Pequenos Contadores de Histórias

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Leitura

A atividade 'Pequenos Contadores de Histórias' visa incentivar o interesse pela leitura em inglês entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao escolher um livro ou uma história ilustrada curta, as crianças terão a oportunidade de se engajar em um exercício de leitura individual, seguido da apresentação de uma breve sinopse para seus colegas de classe. Este exercício não só reforça a leitura e compreensão textual, mas também incentiva o desenvolvimento de habilidades orais, como a fala em público, e a identificação de palavras-chave e personagens em inglês. O ambiente colaborativo é favorecido, pois após as apresentações, os alunos participam de uma discussão onde podem fazer perguntas e compartilhar suas opiniões sobre as histórias apresentadas. Este tipo de atividade promove a interação social e emocional entre as crianças, além de estimular o respeito às regras escolares simples, como esperar a sua vez para falar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver habilidades linguísticas, sociais e emocionais nos alunos. Inicialmente, os alunos trabalharão na melhoria de seu vocabulário em inglês, por meio da leitura de histórias curtas e ilustradas, permitindo que conectem imagens com palavras e compreendam a narrativa. Desenvolver a habilidade de falar em público e apresentar ideias é um foco central, além de trabalhar na compreensão de textos simples. Socialmente, espera-se que os alunos aprendam a ouvir ativamente seus colegas, respeitando suas opiniões e desempenhando um papel ativo na discussão em sala de aula. A abordagem visa promover o protagonismo estudantil, oferecendo espaços para que as crianças sejam os contadores de histórias, encorajando assim a confiança e a capacidade de comunicação verbal.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de texto em inglês.
  • Aprimorar a capacidade de comunicação verbal e apresentação em público.
  • Fomentar o respeito e a cooperação entre os alunos durante atividades colaborativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LI01: Explorar e compreender os sentidos de textos lidos ou escutados de diferentes gêneros.
  • EF15LI02: Utilizar diferentes fontes de informação para decodificar e compreender palavras e frases em inglês.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na leitura, interpretação e apresentação de histórias em inglês, adequadas à faixa etária de 6 a 7 anos. A atividade não requer apenas a leitura, mas também a associação de imagens a palavras-chave e personagens presentes nas histórias. Dentro deste contexto, o vocabulário básico e expressões em inglês são explorados, como parte do processo de aprendizagem de um novo idioma. As atividades em sala de aula são organizadas para promover discussões e observações, fornecendo aos alunos a chance de interagir, debater e compreender diferentes perspectivas. Esse conteúdo também se alinha ao currículo de desenvolvimento linguístico e social, focando na leitura e nas habilidades de comunicação.

  • Leitura de histórias curtas e ilustradas na língua inglesa.
  • Associação de palavras e imagens para compreensão do texto.
  • Engajamento em discussões e apresentações.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade promove um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo. A técnica de Sala de Aula Invertida é aplicada, incentivando os alunos a se prepararem previamente analisando suas histórias em casa ou na biblioteca, tornando-se responsáveis pelo compartilhamento e discussão em sala. As habilidades de comunicação verbal são enfatizadas por meio de apresentações orais, enquanto a leitura silenciosa e em grupo é utilizada para engajamento individual e coletivo. Além disso, a promoção de uma cultura de feedback aberto é incentivada, onde os alunos são convidados a compartilhar observações e críticas construtivas sobre o desempenho de seus colegas, aumentando a interação e o respeito mútuo. Não são utilizados recursos tecnológicos, mantendo a ênfase nas habilidades interpessoais e analógicas.

  • Utilização de Sala de Aula Invertida para estimular a responsabilidade individual.
  • Exercícios de leitura, coletiva e individual, para apreensão de conteúdo.
  • Apresentações orais e discussões em grupo para promover o engajamento verbal.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está planejado para acontecer em uma aula única de 60 minutos. Durante a aula, os alunos primeiro compartilharão as histórias que leram, apresentando sinopses breves. Este segmento da aula cobre os primeiros 30 minutos, seguida por 15 minutos de perguntas e respostas, onde o professor guia uma discussão interativa entre os alunos. Nos últimos 15 minutos, a aula se volta para o encerramento, onde são resumidos os principais pontos abordados e o conhecimento adquirido durante as apresentações, com ênfase em palavras-chave e frases novas aprendidas.

  • Aula 1: Apresentação de sinopses, discussão interativa e resumo final.
  • Momento 1: Introdução e Preparação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos a importância de ler e contar histórias. Apresente brevemente a atividade do dia, onde cada aluno contará uma breve sinopse da história ilustrada que leu. Esclareça que eles podem usar as imagens do livro para ajudar na narrativa. Incentive-os a lembrar dos personagens principais e das cenas que mais gostaram. Este momento é importante para gerar engajamento e antecipar as expectativas dos alunos. Observe se todos compreenderam a tarefa e permita que façam perguntas para garantir que ninguém fique com dúvidas.

    Momento 2: Leitura Individual das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada aluno escolha uma história ilustrada entre as opções disponíveis. Cada aluno deve ler individualmente sua história, concentrando-se nas imagens para contextualizar e lembrar de detalhes importantes. Verifique se o material de leitura é adequado ao nível de cada aluno para que a tarefa seja desafiadora mas viável. Circule pela sala e ajude aqueles que podem ter dificuldades em entender palavras ou frases específicas, incentivando-os a usar imagens como apoio visual.

    Momento 3: Apresentação das Sinopses (Estimativa: 20 minutos)
    Organize as apresentações individuais, onde cada aluno tem a oportunidade de falar sobre a história que leu. Incentive-os a usar expressões faciais e mostrar as imagens enquanto contam sua sinopse. Avalie a clareza com que cada aluno se expressa e sua habilidade para captar e transmitir os elementos principais da história. Incentive a participação de todos, elogiando o esforço e a criatividade. Se necessário, faça intervenções suaves para ajudar alunos mais tímidos ou que tenham dificuldades em se expressar.

    Momento 4: Discussão Interativa e Resumo Final (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma discussão em grupo sobre as histórias apresentadas. Permita que os alunos façam perguntas uns aos outros e compartilhem o que mais gostaram. Estimule-os a comparar as histórias, relacionando temas e personagens. Esta dinâmica promove habilidades sociais e de comunicação, além de desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a vez dos colegas. Finalize com um resumo coletivo das histórias discutidas para reforçar o aprendizado. Avalie como os alunos interagem uns com os outros e sua capacidade de ouvir ativamente.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com condições específicas na turma mencionada, é sempre útil adotar práticas inclusivas. Ofereça opções de livros com diferentes níveis de dificuldade para atender às diversas necessidades de leitura. Utilize ilustrações grandes e claras nos materiais, e esteja disponível para ler junto com alunos que precisem de apoio adicional. Utilize sinais visuais e linguagem corporal clara durante as explicações para ajudar aqueles com dificuldades de atenção. Encoraje um ambiente de sala de aula onde o respeito e a paciência sejam continuamente reforçados, o que beneficiaria qualquer aluno que necessite de um pouco mais de tempo ou ajuda.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Pequenos Contadores de Histórias' adota abordagens diversificadas para garantir feedback abrangente sobre o aprendizado. A primeira metodologia é a avaliação formativa contínua, observando como os alunos apresentam, respondem e interagem durante a atividade. O foco aqui está em suas habilidades de comunicação oral, capacidade de interação colaborativa e compreensão do texto. Um critério central é a capacidade dos alunos de identificar corretamente palavras-chave e personagens nas histórias. Segundo, a autoavaliação é usada para incentivar os alunos a refletirem sobre seu próprio desempenho, promovendo a autorregulação e o autoconhecimento. Por último, o feedback é fornecido pelo professor para cada estudante, destacando pontos fortes e áreas a melhorar, oferecido em termos construtivos que incentivem o crescimento pessoal.

  • Observação sistemática do desempenho oral e da interação dos alunos.
  • Autoavaliação para promover autorreflexão e autoconhecimento.
  • Feedback construtivo do professor baseado nas apresentações e interações.

Materiais e ferramentas:

Para a 'Pequenos Contadores de Histórias', os recursos são selecionados para maximizar o engajamento e aprendizagem sem uso de tecnologias digitais. Livros e historinhas ilustradas em inglês, direcionados para a faixa etária de 6 a 7 anos, são o principal recurso, incentivando tanto a visualização quanto a leitura. Além de livros, folhas de papel e lápis também são usados para anotação de pontos chave das histórias. Esses recursos analógicos são eficazes ao estimular o foco e a interação dos alunos. A variedade de histórias oferecidas também promove o respeito à diversidade, apresentando personagens de diferentes culturas e realidades, promovendo assim o respeito à interculturalidade.

  • Livros e histórias ilustradas adequadas para o nível de leitura dos alunos.
  • Materiais de papelaria para anotações, como papel e lápis.

Inclusão e acessibilidade

Prezando por um ensino inclusivo e acessível, a atividade 'Pequenos Contadores de Histórias' considera a diversidade dos alunos sem nenhuma condição específica a ser atendida. Assim, as estratégias pedagógicas focam na promoção de um ambiente onde todos tenham oportunidades de participação ativa. Para alunos que possam ter mais dificuldade em se expressar verbalmente ou entender o inglês, o professor pode dar apoio individualizado, explicando ou oferecendo alternativas visuais e orais antes e durante as apresentações. Promovendo um espaço seguro e respeitoso para todos, fomentamos o desenvolvimento de habilidades sociais e a valorização de diferentes perspectivas e níveis de compreensão entre os pares.

  • Apoio individualizado e explicativo para aprofundar a compreensão.
  • Criação de um ambiente de aprendizagem seguro e respeitoso para todos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo