Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Monica… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Introdução ao Vocabulário Básico em Inglês

Nesta atividade, intitulada 'Caça ao Tesouro das Palavras', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se transformarão em pequenos detetives em busca de palavras secretas. Munidos de lupas artesanais, eles explorarão a sala de aula ou um espaço previamente preparado e seguro ao ar livre à procura de cartões coloridos com palavras em inglês. Cada detetive, ao encontrar uma palavra, levará o cartão até o professor, que auxiliará na pronúncia correta e explicará seu significado. Ao final da atividade, com o vocabulário descoberto, a turma será incentivada a usar a criatividade para criar frases ou pequenas histórias utilizando as palavras aprendidas. Este exercício prático tem como propósito não apenas a introdução ao vocabulário básico em inglês, mas também estimular a curiosidade, a exploração do ambiente e a criatividade dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado divertido e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com vocabulário básico em inglês de maneira lúdica e interativa, incentivando a prática da escuta ativa e da pronúncia. Pretende-se também desenvolver habilidades de leitura e compreensão simples em língua estrangeira, promover a curiosidade pela descoberta e pelo aprendizado de novas palavras, e estimular a criatividade no uso do vocabulário através da criação de frases ou pequenas histórias. Além disso, a atividade visa a socialização entre os alunos, o trabalho em equipe e o fortalecimento de valores como respeito e cooperatividade durante a busca e a partilha das descobertas.

  • Familiarização com vocabulário básico em inglês
  • Desenvolvimento de habilidades de escuta ativa e pronúncia
  • Estímulo à curiosidade e ao desejo de explorar e aprender
  • Promoção da criatividade no uso do vocabulário aprendido
  • Fortalecimento da socialização, cooperação e trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LI01 - Associar palavras em inglês a suas representações, por meio de diferentes tipos de interações e suportes.

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica da atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' está alinhada ao desenvolvimento da capacidade dos alunos de associar palavras em inglês a suas representações visuais e contextualizadas. É fomentada, assim, uma introdução ao vocabulário básico em inglês que permite aos alunos realizar conexões significativas e utilizar o novo vocabulário de maneira criativa, em frases ou pequenas narrativas, motivando-os a aplicar o conhecimento de forma prática e divertida.

  • Introdução ao vocabulário básico em inglês
  • Prática de escuta ativa e pronúncia correta de palavras
  • Exploração do ambiente em busca de vocabulário
  • Criação de frases ou pequenas histórias utilizando as palavras aprendidas

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' é ideal para esta atividade, já que propõe um aprendizado prático e dinâmico. Os alunos participarão ativamente na construção de suas próprias ferramentas de aprendizado - as lupas de detetive - e na exploração autônoma do ambiente para encontrar as palavras. A interação direta com os materiais de aprendizagem, a mobilidade durante a busca e o incentivo à criatividade na etapa de produção de frases ou histórias, reforçam o aspecto lúdico e interativo deste método, tornando o aprendizado de inglês mais envolvente.

  • Construção artesanal de lupas de detetive
  • Caça ao tesouro temática com busca por palavras em inglês
  • Aprendizado ativo com foco na prática e na experimentação
  • Estímulo à criatividade na composição de frases ou histórias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 50 minutos, dividida em três partes: inicialmente, 10 minutos serão destinados à construção das lupas e instrução sobre a atividade; em seguida, 30 minutos para a exploração e coleta das palavras; e, finalmente, 10 minutos dedicados à criação e compartilhamento das frases ou histórias com as palavras encontradas.

  • Construção de lupas e instruções iniciais (10 minutos)
  • Exploração e coleta de palavras (30 minutos)
  • Criação e compartilhamento de frases ou histórias (10 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' será realizada de forma formativa, observando a participação ativa dos alunos, sua capacidade de trabalhar em equipe, a pronúncia e o uso correto das palavras em inglês na criação de frases ou histórias. Será valorizada a criatividade e a iniciativa na busca e na composição, bem como a interação e a cooperação entre os alunos durante o processo de aprendizagem. A finalidade é reconhecer o esforço e a evolução no conhecimento do vocabulário básico em inglês, mais do que a precisão ou a perfeição no uso da língua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis: papelão e filme plástico colorido para a confecção das lupas de detetive, cartões coloridos onde as palavras em inglês serão impressas, e fita adesiva para fixação dos cartões em diversos locais. Os materiais promovem uma experiência de aprendizado mão-na-massa, onde os alunos estão diretamente envolvidos na criação de suas ferramentas pedagógicas, incentivando a criatividade e a autonomia desde o início da atividade.

  • Papelão e filme plástico colorido para construção das lupas
  • Cartões coloridos com palavras em inglês
  • Fita adesiva para fixar os cartões
  • Espaço adequado para a caça ao tesouro

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo