Esta atividade propõe aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a elaboração de um glossário ilustrado baseado nos termos de enfermagem de urgência e emergência aprendidos em inglês, com suas respectivas traduções e descrições em português. Os alunos realizarão uma pesquisa para compreender melhor cada termo, enriquecendo seu aprendizado. A interação do idioma inglês com o conhecimento específico da área de saúde visa ampliar o vocabulário dos alunos, bem como sua compreensão sobre o tema. Trabalhar com a construção de glossários permite o desenvolvimento da habilidade de pesquisa e síntese de informações, além de estimular a criatividade ao ilustrar cada termo. A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' envolve os alunos de forma prática e dinâmica, incentivando-os a serem os principais agentes do seu processo de aprendizagem.
O objetivo principal desta atividade é consolidar o conhecimento dos alunos sobre o vocabulário específico de enfermagem de urgência e emergência em inglês, aprimorando suas habilidades de leitura, escrita e pesquisa. Adicionalmente, busca-se fomentar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, desenvolver pensamento crítico e criatividade ao criar e ilustrar o glossário. Este recurso didático visa também promover a autonomia dos estudantes, encorajando-os a utilizar o glossário como uma ferramenta de consulta em futuras atividades.
Na realização desta atividade, abordaremos um conteúdo programático que envolve vocabulário técnico de enfermagem de urgência e emergência em inglês. Será uma oportunidade para os alunos exercitarem não apenas o inglês como língua estrangeira, mas também suas habilidades de pesquisa, já que cada termo deverá ser traduzido e descrito em português, acompanhado por uma ilustração representativa. Esta abordagem interdisciplinar fomenta a integração entre idiomas e conhecimentos específicos da área da saúde.
Utilizaremos a metodologia 'Atividade Mão-na-massa' para fomentar um ambiente de aprendizado ativo, onde os alunos serão incentivados a pesquisar, traduzir e ilustrar termos de inglês com foco em enfermagem de urgência e emergência. Essa abordagem prática promove a participação ativa dos alunos, permitindo que explorem os temas com maior profundidade e aplicabilidade. Em grupos, os estudantes discutirão as melhores formas de representar os termos, criando um espaço colaborativo de troca de ideias e aprendizado coletivo.
A atividade será realizada em quatro aulas de 50 minutos, totalizando 200 minutos de carga horária. Na primeira aula, os alunos formarão grupos e receberão a introdução ao projeto e aos objetivos. Durante a segunda aula, começarão as pesquisas e traduções. A terceira aula será dedicada à criação das ilustrações e à compilação do glossário. A quarta aula será utilizada para finalizações e apresentações dos glossários.
A avaliação desta atividade será baseada na completude e qualidade do glossário criado por cada grupo. Critérios como precisão das traduções, clareza das descrições, criatividade nas ilustrações e organização geral do glossário serão considerados. A participação ativa nas discussões em grupo, bem como o engajamento nas várias etapas do projeto, também serão avaliados. Será dada uma atenção especial aos esforços de pesquisa, demonstrando a capacidade dos alunos de buscar e sintetizar informações de maneira eficaz.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisas, dicionários de inglês-português, materiais de artes para criação das ilustrações (papéis, canetas, lápis de cor, etc.), e computadores ou tablets, se possível, para a compilação das informações em formato digital. Adicionalmente, o uso da lousa será essencial para as discussões em grupo e para a apresentação dos glossários ao final do projeto.
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