Caça ao Tesouro Inglês no Supermercado

Desenvolvida por: Daiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: A língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/comunidade
Temática: Integração da língua inglesa na sociedade brasileira

Nesta atividade, os alunos do 6º ano irão experienciar diretamente a presença do idioma inglês no cotidiano através de uma visita ao supermercado. Eles serão incentivados a identificar produtos cujas embalagens exibam palavras ou expressões em inglês, anotando suas observações para posteriormente apresentarem suas descobertas à turma. O propósito pedagógico dessa atividade é fomentar a percepção do inglês como uma língua global que influencia o dia a dia dos brasileiros, promovendo uma análise crítica sobre sua importância e impacto na nossa sociedade. Essa prática de campo possibilita uma apreensão concreta e aplicada dos conteúdos estudados, ao mesmo tempo que propicia o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de colaboração entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem centra-se em desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e contextualizar a influência do inglês no cotidiano brasileiro. Através do contato direto com produtos que utilizam a língua inglesa nas suas embalagens, os alunos aprenderão a identificar essa presença de forma crítica e analítica. Além disso, ao discutirem suas descobertas em sala de aula, aprimoram habilidades de comunicação, expressão oral e cooperação. Este exercício prático permite que os estudantes conectem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula às vivências reais, facilitando um aprendizado mais significativo e integrador.

  • Reconhecer a presença do inglês no dia a dia a partir de embalagens de produtos de mercado.
  • Analisar criticamente a influência do inglês em diferentes contextos do cotidiano brasileiro.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LI25: Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca na identificação e reflexão sobre o uso do inglês em produtos de consumo diário. Estruturado para incluir discussões sobre a globalização da língua inglesa e sua influência no mercado de consumo do Brasil, o conteúdo busca estimular a curiosidade e a pesquisa entre os alunos. Com isso, os estudantes serão incentivados a refletir sobre a importância do aprendizado da língua inglesa, não apenas no contexto escolar, mas também em situações práticas e profissionais do cotidiano.

  • Identificação de termos em inglês em embalagens de produtos.
  • Discussão sobre globalização e influência cultural da língua inglesa.
  • Análise crítica de como o inglês é utilizado no mercado de consumo no Brasil.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é baseada em práticas ativas e experienciais, incentivando o protagonismo estudantil. A saída de campo ao supermercado serve como uma experiência imersiva, onde os alunos poderão aplicar o que aprenderam em sala de aula em um contexto real. A aprendizagem baseada em projetos é crucial aqui, pois estimula a busca ativa por conhecimento através de investigação e coleta de dados em campo. Esta abordagem ajuda a consolidar o aprendizado de forma mais profunda e duradoura, por meio da observação direta e da análise crítica dos conteúdos.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Saída de Campo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para essa atividade está desenhado para ocorrer em uma única aula de 60 minutos. No início da aula, os objetivos e a importância da atividade serão apresentados. Em seguida, a turma fará a saída de campo ao supermercado para a identificação dos produtos. No retorno à escola, os alunos terão tempo para discutir e compartilhar suas descobertas. Essa organização permite que todo o processo seja concentrado em um espaço de tempo eficiente, evitando dispersão e garantindo foco e engajamento dos alunos.

  • Aula 1: Apresentação dos objetivos, saída ao supermercado, identificação dos produtos e discussão dos achados na sala de aula.
  • Momento 1: Introdução e Apresentação dos Objetivos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando os objetivos principais da atividade: reconhecer a presença do inglês no cotidiano através de produtos de supermercado e discutir seu impacto cultural. Explique a importância de conhecer a influência do inglês nas embalagens de produtos como parte do entendimento da globalização. É importante que os alunos compreendam o propósito da atividade. Durante essa introdução, permita que os alunos façam perguntas e compartilhem suas expectativas. Avalie pela participação e compreensão dos objetivos.

    Momento 2: Saída ao Supermercado e Identificação de Produtos (Estimativa: 30 minutos)
    Organize a turma para a saída ao supermercado. Divida os alunos em pequenos grupos e entregue uma lista ou fichas em que eles possam anotar os produtos encontrados que contenham palavras ou expressões em inglês. Oriente os alunos a colaborarem dentro dos grupos, incentivando a troca de ideias e a observação crítica. Fique atento para intervir caso algum grupo precise de auxílio, oferecendo sugestões de como identificar os termos. Este é um momento de observação e coleta de dados, a avaliação será pela participação e entusiasmo na tarefa.

    Momento 3: Discussão dos Achados na Sala de Aula (Estimativa: 20 minutos)
    Retorne à sala de aula e reúna os alunos para compartilhar suas descobertas. Peça que cada grupo apresente os produtos encontrados, destacando as palavras ou expressões em inglês. Facilite uma discussão crítica sobre a influência da língua inglesa, questionando como ela afeta o dia a dia e a cultura local. Incentive os alunos a pensar sobre as razões por trás dessa predominância do inglês. É importante que os alunos se expressem e ouçam atentamente uns aos outros. Avalie pela capacidade de análise e participação na discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade focará em três eixos principais: participação, criatividade e análise crítica. Através da observação direta, o professor pode avaliar a participação de cada aluno durante a atividade no supermercado, analisando como colaboram e se envolvem com a tarefa atribuída. A criatividade será avaliada a partir das estratégias usadas pelos alunos para localizar e relatar produtos com palavras em inglês. Já no aspecto da análise crítica, será feita uma avaliação de como os alunos conseguem relacionar suas descobertas à discussão proposta. Além disso, feedbacks formativos serão fornecidos, possibilitando aos alunos reflexões sobre seu desenvolvimento e formas de aprimorar suas competências. Essas avaliações promovem um entendimento abrangente e inclusivo do desenvolvimento do aluno, adaptando-se às necessidades individuais.

  • Participação ativa na busca de produtos.
  • Criatividade na identificação e relato dos produtos.
  • Capacidade de análise crítica e discussão em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem itens simples e acessíveis para maior foco na experiência prática. Será necessária a confecção de listas ou fichas onde os alunos possam anotar palavras ou expressões em inglês encontradas nos produtos. Além disso, canetas ou lápis são essenciais como ferramentas de anotação. A escolha de explorar recursos físicos reflete a intenção de promover uma aprendizagem direta, engajando os alunos fora do ambiente tradicional da sala de aula e destacando a importância das observações empíricas.

  • Listas ou fichas para anotação.
  • Canetas ou lápis.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a prática pedagógica costuma ser desafiadora e exigente para os professores. No entanto, incluir estratégias de inclusão e acessibilidade é nossa responsabilidade para garantir que todos os alunos possam aprender de forma equitativa. Para esta atividade, considerando que não há alunos com deficiências ou necessidades específicas, a abordagem pode focar na adaptação metodológica e na promoção de um ambiente acolhedor e inclusivo para todos. Os alunos serão encorajados a trabalhar em pares ou grupos pequenos, possibilitando a cooperação e a troca de ideias, fomentando o respeito às diversas formas de aprendizagem e interação entre os colegas.

  • Incentivo ao trabalho em pares para cooperação.
  • Promoção de um ambiente inclusivo e respeitoso.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo