Pintura de Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Mayara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa e Artes
Temática: Páscoa e Aprendizado de Palavras em Inglês

A atividade 'Pintura de Palavras Mágicas' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos receberão uma folha branca contendo desenhos temáticos de Páscoa, como ovos, coelhos e cenouras, nos quais palavras-chave em inglês estarão camufladas. Utilizando técnicas de aquarela, os estudantes terão o desafio de revelar e pintar os desenhos, descobrindo assim as palavras ocultas. Ao concluir a pintura, cada aluno terá a oportunidade de apresentar ao grupo as palavras que encontrou, praticando a pronúncia e discutindo os significados em um ambiente colaborativo. Esta abordagem associa a prática artística de pintura com o aprendizado de uma nova língua, tornando o processo educacional mais envolvente, significativo e divertido. A atividade aplica a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, em que os alunos são introduzidos ao conteúdo antes da aula prática, maximizando o tempo em sala para a discussão e prática baseada na exploração e na descoberta guiada.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover a integração entre a arte e o aprendizado de uma nova língua, incentivando os alunos a explorarem suas habilidades artísticas enquanto praticam inglês. Pretende-se que, ao final, os alunos sejam capazes de reconhecer e pronunciar as palavras em inglês relacionadas ao tema da Páscoa, compreendendo seus significados e contextos de uso. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades de fala e escuta em inglês, estimular a criatividade, a expressão pessoal e o trabalho em equipe, utilizando uma abordagem lúdica e interativa que envolve pintura e a descoberta de elementos surpresa.

  • Praticar a pronúncia de palavras em inglês relacionadas à Páscoa.
  • Associar palavras em inglês aos seus significados e contextos.
  • Desenvolver habilidades de fala e escuta em inglês.
  • Estimular a criatividade e expressão pessoal através da arte.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Conteúdo Programático

A temática da Páscoa é explorada nesta atividade como um meio de engajar os alunos no aprendizado de inglês, combinado com a expressão artística por meio da pintura. Palavras-chave em inglês são cuidadosamente selecionadas para serem relevantes e atraentes aos estudantes, considerando seu nível de aprendizado. O uso da aquarela como técnica de pintura é significativo não apenas para o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também para criar uma experiência de aprendizado sensorial e exploratória.

  • Vocabulário em inglês com foco na temática da Páscoa.
  • Técnicas básicas de pintura com aquarela.
  • Prática de pronúncia de palavras em inglês.
  • Discussão em grupo sobre significados de palavras.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão previamente expostos ao conteúdo através de materiais digitais, como vídeos e jogos educativos em inglês, enfocando o vocabulário da Páscoa. Durante a aula, serão orientados a utilizar as técnicas de aquarela para revelar as palavras ocultas nas folhas, seguido de uma sessão de apresentação em grupo, onde cada um compartilhará suas descobertas, praticando a pronúncia e discutindo os significados. Esse modelo promove a autonomia do aluno, a colaboração e uma aprendizagem mais significativa.

  • Exploração de materiais digitais pré-aula para introdução ao vocabulário.
  • Atividade prática de pintura para revelar palavras ocultas.
  • Sessão de apresentação e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A totalidade da atividade será desenvolvida em uma sessão de 50 minutos. Inicialmente, haverá uma breve revisão do material preparatório. Posteriormente, os alunos participarão da atividade de pintura, seguida por apresentações em grupo e discussões.

  • Revisão do conteúdo preparatório (10 minutos).
  • Atividade prática de pintura (20 minutos).
  • Apresentações e discussões em grupo (20 minutos).

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, focada na participação, engajamento, e na habilidade de comunicar as palavras em inglês encontradas. Os alunos serão avaliados com base em sua capacidade de se envolver com os materiais de pré-aula, usar técnicas de pintura para revelar palavras, praticar a pronúncia e contribuir para as discussões em grupo sobre o significado das palavras. Será dada especial atenção à criatividade, esforço pessoal e colaboração entre colegas durante a atividade prática.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário disponibilizar folhas brancas com desenhos temáticos e palavras ocultas, aquarelas, pincéis, recipientes para água, toalhas de papel e materiais digitais de apoio para a revisão do vocabulário temático. A escolha de materiais de qualidade é fundamental para uma experiência de aprendizado positiva e para a expressão artística eficaz da criança.

  • Folhas brancas com desenhos temáticos pré-preparados.
  • Aquarelas e pincéis.
  • Recipientes para água e toalhas de papel.
  • Materiais digitais de pré-aula (vídeos, jogos).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo