Esta atividade busca engajar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem do inglês de maneira prática, interativa e consciente. Antes de entrar na sala de aula, os alunos serão incentivados a pesquisar em casa diálogos e expressões em inglês sobre a dengue, focando em como se proteger e ajudar na prevenção da doença. Após essa pesquisa inicial, na sala de aula, eles serão divididos em grupos e utilizarão as expressões pesquisadas para criar e ensaiar pequenas peças teatrais que simulem situações reais de prevenção à dengue. Esta metodologia ativa, conhecida como Sala de Aula Invertida, permite que os alunos assumam um papel mais ativo na sua aprendizagem, melhorando a compreensão e a retenção de conhecimento. As apresentações, todas realizadas em inglês, fornecerão uma oportunidade para praticar a língua estrangeira de forma divertida e informativa, enquanto reforçam a importância da prevenção à dengue.
O objetivo dessa atividade é duplo: primeiro, reforçar o conhecimento da língua inglesa entre os alunos, por meio da prática de diálogos e expressões associadas à prevenção da dengue; segundo, sensibilizar os alunos para a importância da prevenção dessa doença. Espera-se que ao fim da atividade, os alunos estejam mais confortáveis com o uso prático do inglês e também mais conscientes sobre como suas ações podem contribuir para a prevenção da dengue.
O conteúdo programático inclui diálogos e expressões em inglês relacionados à prevenção da dengue, práxis teatral como método de aprendizado do idioma e conscientização sobre saúde pública e prevenção de doenças. Este plano de aula proporciona uma experiência de aprendizado holística, onde os alunos não apenas melhoram seu inglês mas também adquirem conhecimento valioso sobre saúde comunitária.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada neste plano de aula, onde os alunos farão a maior parte da pesquisa em casa, chegando à sala de aula prontos para aplicar e expandir seu conhecimento por meio de atividades práticas. A criação e dramatização das peças teatrais promove um aprendizado ativo, encoraja a participação de todos os alunos e fortalece o trabalho em equipe, crítico para o desenvolvimento social e intelectual dos estudantes.
A atividade terá um total de 20 horas, divididas em cinco aulas de 240 minutos cada. Esta distribuição permitirá que os alunos tenham tempo suficiente para pesquisa, preparação, ensaio e apresentação final.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, incluindo a pesquisa em casa, colaboração na criação das peças teatrais, e a performance durante a apresentação. Considerará também a habilidade de incorporar corretamente as expressões em inglês pesquisadas e a criatividade na execução da dramatização. Será dada atenção especial à reflexão dos alunos sobre o aprendizado adquirido ao longo do projeto, em relação tanto ao idioma quanto à conscientização sobre a dengue.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa em casa, sala de aula espaçosa para as dramatizações, materiais para cenário e figurino (que podem ser improvisados), além de um dispositivo para gravação e reprodução das apresentações, para avaliação e feedback posterior.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula