Nesta atividade, intitulada 'Caça ao Tesouro das Palavras', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se transformarão em pequenos detetives em busca de palavras secretas. Munidos de lupas artesanais, eles explorarão a sala de aula ou um espaço previamente preparado e seguro ao ar livre à procura de cartões coloridos com palavras em inglês. Cada detetive, ao encontrar uma palavra, levará o cartão até o professor, que auxiliará na pronúncia correta e explicará seu significado. Ao final da atividade, com o vocabulário descoberto, a turma será incentivada a usar a criatividade para criar frases ou pequenas histórias utilizando as palavras aprendidas. Este exercício prático tem como propósito não apenas a introdução ao vocabulário básico em inglês, mas também estimular a curiosidade, a exploração do ambiente e a criatividade dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado divertido e interativo.
O principal objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com vocabulário básico em inglês de maneira lúdica e interativa, incentivando a prática da escuta ativa e da pronúncia. Pretende-se também desenvolver habilidades de leitura e compreensão simples em língua estrangeira, promover a curiosidade pela descoberta e pelo aprendizado de novas palavras, e estimular a criatividade no uso do vocabulário através da criação de frases ou pequenas histórias. Além disso, a atividade visa a socialização entre os alunos, o trabalho em equipe e o fortalecimento de valores como respeito e cooperatividade durante a busca e a partilha das descobertas.
A proposta pedagógica da atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' está alinhada ao desenvolvimento da capacidade dos alunos de associar palavras em inglês a suas representações visuais e contextualizadas. É fomentada, assim, uma introdução ao vocabulário básico em inglês que permite aos alunos realizar conexões significativas e utilizar o novo vocabulário de maneira criativa, em frases ou pequenas narrativas, motivando-os a aplicar o conhecimento de forma prática e divertida.
A metodologia 'Mão-na-massa' é ideal para esta atividade, já que propõe um aprendizado prático e dinâmico. Os alunos participarão ativamente na construção de suas próprias ferramentas de aprendizado - as lupas de detetive - e na exploração autônoma do ambiente para encontrar as palavras. A interação direta com os materiais de aprendizagem, a mobilidade durante a busca e o incentivo à criatividade na etapa de produção de frases ou histórias, reforçam o aspecto lúdico e interativo deste método, tornando o aprendizado de inglês mais envolvente.
A atividade será realizada em uma única aula de 50 minutos, dividida em três partes: inicialmente, 10 minutos serão destinados à construção das lupas e instrução sobre a atividade; em seguida, 30 minutos para a exploração e coleta das palavras; e, finalmente, 10 minutos dedicados à criação e compartilhamento das frases ou histórias com as palavras encontradas.
A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' será realizada de forma formativa, observando a participação ativa dos alunos, sua capacidade de trabalhar em equipe, a pronúncia e o uso correto das palavras em inglês na criação de frases ou histórias. Será valorizada a criatividade e a iniciativa na busca e na composição, bem como a interação e a cooperação entre os alunos durante o processo de aprendizagem. A finalidade é reconhecer o esforço e a evolução no conhecimento do vocabulário básico em inglês, mais do que a precisão ou a perfeição no uso da língua.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis: papelão e filme plástico colorido para a confecção das lupas de detetive, cartões coloridos onde as palavras em inglês serão impressas, e fita adesiva para fixação dos cartões em diversos locais. Os materiais promovem uma experiência de aprendizado mão-na-massa, onde os alunos estão diretamente envolvidos na criação de suas ferramentas pedagógicas, incentivando a criatividade e a autonomia desde o início da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula