Detetives da Internet

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Tecnologia da Informação
Temática: Mídia e Informação

A atividade 'Detetives da Internet' tem como propósito engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em uma investigação crítica sobre o conteúdo publicitário encontrado na internet. Os alunos serão induzidos a explorar diversos websites e plataformas online em busca de anúncios e propagandas, com o objetivo de distinguir boas e más práticas publicitárias. Eles aprenderão a identificar características de propagandas enganosas e a verificar a credibilidade das fontes. Utilizando tablets ou computadores, os estudantes, guiados pelo professor, farão pesquisas em grupo e individuais. A culminância da atividade será a criação de um mural na sala de aula, onde os alunos colocarão screenshots das pesquisas realizadas junto com anotações explicativas sobre suas descobertas. Este projeto não só promove habilidades de alfabetização digital e crítica, mas também enfatiza a responsabilidade na criação e consumo de informação online. A discussão em sala e a reflexão coletiva sobre as descobertas serão essenciais para o desenvolvimento do senso crítico e da cidadania digital dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa capacitar os alunos a identificar e diferenciar entre propaganda honesta e enganosa, desenvolvendo habilidades críticas de análise de mídia. Eles também aprenderão a verificar a autenticidade e confiabilidade das fontes de informação, promovendo a conscientização sobre a importância da responsabilidade social e ética na navegação e criação de conteúdo online. Além disso, a atividade busca melhorar as competências digitais dos estudantes, bem como estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

  • Identificar boas e más práticas em propagandas online
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e verificação de informações na internet
  • Criticar e refletir sobre o conteúdo publicitário online
  • Promover a responsabilidade e ética na criação e consumo de conteúdo online
  • Estimular a cooperação e trabalho em equipe durante o processo de aprendizagem

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobrirá fundamentos de alfabetização midiática e digital, que inclui a identificação de diferentes tipos de propaganda, estratégias de marketing, a importância da verificação de fontes para aferir a credibilidade da informação e estratégias para identificar conteúdos enganosos. Além disso, os alunos serão introduzidos ao conceito de cidadania digital, focando na responsabilidade individual e coletiva no ambiente online.

  • Introdução à alfabetização mídia e digital
  • Tipos de propaganda e estratégias de marketing
  • Verificação de fontes e avaliação de credibilidade
  • Identificação de conteúdo enganoso
  • Responsabilidade na criação e consumo de conteúdo online

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio da metodologia ativa, onde os alunos serão os principais responsáveis pelo seu próprio aprendizado, por meio de pesquisa, análise e discussão. Esta abordagem incentiva a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa. O uso de tecnologia será essencial, fazendo com que os alunos utilizem tablets ou computadores para pesquisar e documentar suas descobertas. A criação do mural fomentará uma discussão reflexiva e colaborativa na sala de aula, permitindo a partilha de aprendizados e a construção coletiva do conhecimento.

  • Pesquisa online em grupo sobre propagandas
  • Análise crítica de propagandas identificadas
  • Criação de um mural colaborativo na sala
  • Discussão em sala sobre as descobertas
  • Reflexão sobre ética e responsabilidade digital

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total para a realização dessa atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e começarão a pesquisa online. Na segunda aula, eles finalizarão suas pesquisas, criarão o mural e participarão de uma discussão em classe.

  • Aula 1: Introdução e início das pesquisas (60 minutos)
  • Aula 2: Conclusão das pesquisas, criação do mural e discussão (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, incluindo a pesquisa, colaboração para a criação do mural e contribuição para a discussão em sala. Será dada especial atenção ao desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico, capacidade de análise de conteúdo e reflexão sobre a ética na internet. Os critérios de avaliação incluirão a qualidade das informações pesquisadas, a profundidade da análise crítica, a criatividade e informatividade do mural, além da qualidade da interação e debate entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet, tablets ou computadores para os alunos realizarem a pesquisa online. Materiais de arte como papel, canetas e adesivos serão necessários para a criação do mural na sala de aula. Adicionalmente, será importante ter acesso a ferramentas de software que permitam capturar e editar screenshots para serem anexados ao mural.

  • Acesso à internet com tablets ou computadores
  • Materiais para criação do mural (papel, canetas, adesivos)
  • Software para captura e edição de screenshots

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo