Caça ao Tesouro dos Números

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa e Matemática
Temática: Números e Vocabulário Alimentício em Inglês

Nesta atividade pedagógica, intitulada 'Caça ao Tesouro dos Números', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de engajar-se em uma prática divertida e educativa que combina o aprendizado da língua inglesa com a matemática de maneira integrada. Utilizando dicas em inglês que envolvem contagem e movimentação física, os participantes serão motivados a explorar diferentes espaços da sala de aula e do pátio da escola em busca de pistas. Cada dica, como 'Find two books' ou 'Jump five times', não apenas encorajará os alunos a praticarem os números em inglês, mas também promoverá atividade física leve. Ao concluir a caçada, os alunos serão recompensados com um 'tesouro' que consistirá em frutas ou vegetais, os quais serão apresentados em inglês, reforçando o vocabulário alimentício. Esta atividade oferece uma excelente oportunidade para a prática de escuta, fala, leitura e escrita em inglês, juntamente com a contagem e reconhecimento de números, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem do currículo escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a imersão dos alunos em uma experiência de aprendizado interdisciplinar, que abrange tanto a língua inglesa quanto a matemática, de maneira lúdica e prática. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de reconhecer e utilizar os números em inglês em um contexto real, além de associar vocabulário básico relacionado a alimentos. Outro objetivo significativo é o desenvolvimento da habilidade de seguir instruções em inglês, melhorando a compreensão auditiva e leitura, além de promover a atividade física saudável e a colaboração entre os alunos.

  • Prática da contagem e reconhecimento de números em inglês.
  • Associação de vocabulário alimentício em inglês.
  • Desenvolvimento de habilidades de escuta e compreensão de instruções em inglês.
  • Estímulo à atividade física e interação social.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF01MA06) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas.
  • (EF01LP26) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Conteúdo Programático

Este plano de aula alinha-se perfeitamente com a interdisciplinaridade promovida pela BNCC, integrando o aprendizado de língua inglesa com a matemática. Ao longo da atividade, os alunos engajar-se-ão em práticas que reforçam a identificação, comparação e utilização de números, além de vocabulário básico em inglês, com foco especial em alimentos. A metodologia ativa empregada, incluindo Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, visa otimizar o engajamento dos alunos e o aprendizado prático.

  • Números em inglês de 1 a 10.
  • Vocabulário básico de alimentos em inglês.
  • Instruções simples em inglês.
  • Atividade física leve.

Metodologia

Utilizando uma abordagem pedagógica que enfatiza a Atividade Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta prática educativa promove um ambiente dinâmico e interativo, onde os alunos são protagonistas de sua aprendizagem. Ao mobilizar conhecimentos prévios sobre números e introduzir novos vocabulários em inglês de forma lúdica, a atividade estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma cooperativa.

  • Caça ao tesouro com dicas em inglês.
  • Atividades de contagem e reconhecimento de objetos.
  • Uso de elementos visuais para associação de vocabulário.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula é projetado para ser executado em uma sessão de 50 minutos, permitindo uma imersão completa na atividade e garantindo tempo adequado para exploração, discussão e reflexão.

  • Aula 1 da atividade: Introdução da atividade, execução da caça ao tesouro, discussão e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando a participação individual e em grupo, a capacidade de seguir instruções em inglês, e o uso correto dos números e vocabulários introduzidos. Através de observações e feedbacks pontuais, os professores poderão ajustar as estratégias de ensino para atender às necessidades individuais, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e motivador.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, como dicas impressas em inglês, objetos variados para as dicas relacionadas a contagem, frutas ou vegetais para o tesouro final, e espaços adequados da sala de aula e do pátio para a execução da caça ao tesouro.

  • Dicas impressas em inglês.
  • Objetos para contagem.
  • Frutas ou vegetais para o 'tesouro'.
  • Espaço físico adequado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo