. Este recurso visual ajudará os alunos a relacionar palavras novas a imagens, facilitando o aprendizado do vocabulário. Após a apresentação, os alunos participarão de um envolvente jogo interativo, no qual imitarão os sons e movimentos dos animais, reforçando a memorização das palavras associadas. A atividade culmina em um exercício criativo no qual cada aluno desenha seu animal favorito e escreve seu nome em inglês, concluindo com uma apresentação para os colegas. Este plano visa não somente ensinar novas palavras, mas também desenvolver habilidades sociais e cognitivas, apropriadas para a idade dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são focados em engajar os alunos de uma maneira que os ajude a aprender através da vivência prática e da interação lúdica. Pretende-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e nomear diferentes animais em inglês, entendendo tanto o seu aspecto visual quanto a pronúncia correta. A atividade visa, ainda, desenvolver uma consciência básica sobre os habitats naturais dos animais, fornecendo um contexto mais amplo para o vocabulário aprendido. Além do aspecto linguístico, a atividade promove a expressão corporal e habilidades de comunicação através do jogo interativo, proporcionando uma abordagem holística ao aprendizado. Ao final, os alunos terão a oportunidade de fortalecer suas habilidades de escrita pela prática de escrever os nomes dos animais, promovendo a alfabetização em inglês desde o início de sua jornada educacional.

  • Reconhecer e nomear diferentes animais em inglês.
  • Relacionar visualmente os nomes dos animais aos seus respectivos habitats.
  • Desenvolver habilidades de expressão corporal e comunicação através da interação lúdica.
  • Escrever corretamente os nomes dos animais em inglês.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LI06: Perceber o alfabeto como um sistema de representação fonográfica, identificando algumas relações entre grafemas e fonemas.
  • EF15AR03: Explorar diferentes formas de expressão através das técnicas de teatro, dança e música, de maneira individual ou coletiva.
  • EF12LP09: Produzir de forma escrita mensagens curtas de uso diário, com apoio de modelos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Aventura dos Animais no Parque' está estruturado em torno da introdução de vocabulário básico em inglês relacionado a animais e seus habitats. A atividade utiliza recursos visuais para conectar palavras a imagens, facilitando a retenção do vocabulário. Além disso, integra elementos de expressão corporal e teatro lúdico como estratégia pedagógica para fortalecer a compreensão e o uso das palavras aprendidas. A atividade também abrange técnicas de escrita inicial, incentivando os alunos a praticar a escrita de palavras novas em inglês, promovendo um aprendizado contextualizado e integrado.

  • Vocabulário básico de animais em inglês.
  • Relação entre imagem e palavra em inglês.
  • Expressão corporal e teatralização de movimentos e sons de animais.
  • Escrita inicial de palavras em inglês.

Metodologia

A metodologia desta aula é centrada em práticas interativas e envolventes que incentivam a participação ativa dos alunos e a aprendizagem colaborativa. A apresentação inicial auxilia na familiarização com o novo vocabulário através de imagens. Em seguida, a inclusão de um jogo interativo motiva os alunos a se movimentarem e usarem o corpo de forma expressiva, incorporando elementos de teatro e dança. Estas atividades são projetadas considerando as especificidades cognitivas e sociais dos alunos do 1º ano, promovendo a memória visual e auditiva, a sociabilização em grupo e a diversão no aprendizado. Finalizando, a prática da escrita oferece um equilíbrio entre o aprendizado motor e cognitivo, reforçando a aquisição e fixação dos novos conhecimentos.

  • Apresentação visual interativa com slides.
  • Atividade de imitação de sons e movimentos dos animais.
  • Desenho e escrita do nome dos animais em inglês.
  • Exposição final de desenhos para os colegas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma planeja uma aula de 60 minutos, de forma que os alunos possam explorar diversos pontos do aprendizado de maneira focada, mas também divertida e lúdica. A aula se inicia com uma breve introdução do tema, seguida de uma apresentação de slides de 15 minutos que introduz o vocabulário de animais e seus habitats. A parte central da aula, com duração de 20 minutos, é reservada para um jogo interativo que permite aos alunos imitarem os animais, estimulando a expressão e fixação do vocabulário de forma prática. Nos 15 minutos seguintes, os alunos desenham e escrevem os nomes dos seus animais favoritos em inglês. A aula é concluída nos 10 minutos finais com a apresentação dos desenhos pelos alunos, promovendo a prática oral e socialização entre colegas.

  • Aula 1: Introdução e apresentação de slides (15 minutos), jogo interativo (20 minutos), desenho e escrita (15 minutos), apresentação final (10 minutos).
  • Momento 1: Introdução e Apresentação de Slides (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula saudando os alunos e explicando que irão aprender sobre animais em inglês de forma divertida. Utilize o projetor ou a TV para exibir os slides preparados, mostrando imagens de diversos animais com seus respectivos nomes em inglês. Para cada slide, pronuncie o nome e peça aos alunos que repitam em uníssono. Observe se todos estão participando e ajuste a velocidade conforme necessário. Encoraje as crianças a fazer perguntas sobre os animais e compartilhe curiosidades rápidas para aumentar o interesse.

    Momento 2: Jogo Interativo - Imitando Animais (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em um espaço livre da sala. Explique que agora irão brincar de imitar os sons e movimentos dos animais mostrados nos slides. Diga o nome de um animal e mostre nos gestos e sons, peça para que os alunos imitem. Permita que cada aluno tenha a vez de liderar a imitação. É importante que todos participem ativamente, então estimule os mais tímidos com palavras de incentivo e reconhecimento. Avalie a participação observando a capacidade dos alunos em associar o movimento ao nome do animal.

    Momento 3: Desenho e Escrita (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua papel e materiais de desenho para cada aluno. Instrua-os a desenhar seu animal favorito da apresentação e escrever corretamente o nome dele em inglês ao lado da imagem. Circule pela sala para ajudar aqueles que possam ter dúvidas em relação à ortografia ou ao desenho. Reforce que o importante é a tentativa e o empenho em lembrar os nomes em inglês. Avalie o entendimento pela correção dos nomes e a criatividade nos desenhos.

    Momento 4: Apresentação Final (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a apresentarem seus desenhos para a turma. Cada aluno deve mostrar seu trabalho e pronunciar o nome do animal em inglês. Incentive os colegas a aplaudir e fazer comentários positivos. Aproveite este momento para corrigir suavemente a pronúncia ou a ortografia, se necessário. Avalie a confiança dos alunos em falar em público e sua familiaridade com o vocabulário apresentado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, forneça lembretes visuais próximos ao seu lugar para ajudar na concentração. Durante as atividades, use timers visíveis para mostrar o tempo restante em cada tarefa, isso ajudará a manter o foco. Considere utilizar fones de ouvido se houver ruído excessivo. Ofereça alternativas para o modo de participação no jogo interativo, como permitir que escolham se querem imitar os sons ou apenas os movimentos. É importante criar um ambiente de apoio e tranquilidade, incentivando e elogiando o esforço, independentemente do resultado final.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada através de diferentes formas que consideram não apenas a aquisição do vocabulário, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e expressão pessoal. Primeiramente, a observação contínua e registros qualitativos por parte do professor durante a atividade interativa permitirão a avaliação do engajamento e compreensão das palavras pelos alunos. Em complemento, o produto final, ou seja, o desenho e a escrita do nome em inglês, servirá como um indicativo da capacidade de os alunos identificarem visual e textualmente os animais apresentados. Critérios incluídos nessa avaliação são o reconhecimento correto e escrita precisa do vocabulário, participação eficaz no jogo interativo e habilidade de comunicar ideias durante a apresentação de suas produções. As avaliações levam em consideração a diversidade dos alunos, permitindo adaptações no uso de feedback construtivo e na abordagem assistida, especialmente para os alunos com TDAH, visando oferecer um retorno individualizado e formativo.

  • Observação contínua e registros qualitativos.
  • Produto final: desenho e escrita como indicativo de aprendizagem.
  • Participação no jogo interativo.
  • Comunicação efetiva durante a apresentação do desenho.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, é necessário o uso de recursos que facilitem tanto a apresentação do conteúdo quanto o desenvolvimento das atividades práticas. Dentre os materiais indispensáveis, destaca-se o uso de um projetor ou televisão para a exibição dos slides que apresentarão o vocabulário e as imagens dos animais. Papéis e materiais de desenho coloridos (lápis de cor, canetinhas) serão essenciais para a fase de expressão criativa dos alunos. Um espaço físico adequado para a movimentação durante o jogo interativo é crucial para garantir a segurança e a plena participação dos alunos, contribuindo para que a prática corporal seja realizada sem ressalvas.

  • Projetor ou televisão para apresentações.
  • Slides preparados com imagens de animais e seus habitats.
  • Materiais de desenho e papel.
  • Espaço livre adequado para jogos e movimentação.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o importante desafio enfrentado pelos professores de adaptar suas práticas para garantir a inclusão de todos os alunos, especialmente aqueles com TDAH. Propondo uma estratégia prática, sugere-se dividir as etapas da atividade em segmentos menores, com pausas programadas, permitindo aos alunos recarregar a concentração. A utilização de lembretes visuais e marcadores de tempo também pode alcançar um efeito positivo, ajudando os alunos a gerenciar e seguir o fluxo da atividade. Na fase de jogo, instrutores podem colaborar para fornecer indicações claras, pausas para repetição de regras e incentivar a participação sem pressão de desempenho. Recursos como fones anti-ruído ou música de fundo relaxante podem ser disponibilizados para melhorar a concentração de alunos com dificuldades específicas. É importante ainda manter uma comunicação aberta com as famílias, oferecendo cooperativamente estratégias educativas que mantenham o equilíbrio entre assistência e autonomia no aprendizado.

  • Divisão da atividade em segmentos menores com pausas frequentes.
  • Uso de lembretes visuais e marcadores de tempo.
  • Colaboração de instrutores para repetição e esclarecimento de regras.
  • Recursos como fones anti-ruído disponíveis para concentração.
  • Comunicação contínua com as famílias sobre o progresso e estratégias.

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