Cores do Meu Corpo

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Partes do Corpo e Cores em Inglês

A atividade 'Cores do Meu Corpo' tem como objetivo principal estimular o aprendizado colaborativo dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através da associação entre as partes do corpo humano e suas respectivas cores, ambos em inglês. Os alunos trabalharão em grupos para conectar cartões, que trazem o nome e a cor de uma parte do corpo em inglês, a um diagrama gigante de um corpo humano na sala de aula. Essa dinâmica promove não só a assimilação do vocabulário da língua inglesa, mas também o envolvimento e a interação social entre os estudantes, incentivando o aprendizado em equipe e a prática oral do idioma. Ao final, espera-se que os alunos desenvolvam suas habilidades de comunicação, ampliem seu vocabulário em inglês e compreendam a importância da cooperação para a resolução de problemas. Esta atividade prática será dividida em duas sessões de 30 minutos cada, permitindo que o processo de aprendizagem ocorra de forma gradual e eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em ampliar o vocabulário em inglês referente às cores e partes do corpo, além de estimular o trabalho em equipe e a comunicação verbal. O envolvimento em atividades coletivas reforça as relações sociais e a compreensão colaborativa, enquanto o reconhecimento das cores e partes do corpo em inglês contribui para a memória e associações linguísticas dos alunos.

  • Ampliar o vocabulário em inglês em relação às cores e partes do corpo.
  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de comunicação verbal em inglês.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LI06: Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado a partes do corpo em atividades orais e escritas.
  • EF02LI07: Compreender o uso de adjetivos na descrição de pessoas e objetos, como as cores.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o vocabulário básico de partes do corpo e cores em inglês, promovendo o uso desses termos em um contexto prático e interativo. Ao introduzir e praticar esses conceitos de maneira lúdica, os alunos são incentivados a aplicar o que aprenderam em situações do dia a dia, fortalecendo a permanência do conhecimento.

  • Vocabulário básico sobre partes do corpo em inglês.
  • Nomes das cores em inglês.
  • Prática oral e escrita dos termos.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é centrada na prática colaborativa e experimental. Os alunos são divididos em grupos, promovendo a cooperação e o pensamento crítico em equipe enquanto desenvolvem suas habilidades linguísticas de forma prática e envolvente. A interação direta com materiais visuais e táteis intensifica a aprendizagem sensorial.

  • Trabalho em grupo.
  • Uso de cartões visuais.
  • Atividade prática e interativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de uma hora, distribuída em duas aulas de 30 minutos, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para compreender, praticar e internalizar o conteúdo apresentado, além de permitir ajustes e revisões durante o processo de aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao vocabulário e início da atividade prática.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da atividade, com revisão e avaliação.

Avaliação

A avaliação será contínua e ocorrerá ao longo das duas aulas, com observação direta por parte do professor. Os alunos serão avaliados pela participação, colaboração e capacidade de associar corretamente as partes do corpo às suas cores correspondentes. Exemplos de avaliação incluem verificar se os estudantes são capazes de nomear verbalmente as partes do corpo e suas cores em inglês, além de como interagem e trabalham em equipe durante a atividade. A capacidade de aplicar o vocabulário em frases simples será um indicador adicional de entendimento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são projetados para serem acessíveis e estimulantes, encorajando a interação dos alunos com o material e entre si. O uso de cartões visuais, por exemplo, facilita a associação dos termos ao facilitarem a transferência do conhecimento teórico para o prático. O diagrama gigante aumenta o envolvimento físico e visual do aprendizado.

  • Cartões com nomes e cores das partes do corpo em inglês.
  • Diagrama gigante de um corpo humano.
  • Materiais para fixação dos cartões (adesivos ou velcros).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo