Mercadinho das Frutas

Desenvolvida por: Sidian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa, Matemática
Temática: Vocabulário de alimentos e noções básicas de compra e venda em inglês

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão engajar-se em uma atividade prática onde criarão um pequeno mercado de frutas dentro da sala de aula. Receberão flashcards com imagens e nomes de diversas frutas em inglês, como apple, banana, orange, entre outras. A atividade iniciará com uma explicação breve sobre cada fruta, abordando não apenas seu nome em inglês, mas também algumas curiosidades e a importância da fruta na alimentação. Após esta introdução, os alunos participarão de uma simulação de compras usando frases como 'How much is the...?' e 'It's ... dollars' para praticar o vocabulário adquirido e a estruturação de frases simples em inglês. A dinâmica do jogo incluirá a alternância de papéis entre vendedores e compradores, promovendo assim, o desenvolvimento de habilidades sociais, a prática linguística no contexto de uso real e a aplicação de noções básicas de matemática através do uso do dinheiro de brincadeira na simulação.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Mercadinho das Frutas busca promover o aprendizado do vocabulário em inglês relacionado a alimentos, mais especificamente a frutas. Além disso, almeja-se que os alunos desenvolvam habilidades de compreensão e produção oral em situações de comunicação realística, por meio da prática de frases chave em inglês. A simulaçãi de um ambiente de mercado tem o objetivo de introduzir noções básicas de matemática relacionadas a compra e venda, incentivando a prática de contagem e o reconhecimento de valores monetários. Essa metodologia ativa visa, portanto, não só o ensino de um novo vocabulário, mas também o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas importantes para o aluno.

  • Promover a aquisição de vocabulário relacionado a frutas em inglês
  • Praticar a estruturação de frases simples em inglês
  • Desenvolver habilidades de compreensão e produção oral em situações comunicativas
  • Introduzir conceitos básicos de matemática no contexto de compra e venda
  • Fomentar a cooperação e interação social entre os alunos

Conteúdo Programático

A metodologia ativa escolhida, simulação de mercado, propicia uma imersão no idioma inglês de modo contextualizado e significativo. Os alunos poderão aplicar o conhecimento adquirido sobre o vocabulário de frutas e números em diálogos reais, emulando um processo de compra e venda. Esta estratégia pedagógica é eficaz para o ensino de línguas pois engaja diretamente os alunos na prática da língua-alvo, além de promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas de forma lúdica.

  • Vocabulário de frutas em inglês
  • Estruturação de frases simples para compra e venda
  • Prática de diálogos em inglês no contexto de mercado
  • Noções básicas de matemática: contagem e valores monetários
  • Dinâmica de cooperação e papéis sociais: vendedores e compradores

Metodologia

A adoção da metodologia ativa, através da simulação de um mercado, permite que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado. O uso de flashcards e dinheiro de brincadeira estimula a interação ininterrupta em inglês, criando um ambiente imersivo. Os alunos alternarão entre os papéis de compradores e vendedores, o que é crucial para entender as diferentes perspectivas de um diálogo. Essa metodologia fomenta o aprendizado ativo, em que o conhecimento é construído a partir da prática direta e da experimentação.

  • Uso de flashcards com imagens e nomes de frutas em inglês
  • Simulação de compras em inglês
  • Alternância de papéis entre vendedores e compradores
  • Uso de dinheiro de brincadeira para simulação de compras e vendas
  • Interação e diálogo contínuo entre os alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 1.2 aulas de 50 minutos. Inicialmente, os conceitos de vocabulário serão introduzidos e discutidos com a turma. Posteriormente, organizar-se-á o mercado e iniciará a simulação de compras, com a alternância de papéis. Esta estrutura busca otimizar o tempo de aprendizado prático, permitindo repetição e reforço do conteúdo.

  • Aula 1: Introdução ao vocabulário de frutas e preparação do mercado
  • Aula 2: Simulação do mercado de frutas e troca de papéis

Avaliação

Para a avaliação da atividade Mercadinho das Frutas, observar-se-á a participação ativa dos alunos, a correta utilização do vocabulário de frutas em inglês, a habilidade em formular e responder perguntas simples durante a simulação. O professor poderá fazer marcações durante a atividade, notando os progressos individuais e o desenvolvimento de habilidades comunicativas. Exemplos de participação ativa incluem: uso correto das frases em inglês na hora de comprar ou vender frutas, cooperação com os colegas durante a atividade e o entendimento básico de noções matemáticas aplicadas. A avaliação será, portanto, formativa, baseada na observação contínua do desempenho do aluno durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade Mercadinho das Frutas, serão necessários flashcards com imagens e nomes de frutas em inglês, dinheiro de brincadeira para simular as transações comerciais, e cartazes com as expressões-chave em inglês ('How much is the...?', 'It's ... dollars') para referência durante a simulação. Esses materiais são fundamentais para criar um cenário imersivo, estimulando os alunos a praticarem a língua inglesa de forma lúdica e significativa.

  • Flashcards com imagens e nomes de frutas em inglês
  • Dinheiro de brincadeira
  • Cartazes com frases-chave em inglês
  • Quadro para anotação de vocabulário e regras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo