Detetives do Dia-a-dia

Desenvolvida por: Marina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Rotina Diária

A atividade 'Detetives do Dia-a-dia' é uma proposta interativa de aprendizagem da língua inglesa para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, centrada na descrição e organização das atividades de rotina diária utilizando o simple present. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, e a cada grupo serão entregues cartões com atividades escritas em inglês referentes à rotina diária, como 'brush teeth', 'go to school', 'play soccer'. Eles terão o desafio de organizar essas atividades em uma linha do tempo, representando uma rotina diária. Para descrever cada ação corretamente na linha do tempo, eles deverão empregar o simple present, praticando assim não apenas a escrita, mas também a pronúncia correta dos verbos, ao apresentarem suas rotinas para a classe. Esta atividade promove a prática do inglês de maneira lúdica e interativa, incentivando a colaboração e a comunicação eficaz entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 4º ano a oportunidade de praticar a língua inglesa de forma divertida e significativa. Através da organização de uma linha do tempo com atividades diárias e da apresentação para a classe, os estudantes vão reforçar o uso do simple present para descrever ações habituais, melhorar a pronúncia dos verbos, além de desenvolver habilidades de comunicação em inglês. Busca-se também fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de organizar e expressar ideias de forma coesa, utilizando o vocabulário aprendido de maneira criativa e autônoma.

  • Praticar o uso do simple present para descrever ações rotineiras.
  • Melhorar a pronúncia dos verbos em inglês.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação em inglês.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Estimular a capacidade dos alunos de organizar e expressar ideias em uma segunda língua.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LI06 - Associar palavras, frases impressas ou imagens aos respectivos objetos e ações habituais, lendo pequenos textos.
  • EF04LI07 - Compreender comandos simples, instruções para realizar jogos e atividades cotidianas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula é centrado na exploração prática do vocabulário relacionado à rotina diária em inglês, evidenciando o uso do simple present para expressar ações habituais. Os alunos irão interagir com o conteúdo através de uma metodologia lúdica, o que contribui significativamente para a fixação do vocabulário e regras gramaticais de maneira mais efetiva. Além disso, a atividade promove a prática de habilidades de fala, audição e escrita em contexto de uso real da língua, preparando os estudantes para situações comunicativas do dia a dia.

  • Rotina diária e atividades habituais
  • Simple present para expressar ações habituais
  • Vocabulário relacionado à rotina diária e atividades cotidianas
  • Estruturação de frases afirmativas, negativas e interrogativas no simple present
  • Prática de pronúncia e fluência oral

Metodologia

A metodologia da atividade 'Detetives do Dia-a-dia' engaja os alunos por meio de Aprendizagem Baseada em Jogos, onde o conteúdo curricular é apresentado de maneira interativa e divertida. Esta abordagem promove não só o aprendizado efetivo da língua inglesa, mas também o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas, como trabalho em equipe, comunicação eficaz, e pensamento crítico. Cada grupo terá o desafio de organizar os cartões de atividades em uma linha do tempo coerente, utilizando o simple present, o que demanda análise, reflexão e prática colaborativa.

  • Divisão da classe em pequenos grupos
  • Distribuição de cartões com atividades de rotina diária escritas em inglês
  • Organização das atividades em uma linha do tempo representando uma rotina
  • Elaboração de apresentações utilizando o simple present
  • Apresentação das rotinas diárias para a classe, praticando a pronúncia

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução do vocabulário e a explicação da tarefa. Os alunos serão divididos em grupos e começarão a organizar suas linhas do tempo. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas linhas do tempo e realizarão as apresentações para a classe, praticando a pronúncia e o emprego dos verbos no simple present.

  • Aula 1: Introdução do vocabulário e organização das linhas do tempo em grupos
  • Aula 2: Finalização das linhas do tempo e apresentações dos grupos

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação e o envolvimento dos alunos durante toda a atividade. Serão avaliados o uso correto do simple present na descrição das ações, a pronúncia durante as apresentações, a capacidade de trabalhar em equipe e a criatividade na organização da linha do tempo. Feedbacks construtivos serão dados após cada apresentação, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias. A participação individual e coletiva contribuirá para a avaliação final de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis. Cartões com atividades de rotina diária escritas em inglês serão o recurso principal. Além disso, espaços na sala de aula para os grupos trabalharem e materiais básicos como papel, canetas e marcadores serão utilizados para a criação das linhas do tempo. A utilização de um quadro branco ou flip chart pode facilitar as apresentações finais, permitindo que os alunos ilustrem suas rotinas enquanto praticam a fala.

  • Cartões com atividades de rotina diária em inglês
  • Os cartões com atividades de rotina diária em inglês podem ser encontrados em livrarias que disponibilizam material didático para o ensino de línguas estrangeiras, como inglês. Além disso, é possível confeccionar esses cartões utilizando papel cartão ou papel couché, recortando-os em tamanhos proporcionais e escrevendo as atividades de rotina diária em inglês, tais como 'brush teeth', 'go to school', 'play soccer', entre outros.

  • Papel, canetas e marcadores para a elaboração das linhas do tempo
  • Quadro branco ou flip chart para apresentações
  • Gravador ou aplicativo de smartphone para prática de pronúncia (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo