Círculo de Saudações Cantadas

Desenvolvida por: Lais H… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Greetings

O 'Círculo de Saudações Cantadas' é uma atividade lúdica que visa introduzir e reforçar o uso de saudações em inglês entre alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A atividade inicia com uma breve exposição sobre as diferentes saudações e cumprimentos em inglês, destacando sua pertinência e contexto de uso. Posteriormente, a professora apresenta uma canção simples, cuja letra incorpora esses cumprimentos. Em seguida, os alunos se posicionam em um círculo e entoam a canção, iniciando cumprimentos com a pessoa à sua frente e, depois, interagindo com outros colegas no círculo. Essa dinâmica possibilita que os alunos pratiquem a comunicação verbal em inglês de maneira descontraída e associem a musicalidade ao aprendizado, fortalecendo a memorização. Além de promover o aprendizado linguístico, a atividade incentiva o trabalho em equipe, respeito mútuo e desenvolve habilidades sociais, como a empatia e o aprimoramento da convivência, servindo também como uma ferramenta eficaz de integração intercultural dentro da sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados na comunicação básica em língua inglesa, envolvendo saudações e cumprimentos. A atividade promove não apenas o desenvolvimento da fluência verbal em inglês, mas também a confiança dos alunos em se expressarem nessa língua de forma descontraída. Adicionalmente, tem como finalidade fomentar o espírito colaborativo entre os estudantes, promovendo o respeito e a valorização das interações sociais. Através da música, pretende-se tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível, propiciando um ambiente de aprendizado que alinha as habilidades cognitivas e sociais exigidas para esta faixa etária.

  • Desenvolver a fluência na utilização de saudações em inglês.
  • Estimular a confiança em se comunicar verbalmente em inglês.
  • Promover o trabalho em equipe e a valorização das interações sociais.
  • Tornar o aprendizado do inglês dinâmico através da música.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LI07: Identificar o uso da língua estrangeira em textos simples e introduzir saudações, cumprimentos e despedidas.
  • EF03LI09: Participar de pequenas interações em língua estrangeira envolvendo cumprimentos, despedidas, saudações e apresentações pessoais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba introdução e uso prático de saudações e cumprimentos em inglês, que são fundamentais em qualquer início de aprendizagem da língua estrangeira. A música atua como meio para contextualizar e reforçar a aprendizagem, facilitando a memorização e o entendimento dos alunos sobre o vocabulário inserido. Essa escolha pedagógica visa integrar tanto o desenvolvimento linguístico quanto social, proporcionando uma experiência educativa que transcende o ensino convencional ao envolver simultaneamente raciocínio, percepção sensorial e interação social, ligados à faixa etária dos estudantes.

  • Introdução aos cumprimentos em inglês.
  • Treinamento de pronúncia através da música.
  • Interação verbal por meio de jogos de roda.

Metodologia

A metodologia empregada combina a exposição direta com a prática interativa, fortemente embasada na aprendizagem ativa. Inicia com uma breve e clara explicação sobre saudações em inglês, seguida da internalização do conteúdo por meio de uma canção lúdica. Esta estratégia facilita a compreensão auditiva e a prática oral, promovendo a retenção de forma divertida. A formação em círculos, além de simbolizar igualdade e integração, permite a prática contínua e direta com múltiplos colegas, desenvolvendo habilidades de comunicação e cooperação.

  • Exposição interativa sobre saudações.
  • Introdução de canção temática.
  • Formação de círculos para interação prática.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma divide a atividade em uma aula de 60 minutos, otimizando o tempo para permitir que os alunos experimentem diferentes dinâmicas de aprendizagem. Inicia-se com uma introdução de 15 minutos, seguida pela apresentação e prática da canção durante 25 minutos, e ao final, destinam-se 20 minutos a práticas sociais no círculo, reforçando interações e revisando o que foi aprendido.

  • Aula 1: Introdução teórica e prática musical de saudações em inglês por meio de canções e atividades interativas em círculo.
  • Momento 1: Introdução às Saudações em Inglês (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula apresentando as diferentes saudações em inglês: 'Hello', 'Hi', 'Good Morning', 'Good Afternoon', 'Good Evening', entre outras. Utilize cartazes ilustrados para tornar a apresentação mais visual. Explique o contexto de uso de cada saudação. É importante que os alunos vejam exemplos claros de como e quando usar cada uma. Peça aos alunos que repitam cada saudação em voz alta, observando a articulação e a pronúncia correta. Observe se todos os estudantes estão participando e pergunte se há dúvidas, esclarecendo-as imediatamente.

    Momento 2: Apresentação da Canção de Saudações (Estimativa: 10 minutos)
    Introduza a canção temática que inclui as saudações em inglês. Toque a gravação sonora da música, permitindo que os alunos ouçam a letra antes de cantar junto. Explique brevemente o significado de cada frase da canção. Incentive os alunos a cantar juntamente com a música, prestando atenção à pronúncia e ao ritmo. Dê atenção especial àqueles que parecem inseguros em participar, estimulando-os gentilmente. Avalie a participação de cada aluno neste momento, incentivando o engajamento coletivo.

    Momento 3: Atividade Interativa no Círculo (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em um grande círculo. Explique que irão cantar novamente a canção de saudações, mas desta vez cada aluno deve saudar a pessoa à sua frente de acordo com a letra. Depois, os alunos continuarão a saudação com os colegas ao lado. Incentive o trabalho em equipe e o respeito mútuo durante esta atividade. Permita que cada estudante tenha a oportunidade de se expressar verbalmente, observando suas interações. Dê feedback positivo e formativo sobre o uso das expressões e o espírito de equipe demonstrado.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Finalize a aula pedindo aos alunos que compartilhem suas experiências e sentimentos sobre a atividade. Pergunte o que aprenderam e como sentem que isso pode ajudar em suas interações diárias. Anote qualquer feedback relevante no quadro, destacando áreas em que os alunos se destacaram. É importante que todos tenham a oportunidade de falar. Use este momento para reforçar a importância do respeito e da comunicação clara em qualquer cultura.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, considere utilizar recursos multimodais, como vídeos que mostrem animações das saudações, aumentando o entendimento visual. Se algum aluno tiver dificuldade auditiva, assegure-se que ele possa visualizar a boca ao repetir as saudações, garantindo que a linguagem corporal seja clara. Estimuladores visuais podem ser utilizados para reforçar a letra da canção, e instrumentos de percussão simples podem ajudar a traduzir o ritmo para aqueles com diferentes estilos de aprendizagem. É importante não sobrecarregar o aluno e adaptar o ritmo da aula conforme a necessidade.

Avaliação

A avaliação se alicerça na observação contínua e no feedback formativo. O objetivo é avaliar a participação dos alunos na atividade, suas habilidades de comunicação verbal, e o envolvimento social demonstrado. Os critérios incluem a pronúncia correta, a capacidade de usar as saudações no contexto e a interação positiva com os colegas. Durante a prática, a professora observa e faz anotações, fornecendo feedbacks construtivos escritos ou orais. Um exemplo prático é anotar progressos individuais, reconhecendo avanços e indicando pontos a aprimorar, adaptando critérios para abordar diferentes estilos de aprendizagem.

  • Observação contínua do uso correto de saudações.
  • Feedback formativo focado na comunicação e interação.
  • Registro de avanços e áreas a melhorar.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer poucos recursos, mas esses devem ser escolhidos com cuidado para potencializar a aprendizagem. A música a ser utilizada pode ser uma gravação de fácil acesso ou ensaiada pela professora, propiciando maior conectividade. Recursos de áudio ou instrumentos simples podem ser incorporados para aprimorar a experiência auditiva, além de materiais visuais como cartazes ou cartões ilustrados para reforçar os cumprimentos. Tudo com foco em facilitar o processo, enriquecendo a assimilação do conteúdo sem sobrecarregar os alunos com materiais complexos ou desnecessários.

  • Gravação sonora da música utilizada.
  • Cartazes ilustrados com palavras de saudação.
  • Instrumentos de percussão simples para acompanhamento musical.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da dedicação dos professores, por isso propomos estratégias práticas e acessíveis que asseguram a participação efetiva de todos os alunos. Sugestões incluem o uso de recursos visuais claros para aqueles que precisam de apoio visual e adaptações variadas durante as atividades práticas. Assentos confortáveis e espaço suficiente para circulação estão entre as medidas sugeridas para facilitar a integração. Incentivar a comunicação aberta e estabelecer regras de respeito mútuo também são fundamentais para criar um ambiente seguro e acolhedor, assegurando equidade no acesso ao aprendizado.

  • Uso de cartazes visuais de apoio durante a atividade.
  • Organização do espaço para facilitar a movimentação e o conforto.
  • Fomento ao respeito e à comunicação aberta entre os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo